Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Redes > Mikrotik
Fóruns Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar FotosBlogs Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

Lentidão Cartão Atheros

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 29-05-2007, 15:53   #1 (permalink)
Analista de T.I

Distribuição: Debian
Agradeceu: 140
Agradecido 128 vez(es) em 112 Posts
Envios no Blog: 3
Reputação: 204
admskill admskill admskill admskill admskill
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para admskill
Unhappy Lentidão Cartão Atheros

Boa tarde amigos, instalei recentemente um cartão atheros em meu mikrotik e notei que em alguns clientes o ping está altissimo .... os clientes mais longe ... eu gostaria de saber se isto tem relação com a potência emitida ( atualmente em 17db ), ou alguma outra configuração ...
admskill está offline  
Antigo 29-05-2007, 16:56   #2 (permalink)

Agradeceu: 6
Agradecido 96 vez(es) em 63 Posts
Reputação: 132
alamdias alamdias
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para alamdias
Padrão

Ping só funciona como base de velocidade, quando vc tem certeza que o cara nao está trafegando dados.

Desta forma, tenho clientes que normalmente, tem ping 1ms, se o cara navegar ou baixar alguma coisa, o ping vai para 400ms..

Então, tenha certeza do procedimento.

O mesmo serve para quando o cartão está com tráfego alto, aí nao tem jeito... vai dar ping alto mesmo, mas não quer dizer que o cara esteja sofrendo com latencia... só se o pc dele estiver parado, e com ping 500ms, daí lascou.. abraços

Alam Dias
SuperVia Internet Ltda
www.supervianet.com.br
alamdias está offline  
Antigo 29-05-2007, 17:30   #3 (permalink)
Analista de T.I

Padrão ...

Eh ... isso mesmo ... o cliente sem atividade nenhuma na maquina continua com ping alto ... e uma lentidão que só ... hoje pela manhã estava tudo normal ... porem quando fui pendurando mais clientes na rede ficou lento ! Alguem pode me dizer se esses cartões tem alguma configuração adicional ???

Abraços
admskill está offline  
Antigo 29-05-2007, 19:50   #4 (permalink)
Super Moderador

Distribuição: Slack 12.1 no Server e Ubuntu 7.10 no Desktop
Agradeceu: 51
Agradecido 240 vez(es) em 225 Posts
Envios no Blog: 1
Reputação: 268
xandemartini xandemartini xandemartini
Enviar mensagem via ICQ para xandemartini Enviar mensagem via Skype para xandemartini
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por admskill Ver Post
Eh ... isso mesmo ... o cliente sem atividade nenhuma na maquina continua com ping alto ... e uma lentidão que só ... hoje pela manhã estava tudo normal ... porem quando fui pendurando mais clientes na rede ficou lento ! Alguem pode me dizer se esses cartões tem alguma configuração adicional ???

Abraços
Quando vc notar os pings altos, dá uma olhada se o vlr do ACK está alto ou não. Pode ser interferência isso daí, ou sinal muito ruim. Se o ACK estiver alto, além do ping ter tempo alto pode ocorrer perdas de pacotes. Vivenciei isso na prática aqui no provedor, foram 2 semanas muito ruins pra mim. No final, descobri que era interferência, e resolvi o problema colocando antenas setoriais no lugar da omni. Tive que trocar em 2 bases. Se vc ver que tem ACK alto na interface, vai em Wireless e olha de cliente em cliente pra ver qual deles está gerando esse ACK alto. Compare o nível de sinal, se estiver ruim vá lá ajeitar a antena, conectores, etc... Se ele estiver com sinal bom, e mesmo assim com ACK alto, é grande a chance de ser interferência.

Posta aí o resultado...

Alexandre

Associado e em breve link da UNOTEL
xandemartini está offline  
Os seguintes usuarios agradeceram xandemartini por este post:
admskill (29-05-2007)
Antigo 29-05-2007, 20:07   #5 (permalink)
Analista de T.I

Padrão ...

... Bom interferencia eu sei que não é pq eu uso paineis da Hyperlink com polarização horizontal ( ninguem aqui usa ), meu ACK time out tá em torno de 259, 213, 333 e fica oscilando. Porém notei que tem um cliente com o ack em 213 e todo o restante em 56 e 58, o meu problema pode estar neste cliente ??? Isto pode prejudicar a minha rede ???
admskill está offline  
Antigo 29-05-2007, 20:10   #6 (permalink)
Super Moderador

Enviar mensagem via ICQ para xandemartini Enviar mensagem via Skype para xandemartini
Padrão

Citação:
... Bom interferencia eu sei que não é pq eu uso paineis da Hyperlink com polarização horizontal ( ninguem aqui usa ), meu ACK time out tá em torno de 259, 213, 333 e fica oscilando. Porém notei que tem um cliente com o ack em 213 e todo o restante em 56 e 58, o meu problema pode estar neste cliente ??? Isto pode prejudicar a minha rede ???
Exatamente! Esse cliente aí q tá puxando o ack pra cima! Aqui chegou a 408, ainda não tive tempo de visitar esse cliente, pq tá complicado o tempo aqui... mas amanhã vou dar uma observada e se ele conectar e tiver alto naquela interface o ACK, vou mandar alguém lá pra ver!

Alexandre

admskill (29-05-2007)
Antigo 29-05-2007, 20:17   #7 (permalink)
Analista de T.I

Talking

Citação:
Postado Originalmente por xandemartini Ver Post
Exatamente! Esse cliente aí q tá puxando o ack pra cima! Aqui chegou a 408, ainda não tive tempo de visitar esse cliente, pq tá complicado o tempo aqui... mas amanhã vou dar uma observada e se ele conectar e tiver alto naquela interface o ACK, vou mandar alguém lá pra ver!

Bom, to com ele on line no msn e ele diz que nao abre página nenhuma .... mas conecta msn .... isto deve ser problema de conectorização neh ??? Amanhã irei lá para ver se consigo resolver ... à propósito para que serve o ack ???
admskill está offline  
Antigo 29-05-2007, 20:26   #8 (permalink)
Super Moderador

Padrão

Citação:
Bom, to com ele on line no msn e ele diz que nao abre página nenhuma .... mas conecta msn .... isto deve ser problema de conectorização neh ??? Amanhã irei lá para ver se consigo resolver ... à propósito para que serve o ack ???
Aqui tem acontecido bastante problemas de infiltração de água nos conectores... parece que pegamos um lote de fita de alta fusão porcaria... pode ser isso.

Bom, quanto ao ACK vou ficar te devendo uma explicação teórica, dá uma pesquisada aqui no fórum, deve ter algo. Eu uso apenas como um tipo de "Medidor Tabajara de Qualidade da Conexão"... hehehehe... bom, se ele for pra isso mesmo, retiro o "Tabajara". Mas o pessoal andou comentando aí que teria a ver com distância do cliente até a base,etc... Vamos deixar os "feras" em MK responder.

Valeu!

Alexandre

admskill (29-05-2007)
Antigo 30-05-2007, 01:49   #9 (permalink)
Super Moderador

Agradeceu: 14
Agradecido 555 vez(es) em 462 Posts
Envios no Blog: 4
Reputação: 488
alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea
Padrão

ACKnowledgment code

é um sistema utilizado para saber se o receptor ja recebeu o pacote e esta pronto para receber o proximo... é +- assim

serverA manda pacote para o serverB, o serverA assim que envia, começa a contar um tempo (ACK TIMEOUT), se dentro deste periodo ele nao receber um OK (ACK) do serverB, ele vai tentar retransmitir.. no caso do wireless ele vai tentar transmitir com uma velocidade menor... se o serverA nao receber o (ACK) dinovo.. ele vai abaixar novamente a velocidade... e assim vai ateh ele dar timeout ... no caso de uma conexao boa.. quando o serverA recebe o "OK" do serverB.. o serverA ja envia o proximo pacote...

entao o ACK que configuramos no wireless é o tempo que o transmissor espera pelo "OK" de um host...

é o mesmo principo de ACK/NAK da comunicação serial,paparela.. dos barramentos do harware dos computadores
www.ondainternet.com.br
www.opinguim.net

Blog http://alexandrecorrea.under-linux.org/

Consultoria Redes, Servidores, Linux, Mikrotik, IkarusOS, StarOS

NÃO faça pergunta via mensagem privada, poste sua dúvida no forum.

Aprenda a usar o forum, dica by Hitler: http://www.youtube.com/watch?v=8zFYt1_0FUE

Leia o FAQ UnderLinux !!!!!
http://under-linux.org/wiki/index.ph...Linux_Wiki:FAQ
alexandrecorrea está offline  
Os seguintes 2 usuarios agradeceram a alexandrecorrea por este post:
jgSpeed (26-06-2007), xandemartini (30-05-2007)
Antigo 30-05-2007, 01:52   #10 (permalink)
Super Moderador

Agradeceu: 14
Agradecido 555 vez(es) em 462 Posts
Envios no Blog: 4
Reputação: 488
alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea
Padrão

aproveitando...

no caso de um ACK muito alto.. indica que a recepção do cliente nao esta legal..

levando em consideração TEMPO x DISTANCIA !!

por isso sempre que vamos calcular um ACK padrao (alguns radios nao permite ack por cliente..) calculamos para o cliente MAIS distante...

isso tem seus prós e contras.. um dos 'contras' eh que.. cientes mais proximos nao terao a mesma performance se estivessem com ACK menor...

por isso o aconselhavel eh montar varias repetidoras.. evitar clientes clientes muito distantes.. até 5km.. acima disso procure ver se faz um ponto a ponto.. ou outra repetidora ...
www.ondainternet.com.br
www.opinguim.net

Blog http://alexandrecorrea.under-linux.org/

Consultoria Redes, Servidores, Linux, Mikrotik, IkarusOS, StarOS

NÃO faça pergunta via mensagem privada, poste sua dúvida no forum.

Aprenda a usar o forum, dica by Hitler: http://www.youtube.com/watch?v=8zFYt1_0FUE

Leia o FAQ UnderLinux !!!!!
http://under-linux.org/wiki/index.ph...Linux_Wiki:FAQ
alexandrecorrea está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts