|
|
||||||
| Fóruns | Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Blogs | Calendário | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() Registrado em: Jun 2005
Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0 ![]() |
Pessoal.....é o seguinte:
Tenho aqui um servidor com dois hds sata, pois a intenção é utilizar Raid 1. Instalei Linux normalmente e estou trabalhando com ele...... A pergunta é: Era preciso ter feito alguma configuração na Placa Controladora para que o raid 1 funcionasse? porque me disseram que era automatico, que não é preciso fazer nada que já está havendo backup para o segundo hd.......é assim mesmo?? Ou será que terei que testar o segundo hd pra ver se há algo gravado nele? Uso Conectiva 10... Grata!
|
|
#3 (permalink) |
![]() Registrado em: Jul 2004
Agradecido 9 vez(es) em 8 Posts
Bom dia Natasha
Bom, o raid tem dois metodos de ser feito ou via hardware ou via software, o mais aconselhavel seria hardware. mas no seu caso vc diz que possui dois hd SATA, certo, e com certeza esta placa mãe sua tem controladora RAID então para você esta fazendo o raid vc teria que configura primeiro na controladora. e assim mandar instalar o sistema. e dae ele vai detectar automanticamente. pois o raid ja esta feito. entende.
|
|
#4 (permalink) |
|
Super Moderador
![]() Registrado em: Jan 2003
Agradeceu: 2
Agradecido 42 vez(es) em 40 Posts
Reputação: 387 ![]() |
Tipo.. o SO nao detecta o raid via hardware, para o SO ele nem sabe que ele esta trabalhando com raid ok? tudo que ele encherga é um disco "comum" que a controladora apresenta para ele.
Quanto a ser automatico? Ai é ralado dizer... tem que ver na sua controladora se o array está formado, se ele jah estiver formado e sincronizado esta tudo ok, caso nao voce precisará criar o array, e provavelmente perdera os dados, apesar de ter em algumas a opcao de "keep data" mas eu nunca testei, tai uma boa chance de voce testar. ![]() Verifique la na sua controladora e de uma posicao.
|
|
#5 (permalink) |
A máquina é um PowerEdgel da Dell...antes de inciar a instalação do Sistema Operacional foi executado um cd da Dell onde "foi configurada" Placa Controladora, só que não cheguei até o final do assistente desse cd pq ele me obrigava a instalar Windows, e minha intenção era Linux. Saí do assistente e instalei o Conectiva 10...
Aí estou na dúvida se a placa controladora está funcionando ok em raid 1...há alguma maneira de eu verificar sem ter que desplugar o primeiro hd e ver se funciona pelo segundo? :?
|
|
#6 (permalink) |
|
Super Moderador
Ah da sim.... moleza isso, bom os dell poweredge normalmente vem com as controladoras LSI Logic (MPT Fusion no Kernel), como eu nao tenho como tirar uma foto para mostrar e nem ficar rebootandos meus servidores para tirar a tal foto (pelo celular hehe) é so voce mandar ver "ctrl+c" na hora do boot onde esta entrando na parte do boot da controladora.. ai ela vai entrar no menu dele, é so escolher o canal que voce quer (normalmente aparece 2) e entao depois escolher <Raid Proprieters>... la vai esta dizendo se tem algum array , quem é o disco primario ou o secundario e em qual raid esta... e se o raid status esta optimal or out of sync ou syncing (da para ver isso antes de entrar em qualquer lugar) ... se tiver "--" logo antes de escolher os canais é pq nao tem raid.
da uma fucada la e ve o q vc descobre. qq duvida poste ai
|
|
#7 (permalink) |
Entrei no setup da controladora.....apareceram duas opções, entrei na de array....e estava indicando sem array algum.....
....depois fui criar um array e a placa indicou: Porta sata 0: no device Porta sata 1 no device Isso quer dizer que a Placa não detectou os hds?? E então não há Raid algum funcionando?
|
|
#8 (permalink) |
Por acaso alguém utiliza servidor Dell para me dar uma luz... rs??
Minha placa controladora não está controlando nada rs......ela não reconhece os hds........ Em um dos cds que vieram com o Servidor há alguns utilitários, e entre ele um chamado CERC SATA, que é a controladora......mas é um arquivo executável.....será que ele deve ser executado no Setup da Controladora?
|
|
#9 (permalink) |
|
Super Moderador
Hm.. estou mais familiarizado com as controladoras RAID SCSI, nao conheco a cara das controladoras RAID SATA.
Primeiramente voce precisa identificar os HDs dentro da controladora, para entao tentar algo. Será que os cabos nao estao exatamenten na controladora RAID ? Tem q conferir tudo, feito isso voce tenta acha-los na controladora raid, se achares ai sim podes fazer algo. Entretanto para tirar a duvida, de no linux # dmesg | grep hd e veja se aparece tanto sda como sdb , supondo que voce tem os 2 hds conectados no momento, se aparecer so sda, teoricamente voce esta com o array ou entao so esta reconhecendo um disco. (Se eu nao me engano ele trata os SATA como disco SCSI e nao IDE ... bom nunca trabalhei com SATA em servers :P)
|
|
#10 (permalink) |
O retorno foi:
ide0: BM-DMA at 0xfc00-0xfc07, BIOS setting: hda DMA, hdb: pio hda: GCR-8483B, ATAPI CD/DVD-ROM drive SCSI device sda: 156182144 512-byte hdwr sectors (79965 MB) SCSI device sda: 156182144 512-byte hdwr sectors (79965 MB) hda: ATAPI 48X CD-ROM drive, 128 KB cache, UDMA(33) e?
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| RAID 1 com 2 hds sata por software | schachspiel | Iniciantes | 4 | 21-02-2006 13:30 |
| SATA+RAID Slckware 10.2 | bouncer | Adm. em Geral | 2 | 19-01-2006 08:09 |
| 4 HDs SATA em modo Raid 0 1 e Slackware | beck | Adm. em Geral | 4 | 30-06-2005 10:49 |
| Instalando Linux em HD SATA em RAID 0 | sr_lakus_flyns | Iniciantes | 5 | 28-06-2005 09:23 |
| SATA VIA VT8237 E RAID VT6410 no Slackware 10 | marcfee | Hardware | 4 | 10-08-2004 07:25 |
| Divulgue |