Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Redes > Wireless > Enlaces de longa distância
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Interferência de concorrente em rede 2.4ghz

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 18-10-2007, 19:04   #1 (permalink)
Unhappy Interferência de concorrente em rede 2.4ghz

pessoal, estou tendo tanta dor de cabeça em minha rede wireless que adquiri até uma Labiritite nos ultimos meses. o estresse está sendo tanto que não sei mais o que fazer p/ melhorar o desempenho da minha rede wireless 2.4ghz.

eu uso como servidor um radio Ovislink 5460 p/ segurar uma rede com 20 usuários. esta rede está sendo meu "ganha-pão" ultimamente, ja que as manutenções em microcomputadores anda meio fraca. uso tb amplificador hiperlink de 1watt e antena hipertec 18db.

antigamente meu sinal tinha um grande alcance e atravessava muitas paredes ,o q fazia com que eu atendesse alguns vizinhos aqui apenas com rádios e suas antenas originais de 2db dentro de suas casas. isso com muita facilidade mesmo. não precisava nem colocar os radios-cliente p/ fora das casas, pois funcionava muito bem dentro, afinal o sinal tava ótimo.

os clientes mais distantes eu tava atendendo ja com antenas direcionais de 24db + radio cliente. isso tb com facilidade e rapidez, ninguém reclamava de internet lenta.

eu sempre usei o canal 1 p/ trabalhar e ultimamente tenho tido muitos problemas de sinal e lentidão na casa de todos meus clientes. achei que o amplificador tinha queimado, acabei assim comprando outro! e não deu em nada... descobrí que trocando pro canal 11 eu voltava a trabalhar normalmente sem problema algum de lentidão , etc... fiquei uns tempos no canal 11 mas logo ouví mais reclamações de meus clientes. as mesmas lentidões ,quedas de conexão e sinal muito ruim.

descobrí com o passar do tempo que o canal 1 ficou ruim de se trabalhar por causa de um concorrente meu. e mais tarde ele "povoou" o canal 11 tb... descobrí que ele usa antenas Setoriais e talvez amplificadores.

aí a solução foi sair do canal 11 e ir procurando outros canais bons pra se trabalhar. mas o infeliz do concorrente pegou os 2 melhores canais aqui. agora a interferência está tanta que não está dando pra usar canal nenhum além do 11 aqui no meu bairro. ou seja, o sinal está uma droga e ta todo mundo reclamando de lentidão e até falta de conexão nos ultimos dias.

antes de chegar no meu concorrente eu desconfiei de tudo: amplificador, pigtail, radio, conector, antena, etc... comprei até um filtro de ruídos e interferências p/ amplificadores bf2400 que não deu resultado. mas trocando e mexendo em um por um ví q o problema está sendo as interferências emitidas pelo meu concorrente. e acho até q isso virou perseguição, ja que esse concorrente anda perdendo clientes pra mim e pra alguns conhecidos meus aqui.

resumindo o filme de estresse, eu ví em um fórum na web que no caso de interferências (ou wlans sobrepostas) de redes wireless existe uma técnica p/ sair fora dessas interferências. só que esse fórum não disse como fazer, só disse que existe.

acho q o melhor lugar pra perguntar isso é aqui no under linux... como saio fora dessas interferências concorrentes e melhoro o desempenho da minha rede???

obs.: ja não sei mais o que fazer, ja seguí até uma dica aqui de inverter a polaridade da antena , trocando o centro pela malha e vice-versa no pigtail ,mas não adiantou.. ficou horrível o sinal e com pouco alcance.

Última edição por aryribeiro; 18-10-2007 às 22:27.

Agradeceu: 5
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
Reputação: 22 aryribeiro
aryribeiro está offline  
Antigo 19-10-2007, 00:31   #2 (permalink)
Padrão

se eu fosse o seu concorrete eu te matava !!!

amplificador nao eh para ser usado de maneira alguma em ponto-multi-ponto !!!

voce tem VARIOS problemas...

