|
|
#1 (permalink) |
![]() |
Pessoal
Tenho squid autenticado rodando na rede com mais ou menos 40 maquinas. Como o HD da maquina é pequeno estou tendo problemas que esta enchendo os diretorios de cache muito rapido. Então tenho que estar apagando de 15 em 15 dias. Minha duvida é o seguinte: 1-) Posso colocar um HD secundario de 80 GB no servidor e redirecionar o cache para este HD ? Se sim como que ficaria as linhas no squid.conf. No caso so access.log / store.log / cache.log e cache_dir 2-) Ha possibilidade de configurar , para de 15 em 15 dias automaticamente apagar os arquivos e crialos novamente sem intervenção humana ? Obrigado. Rodrigo M - Cuiabá MT
|
|
#2 (permalink) |
|
do kill -9 $every;
![]() Registrado em: Jan 2004
Distribuição: Slackware, CentOS, Ubuntu
Agradeceu: 13
Agradecido 284 vez(es) em 240 Posts
Reputação: 440 ![]() ![]() ![]() ![]() |
Sim, pode colocar o HD secundário e usá-la para o cache. Deverá apenas mudar no squid.conf as configurações apontando para a nova partição. Crie a(s) partição (ões) no novo HD, atribua as permissões do usuário que roda o squid, recrie a estrutura de diretórios com o squid -z e pronto.
Quanto a apagar o cache, isto é totalmente desnecessário, pois o maior patrimônio de um web-proxy é o cache... se apagá-lo freqüentemente não existe necessidade do mesmo.
|
|
#3 (permalink) |
![]() |
As duas soluções são possíveis, a melhor seria colocar um hd, particioná-lo e direcionar o cache para essa nova partição conforme o Sérgio falou!
Se você quiser uma solução até que não coloque um novo disco, você pode rotacionar os arquivos para não precisar ficar de 15 em 15 dias colocando a mão na massa! Use o logrotate para fazer isso, tem um script bem cabana para te avisar do uso das partições: (Lembrando que você terá que ter um MTA rodando, sendmail serve). #!/bin/bash # Script para mandar um aviso por e-mail para RESPONSAVEL # quando PARTICAO estiver acima de MAX % de uso # Autor: Luis Felipe Strano Moraes MAX=90 RESPONSAVEL=email@responsavel.com for Particao in / /usr /var do SIZE=`df $Particao | sed -e '1d;s/[[:space:]]\+/ /g' | cut -d' ' -f5 | sed -e 's/^\([0-9]\+\)%/\1/g'` if [ $SIZE -gt $MAX ] ; then #/root/bin/cleanlog.sh echo "Partição \"$Particao\": $SIZE % de uso" >> /tmp/df.$$ fi done if [ -e /tmp/df.$$ ] ; then mail -s "Aviso: Partições com alta taxa de ocupação no servidor Proxy `date`" $RESPONSAVEL < /tmp/df.$$ fi Crie um script e coloque ele para ser executado via cron: (no meu caso eu criei um script dentro com o nome espaco_livre.sh dentro do /root/bin) 00 * * * * /root/bin/espaco_livre.sh 1> /dev/null
Cristian F Fernandes Linux User: #294221 Debian FOR ALL Curitiba - PR "Desligue o computador e vá ler um livro" |
|
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Cache DNS do Squid | Jim | Proxy/NAT/Firewall | 1 | 19-07-2005 07:33 |
| Squid - Cache | Roberta | Proxy/NAT/Firewall | 1 | 27-05-2005 14:53 |
| cache do squid | rodrigueraaaaaaaa | Proxy/NAT/Firewall | 1 | 13-01-2005 01:04 |
| cache do squid | anonimo | Proxy/NAT/Firewall | 0 | 24-03-2004 00:05 |
| Squid Cache | Proxy/NAT/Firewall | 1 | 17-06-2003 15:26 | |
| Divulgue |