Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Redes > Wireless > Enlaces de longa distância
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Enlace 25km 900mhz

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 27-06-2007, 13:26   #1 (permalink)
Padrão Enlace 25km 900mhz

estou fazendo um enlace de 25km utilizando duas mini-PCI Ubiquiti SR9 900mhz 700mw, utilizando antenas aquario 20dbi

no 1o ponto o mikrotik tá montado numa placa atx, c/ adaptadora miniPCI p/ PCI, e no outro ponto uma WRAP 1e

em um ponto o equipamento está todo montado, no outro ponto a torre ainda nao está pronta, entao fiz um teste, fui lá c/ o equipamento e do chão mesmo miramos a antena e pegou sinal -82dbm no mikrotik, mas nao consegui testar mto pq ficava caindo pois a gte se mexia segurando a antena

eu queria saber se depois q colocarmos na torre mesmo alinhando as antenas digamos q o sinal fique -80dbm

qual o throughput que vou conseguir?

será q trafega uns 2mbits?

Distribuição: Slackware
Agradeceu: 9
Agradecido 12 vez(es) em 12 Posts
Reputação: 77 evil_inside
Enviar mensagem via ICQ para evil_inside Enviar mensagem via Windows Live Messenger para evil_inside
Responder com Quote evil_inside está offline  
Antigo 27-06-2007, 20:26   #2 (permalink)
Smile enlace

meu amigo vc tem visada boa nesse ponto a ponto ? se vc tiver uma boa visada e a antena tiver bem alinhada e bem presa, ira conssegir ate mais que isso o dificil é tu deixar ela bem pressa em cima da torre; é uma antena muito grande e muito cumprida, ela inverga com o tempo.
Uma ideia pra tu é tirar a ponta da antena que se parte em dois e testar é mais facil de alinhar sem essa segunda ponta... e perde pouquissimo ganho
Tem um cara aqui do forum que passou 6MEGAS facim ,com esse mesmo equipamento a 19kms

eu acho que vc passa mais de 2 megas sim,, 25Km é mole

tenho aqui em brasilia 21 km com duas CPE segurando uns 30 clientes, o link nao esta estas maravilhas, mas linkou blz pura e tem cliente em cima da rede.

agora se vc trocar essas antenas por duas parabolas (disco fechada) tanto da zirok como da geenge acho que fica melhor... e é mais facil de alinhar.

??????????????????????????????????? ??????????????????????????????????? ??????????????????????????????????
E eu que tenho um link de 35 KM com pouca visada ou quase nada de visada pra fazer e nao tenho a menor ideia de qual equipameto usar ..... que tu acha que devo usar estou ferrado
??????????????????????????????????? ??????????????????????????????????? ??????????????????????????????????

Agradeceu: 3
Agradecido 3 vez(es) em 3 Posts
Reputação: 26 pedrobrother
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para pedrobrother Enviar mensagem via Skype para pedrobrother
Responder com Quote pedrobrother está offline  
Antigo 27-06-2007, 20:26   #3 (permalink)
Smile enlace

meu amigo vc tem visada boa nesse ponto a ponto ? se vc tiver uma boa visada e a antena tiver bem alinhada e bem presa, ira conssegir ate mais que isso o dificil é tu deixar ela bem pressa em cima da torre; é uma antena muito grande e muito cumprida, ela inverga com o tempo.
Uma ideia pra tu é tirar a ponta da antena que se parte em dois e testar é mais facil de alinhar sem essa segunda ponta... e perde pouquissimo ganho
Tem um cara aqui do forum que passou 6MEGAS facim ,com esse mesmo equipamento a 19kms

eu acho que vc passa mais de 2 megas sim,, 25Km é mole

tenho aqui em brasilia 21 km com duas CPE segurando uns 30 clientes, o link nao esta estas maravilhas, mas linkou blz pura e tem cliente em cima da rede.

agora se vc trocar essas antenas por duas parabolas (disco fechada) tanto da zirok como da geenge acho que fica melhor... e é mais facil de alinhar. é um discao enorme mas é bom.

E eu que tenho um link de 35 KM com pouca visada ou quase nada de visada pra fazer e nao tenho a menor ideia de qual equipameto usar ..... que tu acha que devo usar estou ferrado

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para pedrobrother Enviar mensagem via Skype para pedrobrother
Antigo 27-06-2007, 20:29   #4 (permalink)
Padrão

foi mal mandei duas veizzzzzzzz

Os seguintes usuarios agradeceram pedrobrother por este post:
evil_inside (27-06-2007)
Antigo 27-06-2007, 21:20   #5 (permalink)
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por pedrobrother Ver Post
foi mal mandei duas veizzzzzzzz
tem um arvoredo no caminho, mas se segurando a antena no chão pegou -82dbm de sinal na torre e alinhando elas bem no minimo -74dbm deve pegar nao acha?

p/ vc ter uma idéia a antena q tá no lugar já alinhei pelo google earth pois nao consigo ver o outro ponto

mas digamos q nao melhore, que fique em -80dbm?

estou usando canais de 10mhz, depois q alinhar bem vou tentar c/ de 5mhz,
será q dá bastante diferença no sinal?

Enviar mensagem via ICQ para evil_inside Enviar mensagem via Windows Live Messenger para evil_inside
Os seguintes usuarios agradeceram evil_inside por este post:
rodritter (02-02-2008)
Antigo 28-06-2007, 10:19   #6 (permalink)
Padrão

Colega Evilinside.... -80 pode ser considerado muito bom!!! -74 é quase excelente... Veja o meu caso. Tenho uma routerboard num ponto A. Até 14km deste ponto tem visada perfeita mas depois, começa um planalto de 6km, aí é claro chega um ponto em que a visada some, pois começamos a subir e descer. Depois do "fim da visada" a gente colocou o outro rádio, numa torre de 8m distante 6km do ultimo ponto onde há visada e está funcionando com -74! Antena Aquarios de 20, alinhada com radio mobile e GPS. Se tiver visada é melhor ainda, caso contrário vai funcionar mesmo sem visada dentro de 25km tranquilo. QUanto a banda que passa... já consegui 1,6mb... é que meu link é de 2mb e não tive tempo de fazer um download de um arquivo direto de um pc pra outro...

Boa sorte!

Agradeceu: 0
Agradecido 7 vez(es) em 2 Posts
Reputação: 23 leomanpotencial
Responder com Quote leomanpotencial está offline  
Os seguintes usuarios agradeceram leomanpotencial por este post:
evil_inside (28-06-2007)
Antigo 28-06-2007, 23:34   #7 (permalink)
Padrão

cara. a tua antena é uma espinha de peixe bem grandona ? se for ela, tem que ficar ligado; ela inverga com o tempo e se balançar perde sinal fica uma (craca de ruim), uma ideia é deixar ela so na metade "ela se parte em dois", vc perde pouco ganho e ela fica bem presa na torre e nao balança e nao inverga.

Agora antes de colocar clientes testa se nao vai ficar caindo o link vento essas coisas.
Testa ai e poe o resultado,,, mas passar uma banda boa vc vai passar traquilo pode tercerteza isso ai é mole pra esses equipamentos.

irei fazer um link de 35km com visada muito obstruida e irei usar essse mesmo mateiral ai. estou pensando em usar uns amplificador de sinal...

Que vcs achammm???????
Postarei o resultado, poe o teu ai pra o pessoal ficar informado...

Os seguintes usuarios agradeceram pedrobrother por este post:
evil_inside (28-06-2007)
Antigo 28-06-2007, 23:44   #8 (permalink)
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por pedrobrother Ver Post
cara. a tua antena é uma espinha de peixe bem grandona ? se for ela, tem que ficar ligado; ela inverga com o tempo e se balançar perde sinal fica uma (craca de ruim), uma ideia é deixar ela so na metade "ela se parte em dois", vc perde pouco ganho e ela fica bem presa na torre e nao balança e nao inverga.

Agora antes de colocar clientes testa se nao vai ficar caindo o link vento essas coisas.
Testa ai e poe o resultado,,, mas passar uma banda boa vc vai passar traquilo pode tercerteza isso ai é mole pra esses equipamentos.

irei fazer um link de 35km com visada muito obstruida e irei usar essse mesmo mateiral ai. estou pensando em usar uns amplificador de sinal...

Que vcs achammm???????
Postarei o resultado, poe o teu ai pra o pessoal ficar informado...
vlw pelas dicas! qdo for colcar definitivo vou fazer estes testes e posto os resultados!

tinha pensado em amarrar a ponta da antena numa parte mais alta da torre p/ na envergar, que acham?

Antigo 29-06-2007, 00:14   #9 (permalink)
Padrão

eu nao consegui fazer isso nao . ela inverga no meio mas tenta ai e testa sem a metade dela. ...

Antigo 27-08-2007, 00:00   #10 (permalink)
Padrão Socorro!!!

Pessoal. Estou c um problemao. Estou usando o memso equipamento (mikrotik + ubiquiti sr9 + antena 20dbi aquario) e não estou conseguindo pegar o sinal. Lá tenho uma serra n meio a 10km da saida e 8 km da chegada, e a 240m da saida e 40m da chegada na altitude. Kra o q faço? Tenho q mexer nas configurações do mikrotik, como Banda, frequencia ou dbm? Socorre ai..........vlw!

Agradeceu: 1
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
Reputação: 22 ariew
Responder com Quote ariew está offline  
Resposta

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts