|
|
||||||
| Fóruns | Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Blogs | Calendário | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() Registrado em: Jan 2007
Agradeceu: 12
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 28 ![]() |
Boa noite senhores,
Gostaria da ouvir a sugestões sobre a configuração de hardware que estou montado para ser um AP rodando MK. EQUIPAMENTO: Intel Pentium 233 MMX, 512 MB RAM PC100, HD 3 GB. SISTEMA OPERACIONAL: Mikrotik 4 Level - Versão: 2.9.39. BACKBONE: Dlink DWL-G520 e Antena Parábola 21 dBi 45 cm WLL-45. ACCESS POINT 01: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas) e Antena Omni 15 dBi 360° Ideal. ACCESS POINT 02: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas), 02 Antena Setorial 9,0 dBi - 120° - Polar. Vertica e Divisor de potência (2 saídas). Cenário: seria conseguir com esta configuração atender aproximadamente 200 clientes conectados simultaneamente e interligar dois prédios a uma distância de 100m. Isto é viável???? Alguma sugestão ou ajuste??? |
|
|
|
|
#2 (permalink) | |
|
Moderador
![]() Registrado em: Oct 2006
Agradecido 507 vez(es) em 245 Posts
Envios no Blog: 3
Reputação: 226 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Vamos por partes: De memória acho que tá legal. Só achei meio fraco o processamento. O HD sem proxy dá e sobre. Se rodar um proxy este HD não funfa. Level 4?? Porque não o 6 que é completo e caso necessite de algum recurso o level 4 pode deixar a desejar. Acho q para o backbone está legal. Sobre os cartões SENAO 2511 EXT2. Aguentam em média 90 a 120 clientes simultaneos, dependendo do "senário". Ele possue 2 saidas a qual apenas UMA funciona. Para ser mais preciso a saída da esquerda (bunda do cartão virado para sua barriga). A outra saida apenas transmite. A antena onmi e setorial??? Seria melhor (no meu ponto de vista), colocar 3 setoriais de 120º com 3 cartões. Até +- 300 clientes sem gerar nem receber muita interferencia. Sobre conectar a 2 prédios, com estes cartões e antenas (onmi e setorial), dá tranquilamente. Se faltar alguma coisa, fala ae!!
-- DAVID MARCONY - CATVBRASIL CONSULTOR OFICIAL DA MIKROTIK (CERTIFICADO) SERVIDORES MIKROTIK - ASTERISK (VOIP) - IPTV (TV POR ASSINATURA NO PC OU TV, VIA REDE WIRELESS OU CABEADA) catvbrasil@hotmail.com - TEL.: 21-3860-0543 / 8285-1037 PRECISA DE SUPORTE OU TEM ALGUMA DÚVIDA??? ABRA UM CHAMADO GRÁTIS: http://suporte.catvbrasil.com.br |
|
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram catvbrasil por este post: | alexandersn (09-01-2007) |
|
|
#3 (permalink) | |
![]() Registrado em: Jan 2006
Agradeceu: 52
Agradecido 103 vez(es) em 84 Posts
Reputação: 180 ![]() |
Citação:
|
| Os seguintes usuarios agradeceram marcelomg por este post: | alexandersn (09-01-2007) |
|
|
#4 (permalink) |
![]() Registrado em: Apr 2004
Agradeceu: 3
Agradecido 30 vez(es) em 26 Posts
Reputação: 194 ![]() |
para roteamento ta blz, não precisa desta memoria toda.. 64MB roda na boa, agora se for fazer cache aumente o processador e o hd.
Autônoma Informática venda de equipamento e consultoria.<br />Linux User#401268 |
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram oyama por este post: | alexandersn (09-01-2007) |
|
|
#5 (permalink) |
![]() Registrado em: Jan 2007
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 28 ![]() |
Senhores,
Então não há vantagem em adiquirir um cartão SENAO com duas saídas, qual a diferença de custo e técnico para o cartão SENAO com uma saída. Outra coisa, comprei um placa wireless DWL-G510 v.c1, não reconheceu!!! ou será q fiz algo errado??? Quais as antenas q devo usar? Homologada (Omni, Setorial e Direcional)?
|
|
#6 (permalink) |
|
Moderador
![]() Registrado em: Oct 2006
Agradecido 507 vez(es) em 245 Posts
Envios no Blog: 3
Reputação: 226 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Cara. Basicamente pode considerar este modelo da SENAO com apenas 1 saída, já que a outra basicamente é de "enfeite" (ainda não encontrei utilizada em uma saide que apenas transmite). O ideal é utilizar 1 cartão com uma antena. Vou até contra a opinião de alguns daqui. O que você pode fazer para baratear o seu sistema (se realmente for necessário) é utilizar um divisor de antena 50 ohms, para conector "N". Tem gente aqui que fala muito mal, condena e etc. Utilizei um para testes e supriu minhas necessidades. Realizei um teste com e sem o divisor e não houve nenhuma diferença do sinal (no meu caso até melhorou, pois ao invés de uma antena, ficaram 2 captando os sinais). Sobre as antenas, no meu ver, você poderia utilizar antenas setoriais (homologa = hiperlink = cara) na sua torre principal. Se você for colocar um hotspot (em um condomínio, praça, etc), recomendo trabalhar com uma onmi naquele local. Basicamente isto resolveria seu caso.
PS; Os cartões SENAO 2511 EXT2 são ótimos. Caso a grana esteja curta, utilize 2 antenas para cada cartão (empregando o divisor de 1X2); Seria uma solução, ao menos provisória.
-- DAVID MARCONY - CATVBRASIL CONSULTOR OFICIAL DA MIKROTIK (CERTIFICADO) SERVIDORES MIKROTIK - ASTERISK (VOIP) - IPTV (TV POR ASSINATURA NO PC OU TV, VIA REDE WIRELESS OU CABEADA) catvbrasil@hotmail.com - TEL.: 21-3860-0543 / 8285-1037 PRECISA DE SUPORTE OU TEM ALGUMA DÚVIDA??? ABRA UM CHAMADO GRÁTIS: http://suporte.catvbrasil.com.br |
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram catvbrasil por este post: | alexandersn (09-01-2007) |
|
|
#7 (permalink) | |
![]() Registrado em: Jan 2006
Agradeceu: 52
Agradecido 103 vez(es) em 84 Posts
Reputação: 180 ![]() |
Citação:
|
|
|
#8 (permalink) |
![]() |
Level 4 deve ser porque você comprou a licença e nela deve ter tudo o que você precisa pra rodar seu provedor..
Porque em termos de grana level 4 e level 6 tem imensa diferença.. Só acho disperdício comprar uma licença pra por num Hd pequeno como o seu.. se um dia pensar em aumentar e fazer um bom cache, vai ter que comprar outra licença.. Apesar da level 4 não ser tão cara.. Na faixa de R$ 100,00.. Até..
|
|
|
#9 (permalink) |
![]() |
Kra gostei do Cartao senao, a questao das 2 saidas, pra mim quebra um galho legal, ja que tenho 2 paineis da tsm orizontais de 14 dbm, gracas as 2 saidas nao precisei de divisor de potencia, e assim usava ap2000 com orinoco gold, kra quando coloquei o mk, em alguns casos o sinal chegou a triplicar, e a questao da placa dwl510 c1, como disse o colega realmente o mk nao reconhece pega uma dwl510 b1, funciona em 5.8 e em 2.4 pra fazer p2p é joia
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Duvida sobre configuração | Drozzini | Sendmail/Qmail/Postfix | 4 | 11-08-2006 13:11 |
| Enquete sobre o melhor Hardware | LinuxKids | Adm. em Geral | 13 | 16-08-2005 13:26 |
| Sugestão de Configuração de Micro Novo | Micro | Hardware | 4 | 18-07-2005 12:33 |
| Configuração de Hardware | aguizo | Apache | 5 | 30-01-2004 02:40 |
| Configuração Hardware ideal para servidor | jair | Adm. em Geral | 11 | 14-08-2003 16:23 |
| Divulgue |