Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Distribuições Linux > Fedora
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Instalando Pacotes RPM

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 29-06-2008, 19:18   #1 (permalink)
Padrão Instalando Pacotes RPM

Olá Pessoal,

Utilizo o Fedora 9, eu quero instalar um pacote, por exemplo um player mas não sei o nome do pacote que seria necessário para instalar, como faço para digamos assim, listar os pacotes para que eu possa escolher e assim sim instalar através do rpm -ivh <nome do pacote> ?

obrigado

Agradeceu: 2
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0 FabioPaschoal
FabioPaschoal está offline  
Antigo 30-06-2008, 10:46   #2 (permalink)
Padrão

Fabio,

O Fedora possui dois gerenciadores de arquivos o Yum e o apt. Se você tiver o apt instalado, pode utilizar o "apt-cache search" para procurar pelo arquivo que quer instalar e o usar o "apt-get install" para instalar o pacote. No caso do Yum, eu não sei a sintaxe ao certo, mas é só dar uma olhadinha no help ou na man page que com certeza tem também a opção de search.

Caso você não tenha nenhum dos dois instalados, pode ainda utilizar do Rpmfind mirror (se ainda estiver funcionando direito) e procurar pelo pacote que você quer, fazer o download por lá mesmo e mandar ver na instalação.

A resposta ajudou? Agradeça!

"Linux poses a real challenge for those with a taste for late-night hacking (and/or conversations with God)."
(By Matt Welsh)
Super Moderador

Distribuição: Gentoo
Agradeceu: 10
Agradecido 50 vez(es) em 48 Posts
Reputação: 42 galahad galahad
galahad está offline  
Os seguintes usuarios agradeceram galahad por este post:
FabioPaschoal (01-07-2008)
Antigo 25-07-2008, 10:33   #3 (permalink)
Padrão

opa grande tipo pra ver se o pacote que vc quer ta instalado vc da um rpm -q <nome do pacote> pra ver onde ta instalado o pacote manda um rpm -ql

agora se tu q instalar um player eu sugiro q vc baixe e instale o repositorio da livna em rpm.livna.org e eu particularmente gosto muito do mplayer tudo q preciso ele roda bem depois q vc instalar o livna manda um yum install *mplayer* q ele vai baixar os pacotes e as dependencias pra ti.

outra coisa legal e vc da uma olhada no google pq acha rapidim os tutoriais de instalaçao do gmplayer.

Agradeceu: 1
Agradecido 5 vez(es) em 4 Posts
Reputação: 89 noir
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para noir
noir está offline  
Os seguintes usuarios agradeceram noir por este post:
FabioPaschoal (07-08-2008)
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts