Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Geral > Serviços > Proxy/NAT/Firewall
Wiki Classificados Galeria Reviews Jogos Comunidades RSS Feeds FAQ Termos de Uso Sobre
Cadastre-se FotosBlogs Lista de Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

Tópico Trancado

LinkBack Opções do Tópico
Antigo 02-08-2006, 22:02   #1 (permalink)

Agradeceu: 0
Agradecido 2 vez em 1 Post
Reputação: 0 maciels
Padrão Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

Existe alguma possibilidade de impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet? Hoje o servidor amarra IPxMAC para um computador de um "usuário" acessar a internet. Gostaria de impedir que ele (o usuario) fizesse NAT para outras máquinas de sua rede internet e/ou limitar o numero de maquinas para NAT da rede internet dele.
maciels está offline  
Antigo 02-08-2006, 23:03   #2 (permalink)
Administrador

Agradeceu: 5
Agradecido 123 vez(es) em 118 Posts
Reputação: 413 xstefanox
Enviar mensagem via ICQ para xstefanox
Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

Eu achava que não tinha jeito, mas outro dia olhando aqui no fórum eu achei um post que falava sobre isso. O negócio é utilizar o TTL (Time To Live) do pacote para bloquear.
A verdadeira felicidade não está na meta, mas sim na trilha utilizada. Por isso eu só aponto as direções neste fórum.<br />Se usuário tivesse extensão, com certeza seria .fdp<br />Faça perguntas da maneira correta!<br />http://www.istf.com.br/perguntas
xstefanox está offline  
Antigo 03-08-2006, 19:22   #3 (permalink)

Agradeço demais a atenção, mas já procurei incansavelmente algo sobre o assunto e infelizmente não encontrei. Talvez seja a palavra chave na busta, por fim estou pesquisando agora no www.netfilter.org. Mas se alguém já fez isso e quiser me mostrar o link para que possa me virá ou até mesmo já passa o bisu.
Desde já to agradecendo.
Pelo menos uma luz. Utilizar o TTL (Time To Live). Já usei o man iptables mas não conseguir montar um sintaxe compreensivel para esse fim.
maciels está offline  
Antigo 03-08-2006, 19:45   #4 (permalink)
Administrador

Agradeceu: 5
Agradecido 123 vez(es) em 118 Posts
Reputação: 413 xstefanox
Enviar mensagem via ICQ para xstefanox

Na verdade a solução do problema é mais conceitual do que difícil.

A definição de TTL é o tempo de vida do pacote até que ele alcance o seu destino. O TTL de um pacote pode depender do sistema operacional da máquina destino e da região em que o host se encontra. Para cada nó da rota, é subtraído 1 número do TTL do pacote.

Seguindo esse conceito, você há de concordar comigo que um roteador sob o seu domínio vai passar por 2, 3 nós até chegar ao seu servidor, que estará rodando IPTables. Então você pode montar algo mais ou menos assim (Não posso afirmar com certeza porque eu estou na faculdade e aqui só tem Microsoft Windows):

Existe um módulo do IPTables que permite setar e identificar o TTL de um pacote que esteja passando por ele:

Código:
# iptables -t nat -A PREROUTING -s $cliente -j TTL --set-ttl 2
# iptables -t nat -A FORWARD -m ttl --ttl-gt 62 -j DROP
Estes são apenas exemplos para você ter uma idéia do quadro inteiro, mas eu recomendo que você dê uma lida no Wikipedia sobre o conceito e depois dê uma caçada no Google sobre o assunto. Se você digitar como chave de pesquisa a string "-m ttl" netfilter vai encontrar a solução pro seu problema com certeza.
A verdadeira felicidade não está na meta, mas sim na trilha utilizada. Por isso eu só aponto as direções neste fórum.<br />Se usuário tivesse extensão, com certeza seria .fdp<br />Faça perguntas da maneira correta!<br />http://www.istf.com.br/perguntas
xstefanox está offline  
Antigo 18-08-2006, 22:57   #5 (permalink)

Blz,
Ajudou bastante, infelizmente não consegui fazer na prática, mas já compreendir. O ttl do pacote é decrementado 1 a cada roteador que passa. No entanto o que irá solucionar parte desse problema será ajustar o valor do ttl para "1" na entrega do pacote ao ip do cliente. Tentei a seguinte sintaxe:
root@server:~# iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth0 -j TTL --ttl-set 1
iptables: No chain/target/match by that name
porém diz que não conhece o chain... em fim. Por quê?
Bom, digo parte do problema pois a limitação do numero de pontos adicionais depois do roteador cliente ser controlado tbm através do server.
Vamos estudar que conseguimos... bola pra frente.
maciels está offline  
Tópico Trancado

Opções do Tópico

Regras de Mensagens