Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Redes > Mikrotik
Fóruns Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar FotosBlogs Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

Manual passo-a-passo Mikrotik, em Português. ATUALIZADO 25-04-08

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 07-01-2007, 15:09   #31 (permalink)

Agradeceu: 52
Agradecido 103 vez(es) em 84 Posts
Reputação: 180
marcelomg
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por zona13 Ver Post
Consegui conectar remotamente o mikrotik instalado num servidor em meu notebook pelo cabo rj45...

O pulo do gato que não conseguia encontrar ou obter respostas era prq para conectar o MK eu precisava ter o Mk no meu notebook tabem, desta forma eu tive que fazer uma instalação do mk em meu note através de uma maquina virtual...

pode ser óbivio minha observação, mais passei dias procurando em forums no próprio manua mikrotik e em tantos lugares que você não faz idéia...

Bom para mim que sou leigo mais curioso valeu a experiência... e brigadão pela dica...

Abração
Não. vc não precisa do Mikrotik instalado no nootbook, vc precisa do Winbox, vc baixa ele digitando o ip do mikrotik no navegador vai abrir o WebBox.
Genis (07-01-2008)
Antigo 07-01-2007, 21:49   #32 (permalink)

Agradeceu: 2
Agradecido 14 vez(es) em 11 Posts
Reputação: 29
zona13
Arrow

Citação:
Postado Originalmente por marcelomg Ver Post
Não. vc não precisa do Mikrotik instalado no nootbook, vc precisa do Winbox, vc baixa ele digitando o ip do mikrotik no navegador vai abrir o WebBox.
De fato, não eh necessário não. foi uma coincidência, espero nao estar usando esse espaço para de forma errônea, poderia abrir um novo tópico, mais como eu ja comecei aqui vou postar apenas a resolução de tudo...

Minha pretensão era apenas ver o winbox apenas isso, e pelo jeito consegui, talvez de forma errada eu sei, mais pra mim foi um passo e uma conquista sem igual.

Estava conectando o gateway no servidor pelo ether1 e conectando meu note no servidor pelo ether2, vide ilustração, só que quando conectava pelo o modem ao servidor eu ficava sem internet e era um tira e bota danado, então eu me lembrei que podia usar o modem pelo usb tbm, foi ai que ocorreu a maior cagada do mundo, liguei um mikrotik virtual que tinha instalado previamente no meu notebook e quando fui ao winbox, puf conectei ao meu servidor pelo winbox, testei logo um shutdow para ver se era verdade, e o servidor desligou.

Bom eu relacionei o ocorrido ao MK virtual do Note mais na verdade foi o modem que fez essa ponte.

Bom uma coisa eu sei não consigo ligar o mikrotik pelo cabo diretamente ao servidor, isso eu tentei de todas as formas e não obtive êxito.

O grande problema de querer se meter a besta com algo que nao conhecemos é esperar determinadas cagadas como essa, pois vc encontrar a solução de forma inesperada é ruim prq não se sabe o percurso conhecemos apenas o final.

Mais voltarei aos estudos. levará tempo até que entenda de tudo? sim e muito. enquanto isso ficarei inportunando o pessoal do forum com perguntas como essa a minha.

brigadão a todos

zona13 está offline   Responder com Quote
Os seguintes usuarios agradeceram zona13 por este post:
Genis (07-01-2008)
Antigo 08-01-2007, 00:01   #33 (permalink)

Agradeceu: 0
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
Reputação: 0
gratuito
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por catvbrasil Ver Post
Galera estou desenvolvendo aos poucos...

http://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik

Vejam, opinem, ajudem!!! Este manual poderá ser uma referência para todos...

Valeu!!!
Caro amigo eu segui este tutorial porém acho que com minha incrivel ignorancia não consegui colocar minhas máquinas pra rodar com nat.
Um detalhe que eu observei no seu passo a passo( muiro bom diga-se de passagem) é que quando você manda selecionar a opção "chain foward" na minha não tem esta opção.
Não sei se estou configurando certo.
POderia me ajudar por favor?
Mikrotik + velox + 12 máquinas em rede vai HUB.
Obrigado
gratuito está offline   Responder com Quote
Os seguintes usuarios agradeceram gratuito por este post:
Genis (07-01-2008)
Antigo 08-01-2007, 09:29   #34 (permalink)
Moderador

Agradeceu: 12
Agradecido 507 vez(es) em 245 Posts
Envios no Blog: 3
Reputação: 226
catvbrasil catvbrasil catvbrasil catvbrasil catvbrasil catvbrasil
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para catvbrasil
Padrão

Primeiramente posta as suas configurações ae. O seu modem é roteado? Vc está colocando o MK para discar PPPoE no Velox? Quem faz isso é o modem? Você consegue pingar algum endereço externo (internet) no "new terminal"?

CONSULTOR OFICIAL DA MIKROTIK (CERTIFICADO)

SERVIDORES MIKROTIK - ASTERISK (VOIP) - IPTV (TV POR ASSINATURA NO PC OU TV, VIA REDE WIRELESS OU CABEADA)

catvbrasil@hotmail.com - TEL.: 21-3860-0543 / 8285-1037

PRECISA DE SUPORTE OU TEM ALGUMA DÚVIDA??? ABRA UM CHAMADO GRÁTIS:

http://suporte.catvbrasil.com.br
catvbrasil está offline   Responder com Quote
Os seguintes usuarios agradeceram catvbrasil por este post:
Genis (07-01-2008)
Antigo 08-01-2007, 11:46   #35 (permalink)

Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
gratuito
Padrão Velox

Citação:
Primeiramente posta as suas configurações ae. O seu modem é roteado? Vc está colocando o MK para discar PPPoE no Velox? Quem faz isso é o modem? Você consegue pingar algum endereço externo (internet) no "new terminal"?
O meu modem está em modo Bridge. quem disca é o mikrotik ele conecta e tudo mais porém não navega a minha máquina desktop não recebe um ip.
não consigo pingar endereços externos não.
onde configuro o dns?
gratuito está offline   Responder com Quote
Os seguintes usuarios agradeceram gratuito por este post:
Genis (07-01-2008)
Antigo 08-01-2007, 20:27   #36 (permalink)
Moderador

Padrão

Para configurar o DNS vai no menu IP > DNS. Configura e tenta novamente.

SERVIDORES MIKROTIK - ASTERISK (VOIP) - IPTV (TV POR ASSINATURA NO PC OU TV, VIA REDE WIRELESS OU CABEADA)

Os seguintes usuarios agradeceram catvbrasil por este post:
Genis (07-01-2008)
Antigo 11-01-2007, 16:00   #37 (permalink)

Agradecido 15 vez(es) em 12 Posts
adminegg
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para adminegg
Padrão

Sim sim...
gostei muito do projeto...
parabens...
hj provavelmente irei instalar o meu MK novamente...para configurar umas coisinhas diferentes...
e qro ver se posto um passo a passo do Hotspot, bem completinho...
e se der tempo qro ver se posto um passo a passo de um Firewall estruturado...

abraços...e novamente parabens....

t+
adminegg está offline   Responder com Quote
Os seguintes usuarios agradeceram adminegg por este post:
Genis (07-01-2008)
Antigo 12-01-2007, 18:08   #38 (permalink)

Agradecido 11 vez(es) em 8 Posts
evertonhorst
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para evertonhorst
Cool - controle p2p, ajustes

Citação:
Parece que o exemplo acima é para marcação de pacotes P2P. Acho que há algo parecido no tutorial! Em breve estarei postando novidades!! Estava viajando!!! hehehehe
Dae CatV

acho que no controle p2p com marcação existe um problema, quando à UPLOAD, pois quando se esta marcando os pacotes no linux para controlar p2p, utilizando Layer7 ou outro, marca-se com o mangle nas chais FORWARD (UPLOAD) e POSTROUTING (DOWNLOAD).

No tuto do mikrotik, vc coloca a marcação em PREROUTING, ele marca certinho e controla o DOWN, mas o UP não, pois a forma de tratamento dos pacotes está diferente, para UPLOAD tratamos como FORWARD, até conforme o colega postou ali do site oficial do mikrotik, então mesmo que se crie duas Queue Tree, apenas alterando o parametro "Parent" se vc colocar velocidades diferentes o controle vai prevalecer na menor velocidade, isso testado na pratica aqui.

Tive uma situação de precisar limitar o UPLOAD de p2p a uma velocidade muito pequena, porem queria deixar o DOWN com uma velocidade maior, seguindo o tutorial, o UP e o DOWN estao tudo na mesma !

Então eu ainda nao descobri, mas creio que será preciso criar duas marcacoes, com uma politica diferente cada uma, e tbm criar duas Queue tree com parent's diferente, conforme as interfaces do servidor.

Então se alguém quiser pensar e ajudar!! Eu tenho pesquisado, porem nao tenho como fazer testes aqui agora...

um grande abraço
Everton
evertonhorst está offline   Responder com Quote
Os seguintes usuarios agradeceram evertonhorst por este post:
Genis (07-01-2008)
Antigo 13-01-2007, 22:57   #39 (permalink)
Moderador

Padrão

Maneiro esta outra alternativa. Estarei inserindo ela no passo-a-passo logo.

PS; Desculpem-me a todos, estou meio sem tempo, mas assim que possível estarei colocando todos os procedimentos relativos aos tópicos em aberto no passo-a-passo. Cordialmente, David Marcony

Os seguintes 2 usuarios agradeceram a catvbrasil por este post:
Briza (28-01-2007), Genis (07-01-2008)
Antigo 28-01-2007, 01:45   #40 (permalink)

Agradeceu: 14
Agradecido 15 vez(es) em 14 Posts
Reputação: 37
Briza
Thumbs up Allow Remote Requests

Citação:
Maneiro esta outra alternativa. Estarei inserindo ela no passo-a-passo logo.

PS; Desculpem-me a todos, estou meio sem tempo, mas assim que possível estarei colocando todos os procedimentos relativos aos tópicos em aberto no passo-a-passo. Cordialmente, David Marcony
Primeiro agradecer!!! sempre é dificil encontrar gente assim com boa vontade e coragem de fazer tal coisa que a pouco tempo ninguem sabia nem por onde começar. Parabéns catvbrasil...

Tenho uma duvida meu proxy esta funcionando normal beleza segui como esta aki o que ocorre é que o webproxy em si náo deixa conectar web cam nem atualizaçao de antivirús (avg) e nem da ping ex: ping Under-Linux.Org
dis host nao encontrado e também nao roda alguns jogos tipo o (MU), mas quando eu ativo em IP=DNS a opçao "Allow Remote Requests" da ping e roda os jogos, Perguntas: tenho que deixar abilitado? se cache dns encher ele esvazia sozinho ou só reiniciando o servidor? tudo que passar pelo cache dns vai pro proxy ou fica no cache dns? ainda nao criei a regra pra reiniciar. pesso desculpas pela falta de conhecimento Abraços a todos do forum.
Briza está offline   Responder com Quote
Os seguintes usuarios agradeceram Briza por este post:
Genis (07-01-2008)
Resposta

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts