|
|||||||
| Wiki | Classificados | Galeria | Reviews | Jogos | Comunidades | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Sobre |
| Cadastre-se | Fotos | Blogs | Lista de Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Opções do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() |
Pessoal, eu tenho um ponto a ponto em 5.8 com 9 km de distância, visada perfeita e fresnel 100% desobstruido. Estava usando em configuração básica (ACK: dinamic, 5ghz s/ turbo, sem nstreme) estava dando 7 Mega Full (both) e 14 mega (half) em TCP.
Ontem resolvi fuçar no bixinho e tentar configurações diferentes, e me espantei com troughtput que cheguei, e estou encafifado com o desempenho resultante, baseado no equipamento que estou usando (Zirok 60 5.8 meia boca e Cartão CM9 de pouca potência) Os parâmetros que modifiquei: ACK: deixei manual em 80 Ativei (Enable Nstreme, Enable Polling, Frame Limit: 3200) Será que meu ptp está dando isso mesmo, ou a versão 2.51 do MKT informa isso errado, melhor pra mim se não for. Segue em anexo o teste do bandwithtest.
|
| Os seguintes usuarios agradeceram Kandango por este post: | portalink (12-07-2008) |
|
|
#2 (permalink) |
![]() Registrado em: Jul 2004
Agradeceu: 18
Agradecido 8 vez(es) em 5 Posts
Reputação: 76
![]() |
Vou aproveitar pra pedir ajuda:
Eu tenho um ptp aqui com rb133 + zirok 60cm + cartão senao 8602 plus, tá passando 3mbps... eu não consegui resolver. A distância: 4 km. Até já postei pedido de ajuda aqui e nada. Vc colocou a banda em default ou especificou velocidades? Usou 5ghz 5mhz ou 10mhz?
|
|
|
#3 (permalink) |
![]() Registrado em: Mar 2007
Distribuição: CentOS-Slackw..
Agradeceu: 20
Agradecido 234 vez(es) em 140 Posts
Reputação: 152
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Quando se usa estes cartões de alta potência deve prestar atenção nas caracteristicas da fonte.
Use CentOS. >>> http://www.centos.org/docs/5/html/5....llation_Guide/ http://www.howtoforge.com/perfect-server-centos-5.2 http://www.guiadohardware.net:80/tutoriais/centos/ Use NQT Telecomunicações >>> www.nqt.com.br "A única falha que carece de dignidade é o fato de não tentar." (Malcolm F. MacNeil) Eng° Eletrônico/Telecom. |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) | |
![]() |
Citação:
1. Primeiro, vamos analisar a topografia nestes 4 km, vc tem visada perfeita, a zona de fresnel está desobstruida, tem poluição de RF em 5.8 2. Você checou cabos e conectores, pigtail (principalmente), e voltagem da fonte dessa RB. 3. Nunca ouvi falar bem desse emp 8602, mais fazer o que a Sra. Anatel só homologou esse né. 4. 4 Km com visada perfeita vc conseguiria tranquilamente pelo menos 8 megas full com configuração default (ACK dinamico, 5 Ghz Padrão, velocidades default) 5. Verifique bem o alinhamento, zirok é offset, é bem chatinho de alinhar, 3 graus fora faz uma grande diferença... 6. Se tudo isso estiver ok, seta ack manual nesta distância para 36, ativa nstreme e polling, deixa em 5Ghz padrão (não use modo turbo, 5Ghz/10Mhz, 5Ghz/5mhz), coloque um canal igual ou acima de 5800, deixa um ponto como bridge e o outro como station wds) Se não der o tráfego desejado, pense na possibilidade de trocar os cartões. Prefira Cartões CM9, R52 e XR5 pra PTP em 5.8.
|
|
|
|
#5 (permalink) |
![]() Registrado em: Jul 2004
Agradeceu: 18
Agradecido 8 vez(es) em 5 Posts
Reputação: 76
![]() |
1. Primeiro, vamos analisar a topografia nestes 4 km, vc tem visada perfeita, a zona de fresnel está desobstruida, tem poluição de RF em 5.8
R: Visada perfeita, zona de fresnel um pouco prejudicada mas não é muito. 2. Você checou cabos e conectores, pigtail (principalmente), e voltagem da fonte dessa RB. R: Cabos e conectores coloquei outros novos no lugar dos que estavam. Pigtail do cartão não troquei. A placa é RB133 com 3 cartões, a fonte que está é 22v 1A Obs: O cabo que estou usando é RGC58, eu tinha compra LMR400 mas ficou curto, será que usar rgc58 em 5,8ghz perde tanto assim? 3. Nunca ouvi falar bem desse emp 8602, mais fazer o que a Sra. Anatel só homologou esse né. R: Sim são homologados. 4. 4 Km com visada perfeita vc conseguiria tranquilamente pelo menos 8 megas full com configuração default (ACK dinamico, 5 Ghz Padrão, velocidades default) R: Deixei na configuração padrão, tentei configurar velocidades fixas menores e maiores, aumentar e diminiuir a potencia e nada. Coloquei 5mhz e 10mhz de banda e nada. Já colocar ACK fixo eu não tentei, sempre usei em dinamico. 5. Verifique bem o alinhamento, zirok é offset, é bem chatinho de alinhar, 3 graus fora faz uma grande diferença... R: O alinhamento foi conferido pelo mikrotik na ferramenta própria. O sinal está em -54 6. Se tudo isso estiver ok, seta ack manual nesta distância para 36, ativa nstreme e polling, deixa em 5Ghz padrão (não use modo turbo, 5Ghz/10Mhz, 5Ghz/5mhz), coloque um canal igual ou acima de 5800, deixa um ponto como bridge e o outro como station wds) R: Estou usando o canal 5180, quanto a poluição não tem nenhuma, só tem 2 canais em uso e com 1% de ruidos, e estão bem longes do que eu uso. Vou tentar as configurações que vc me disse quando outra placa que pedi e posto aqui.
|
![]() |
| Opções do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| BR-Linux:Mac OS X Snow Leopard: de mega em mega, o sistema vai ficando mais leve | underbot | Noticias | 0 | 30-06-2008 11:40 |
| Link full de 01 mega, com taxa de transferencia de 150kb. | alexgomes | Mikrotik | 16 | 23-11-2007 17:36 |
| Zirok 27dbi 60cm de diâmetro | kassio | Enlaces de longa distância | 6 | 19-10-2007 13:39 |
| Alinhamento Zirok 60cm 5.8 Ghz Offset | xandemartini | Antenas | 8 | 01-04-2007 9:00 |
| MEGA FORUM | Pergunte Tudo.com | Programação | 0 | 04-02-2004 19:04 |