Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Proxy/NAT/Firewall
Fóruns Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar FotosBlogs Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

controle de banda para upload ????????

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 12-01-2006, 14:45   #1 (permalink)

Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0
miqueias
Padrão controle de banda para upload ????????

Fala galera !!!!!
Fiquei sabendo que o upload pode deixar a rede muito lenta caso um usuario esteja usando toda a banda de envio (upload). Alguns podem dizer (É só controlar o tamanho do arquivo e pronto), mas não é bem assim, preciso ter envio de arquivos com tamanhos ilimitados na minha rede, e para isso eu preciso limitar a banda de upload para cada cliente para evitar a lentidão.
Alguem ae sabe como fazer isso?

Valeu
Miqueias
miqueias está offline  
Antigo 13-01-2006, 15:32   #2 (permalink)

Avenger

HAHA que legal! nunca achei que ia esbarrar por algum outro miquéias pelo mundo! vou dar a notícia pro meu colega amanhã! hehehe (ele também se chama miquéias)

Então, à pergunta:

Limitar o tamanho do arquivo realmente não adianta nada, pois se um resolve baixar varios arquivinhos vai conseguir usar a banda toda mais facilmente do que um que tenta baixar um arquivão (várias conexoes acabam dando mais dor de cabeça do que uma unica conexão enorme).
A diferença positiva seria que um arquivo grande proporciona à rede mais tempo congestionada do que tráfego de pequenos arquivos proporcionaria.
Aqui em casa e no provedor uso o obsoleto shaper para controlar banda. Ele faz uma placa de rede 'virtual' através da qual a rota é direcionada e o canal do cliente fica com a devida limitação (é como fornecer um link velox -- o link dele é 'esse' e ele faz o que quiser).
Para limitar o upload neste tipo de esquema ou você implanta a regra ROUTE do iptables (tabela mangle) ou então usa as tabelas de roteamento adicionais do kernel (até 256 tabelas de rotas, sendo que as 3 primeiras sao usadas pelo sistema, ou reservadas). Esse é o caminho das pedras que eu uso para fazer a limitação (fiz até um script prá automatizar esse lance).
O caminho de tijolos de ouro (que prá mim especificamente seria atualmente o caminho das pedras por eu já ter tudo pronto com o shaper), é usar cbq/htb. Neles você pode controlar tanto a banda de upload quanto de download mas, no -meu- parecer, o cbq/htb deixam falhas caso o pessoal efetue muitas conexões,enquanto com meu shaper não tem errada. Porém isso seria como se escolher uma distro linux, vem de cada pessoa a opinião.

Sobre o htb, você deve achar o script configurador (é um simplificante bem complicadinho de se implementar regras do HTB) em: htb-init.sf.net, analogamente tem o cbq-init.sf.net. Se não der, www.freshmeat.net e busque por CBQ ou HTB.

Espero ter esclarecido e ajudado um pouco!
Avenger está offline  
Antigo 19-01-2006, 14:15   #3 (permalink)

miqueias

muito obrigado Avenger
Pra min também é uma surpresa saber que existe outro Mika no mundo hahahahahahahaha :clap:
Abraço
miqueias está offline  
Antigo 19-01-2006, 15:15   #4 (permalink)

Avenger

Haha! Quando falei prá ele, ele se voltou a mim e:
"Ah! Você conheceu outro infeliz.". Acho que ele não gosta muito do próprio nome, sabe. hehehe
Avenger está offline  
Antigo 19-01-2006, 21:07   #5 (permalink)

black_burn
Enviar mensagem via ICQ para black_burn Enviar mensagem via Windows Live Messenger para black_burn

OFF-TOPIC

Também conheço um miquéias :P

[]'s
black_burn está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts