|
|
||||||
| Fóruns | Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Blogs | Calendário | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() Registrado em: Jul 2004
Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0 ![]() |
Fala galera do Underlinux!!!!
é o seguinte eu gostaria de compartilhar a minha internet dessa maneira: topologia!!!!hehehehe!!! eth0<==========Internet eth1==========>micro 1 eth2==========>micro 2 um micro-roteador com 3 interfaces de rede. Uso o speedy home 300, autenticação pppoe e um adsl modem D-link SGL-500.Que já foi configurado para autenticar automaticamente(não precisa autenticar no Sistema Operacional) Configuração dos ips: ppp0 <============================ (intenet) ip: 10.0.0.1 mascara de sub rede: 255.0.0.0 gateway: dinamico eth0 <============================= (modem) ip:10.0.0.2 mascara de sub rede:255.0.0.0 gateway:10.0.0.1 eth1 =============================> (micro1) ip:10.0.0.3 mascara de sub rede:255.0.0.0 eth2 =============================> (micro2) ip:10.0.0.4 mascara de sub rede:255.0.0.0 Acho que até aki esta certo!!!!! Só que as maquinas não se enxergam!!! Até onde eu sei é necessário uma regra de roteamento no iptables para que isso ocorra. até agora eu só achei scripts que façam esse roteamento entre dois micros ou seja: Internet=========>Micro-Roteador=========>(Micro 1) (c/ 2 placas de rede) ex: http://www.secforum.com.br/article.php?sid=874 Eu preciso de um script de roteamento para 3 interfaces de rede, que se adptem a topologia descrita acima!!!! Tem como aproveitar o script desse site que eu citei(http://www.secforum.com.br/article.php?sid=874), alterando e/ou acrecentando linhas de comando? Ou alguem tem ou sabe de alguma regra para esse tipo de roteamento? Se alguém puder me ajudar!!!!!! danilo_haruo@yahoo.com.br Atenciosamente Danilo |
|
|
|
|
#2 (permalink) |
![]() |
Caro Danilo,
Leia esses artigo: Balanceamento de links utilizando iptables e iproute2 http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-545.html Roteamento avançado com Linux http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-52.html Dois links de ADSL em um mesmo servidor http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-540.html Falou, |
|
|
|
|
#3 (permalink) |
Valew cara!!!!
isso vai me ajudar bastante...mais os casos que estão exemplificados nos tutoriais que vc me passou são aplicados para máquina que possuem duas conecções adsl a serem compartilhadas!!!! O meu caso é um pouco diferente....eu tenho 1 link adsl e gostaria de compartilha-lo entre dois micros...sem o uso de um hub ou switch.Eu disponho de uma eth0 que receberá o link e mais duas interfaces(eth1 e eth2) que irão distribuir a internet para mais dois micros. |
|
|
|
|
#6 (permalink) |
As maquinas ainda nem na rede estão! Eu gostaia de faze-las navegar.
Estou montando um "micro-roteador" para que isso funcione. No momento eu só estou buscando uma forma de compartilhar a internet, essa é a minha única necessidade. O problema é que eu não sei fazer isso nem para 2 interfaces de rede e não consigo achar um tutorial , documentação ou ajuda para fazer isso com três interfaces(de acordo com o esquema demostrado acima). Creio que não deve ser estremamente diferente das regras de roteamento para duas interfaces, mais de qualquer forma eu ainda não sei cria-las. Se puder me ajudar ficarei Grato!!!!! Danilo |
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
![]() Registrado em: Jun 2001
Agradecido 1 vez em 1 Post
Citação:
|
|
|
#8 (permalink) |
Não há necessidade de configurar as outras interfaces de rede no iptables????? É só a eth0 ??
Como as outras placas irão saber quais pacotes elas teram de enviar e para onde elas irão enviar esses pacotes???? setar ip_forward do /proc, set em 1 é para não perder as configurações au reiniciar a maquina????? Agradeço desde já a atenção de todos!!!! Danilo |
|
|
|
|
#9 (permalink) |
![]() Registrado em: Jun 2001
Agradecido 1 vez em 1 Post
ip_forward é para habilitar roteamento, o iptables é para fazer o nat e garantir que o pacote volte
![]() para manter a configuração após o boot vc deve configurar arquivos de configuração que dependem da distro nos redhat likes o ip_forward pode ser configurado no /etc/sysctl.conf e o iptables tem um scritp no /etc/init.d que, salvo engano, salva as configurações quando é finalizado, e recarrega quando inicializado na dúvida analise o /etc/init.d/firewall
|
|
#10 (permalink) | |
![]() |
Citação:
modprobe iptable_nat iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward com estas regras seus pacotes vão para internet e voltam para a plca de rede de q foram originados ...pq????? qndo o pacote passar pelo nat ele vai ser mascarado e o nat vai gravar isso em uma ""tabelinha"" qndo o mesmo voltar da web o nat demascara lê está tabelinha e sabe a origem do pacote dentro da rede interna e manda ele devolta para a origem.... Simples...monte seu server q vc vai ver como funciona bleza.....oq vc tem que colocar regra de routeamento é pra as maquinas se verem na rede para navegarem não.....
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Auxilio para regras na minha rede local. | vioflas | Proxy/NAT/Firewall | 0 | 20-04-2006 11:08 |
| restringir regras do postfix, para alguns usuários (ou rede local). | cag | Sendmail/Qmail/Postfix | 3 | 17-03-2006 16:44 |
| como faço para o bandlimit controlar duas interfaces de rede | gilson_ctm | UnderLinux BandLimit | 6 | 10-01-2005 18:16 |
| Regras para quem nao usa rede | icefox | Proxy/NAT/Firewall | 5 | 21-07-2004 09:30 |
| Regras para placa de rede | odbc | Proxy/NAT/Firewall | 2 | 22-06-2004 18:45 |
| Divulgue |