1- atender clientes sem visada
2- um cliente com sinal ruim, atrapalha TODOS
3- tente usar AP melhor 20 clientes em um ovislink eh mta coisa
4- troque a omni por uma ideal de 15 db
5- remova o amplificador

assim eu garanto que funciona
www.ondainternet.com.br
www.opinguim.net

Blog http://alexandrecorrea.under-linux.org/

Consultoria Redes, Servidores, Linux, Mikrotik, IkarusOS, StarOS

NÃO faça pergunta via mensagem privada, poste sua dúvida no forum.

Aprenda a usar o forum, dica by Hitler: http://www.youtube.com/watch?v=8zFYt1_0FUE

Leia o FAQ UnderLinux !!!!!
http://under-linux.org/wiki/index.ph...Linux_Wiki:FAQ
Super Moderador

Agradeceu: 14
Agradecido 547 vez(es) em 455 Posts
Envios no Blog: 3
Reputação: 482 alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea
alexandrecorrea está offline  
Os seguintes usuarios agradeceram alexandrecorrea por este post:
DEMASEGTRONIC (01-08-2008)
Antigo 19-10-2007, 01:16   #3 (permalink)
Padrão

Bom, ocultando o SSID e trocando para o canal 14, vc alivia bastante coisa, só que voce está completamente fora da estrada.

O que voce faz nao é certo, alem de prejudicar os seus clientes, prejudica os dos outros tambem.

Voce está se suicidando e matando todo mundo junto e queimando o nome da tecnologia.

Tire esse amplificador, e coloque um servidor com 1 cartao atheros para atender essa turma.
Nem imagino como conseguisse ter clientes da maneira que está funcionando...

Saudações,
Moderador

Distribuição: *BSD
Agradeceu: 6
Agradecido 76 vez(es) em 74 Posts
Reputação: 178 GrayFox GrayFox
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para GrayFox
GrayFox está offline  
Antigo 19-10-2007, 06:43   #4 (permalink)
Padrão

Voce mesmo explicou o problema: no inicio seu Ovislink estava trabalhando sem excesso de carga, é obvio que agora ela está trabalhando em seu limite, faz o que a moçada inteligente disse ai, que com certeza voce vai poder dormir um pouco mais tranquilo. eh eh eh...
abraços.

Agradeceu: 27
Agradecido 26 vez(es) em 26 Posts
Reputação: 53 Mirandapb
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Mirandapb
Mirandapb está offline  
Antigo 19-10-2007, 08:18   #5 (permalink)
Padrão

Vc comeceou o problema , com amplificador na sua rede, o ovislink aguenta no maximo 10 clientes simultaneos pra funcionar legal, como dise o alexandre eu matava vc se fose concorrente, tira fora ese amplificador e coloca antenas em todo mundo, a antena interna vai dar muito problema, pois tem muita variacao de sinal. Tambem de preferencia tira a omni e coloca setoriais, pode ser as mais baratinhas da aquario.

Agradeceu: 1
Agradecido 28 vez(es) em 26 Posts
Reputação: 60 johnicar
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para johnicar
johnicar está offline  
Antigo 19-10-2007, 09:36   #6 (permalink)
Padrão

Amigo, vamos fazer o seguinte, tire o amplificador, monte um server mikrotik, coloque um adaptador com card atheros, e do server leve o cabo até a antena, para 10 mts a perça é pouca considerando o equipamento usado por vc hoje, resolve 80% dos seus problemas atuais.
SERVIDOR DE EMAIL (SENDMAIL) - SERVIDOR WEB (APACHE) - SERVIDOR CACHE (SQUID) - SERVIDOR GATEWAY (MIKROTIK) - SERVIDOR DNS (BIND9) - PROJETO/IMPLANTAÇÃO/MANUTENÇÃO DE ANTENAS CANOPY - PROJETO/IMPLANTAÇÃO/MANUTENÇÃO DE REDES EM FIBRA ÓPTICA/WIRELESS/ETHERNET.

SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE PROVEDORES - CONSULTOR TOPSAPP.
Legalize seu provedor, SCM é conosco....

Agradecido 45 vez(es) em 43 Posts
Reputação: 56 lmriga
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para lmriga Enviar mensagem via Skype para lmriga
lmriga está offline  
Antigo 19-10-2007, 10:27   #7 (permalink)
Cool

Algumas dicas, vamos lá:

- Tenta trabalhar sempre com margem de segurança em sinal porque tem muitos fatores que diminuem a propagação com o tempo, então o segredo é antenas boas e bem apontadas no lado do cliente e no seu.
- A gente estava a um bom tempo sem chuva, pelo menos aqui na minha região, isso faz com que a atmosfera fique poluida com muitas particular de poeira e fumaça o que diminui demais a propagação de sinal na frequencia.
- Não usar nunca amplificador de sinal, além de ser proibido, a comunicação nossa é full-duplex. Não adianta nada chegar estourando se o cliente mal consegue falar de volta.

bfg

Agradeceu: 3
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 22 bfgallo
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para bfgallo Enviar mensagem via Skype para bfgallo
bfgallo está offline  
Antigo 19-10-2007, 11:57   #8 (permalink)
Unhappy

desculpem minha falta de informação, mas se eu tirar o amplificador como farei pra atender clientes pão-duros que só querem mesmo comprar um radio cliente e nada mais?

se tiver que colocar antenas direcionais em todos eles daria tb muito trabalho.
queria perguntar tb.. se não devo usar amplificador ,para que serve então o amplificador???

outra pergunta... a omni de 15 é melhor do q a de 18 ???

obs.: eu não tinha esses problemas de interferência antigamente. agora eu não consigo sequer atender clientes ao lado da minha casa! agora ,clientes q pegam 40% de sinal não estão navegando.

queria saber qual técnica eu uso pra sair fora desse concorrente.

eu ouví falar tb de uma Omni com polaridade cruzada que é livre de interferências... ela existe? qual marca? onde compro?

Última edição por aryribeiro; 19-10-2007 às 12:01.

aryribeiro está offline  
Antigo 19-10-2007, 15:16   #9 (permalink)
Padrão

Acho que seu concorrente debe estar aqui no forum tb , tentando achar como tira vc da reta, com esa filosofia nao vai funcionar nada mesmo, se o cliente e pao duro, que coloque adsl, discada ou sei la o que, mas dese jeito so vai prejudicar a vc mesmo, nao existem milagres, se vc insiste em fazer as coisas erradas, nao vai adiantar ajudalo. O amplificador so e valido se for ponto a ponto aou algo assim, e em ultimo dos ultimos casso, melhor sempre aumentar o ganho com antenas (pasivamente)e nao amplificando (ativamente) o sinal. Na hora que seu ap tem que gerenciar 30 ou 40 clintes simultaneos, o amplificador gera muito ruido. Mas tenta entender de que adianta a sua base chegar la no cliente com 100% se o cliente chega 10%, o amplificador e em apenas em um sentido. ja que vc quer colocar amplificador, entao coloca em todos os clientes. rsrsrsrs, Ruido pode-se comparar a ruido ambiente tb, imagine vc conversando do lado de uma britadeira, vc com megafone e a outra pesoa sem, a mesma coissa.

Agradecido 28 vez(es) em 26 Posts
Reputação: 60 johnicar
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para johnicar
johnicar está offline  
Antigo 19-10-2007, 21:16   #10 (permalink)
Padrão

ok, estou vendo aqui a possibilidade de tirar a antena Omni e colocar duas Setoriais de 14db 90º graus... pra atender somente os clientes do meu lado e "dar as costas" p/ o meu concorrente, ja q ele fica atrás de mim...

coloco as duas fazendo 180º e o divisor de potência vai quebrar o meu aplificador de 1 watt em 500mw nelas, certo? assim baixo a potência p/ 500mw e atendo só o meu lado evitando trazer a interferência q vem das minhas costas...

o q vc´s acham da idéia q tive? resolve???

vou fazer isso aqui em curto prazo e posto o resultado pra galera...

um pergunta: pra colocar antena setorial eu preciso de Para-raios ? ou só o centelhador quebra um galho?

Última edição por aryribeiro; 19-10-2007 às 21:23.

aryribeiro está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts