Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Proxy/NAT/Firewall
Fóruns Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar FotosBlogs Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

simples, DROP = NAO LIBERA NADA nem com ACCEPT na 80

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 21-04-2007, 22:26   #1 (permalink)

Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0
jvictorfc
Padrão simples, DROP = NAO LIBERA NADA nem com ACCEPT na 80

Ola, estou fazendo uns estudos de firewall e estou empancado na seguinte situacao.

Setei DROP para todas as chains como padrao.

iptables -P INPUT DROP
iptables -P OUTPUT DROP
iptables -P FORWARD DROP

iptables -A OUTPUT -p tcp --dport 80 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --sport 80 -j ACCEPT

#FIM
meu firewall é essa coisa simples, minha ideia é fazer pelomenos a maquina firewall acessar a web livremente entretanto ela não esta acessando nada até que eu sete as chains como ACCEPT. O que tem de errado nele?
jvictorfc está offline  
Antigo 21-04-2007, 23:23   #2 (permalink)

Agradeceu: 1
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
peregrino
cara eu estou fazendo a mesma coisa e eu consegui fazer segue abaixo

#! /bin/bash

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -t filter -P INPUT DROP
iptables -t filter -P OUTPUT DROP
iptables -t filter -P FORWARD DROP

iptables -t filter -A INPUT -p ALL -i lo -j ACCEPT
iptables -t filter -A OUTPUT -p ALL -o lo -j ACCEPT
iptables -t filter -A INPUT -p ALL -s 0/0 -d 192.168.0.0/24 -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -t filter -A OUTPUT -p ALL -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m state --state ESTABLISHED,RELATED,NEW -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p ALL -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p ALL -s 0/0 -d 192.168.0.0/24 -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p tcp -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m multiport --dports 80,53 -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p udp -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m multiport --dports 80,53 -j ACCEPT
iptables -t nat -A POSTROUTING -p ALL -o ppp0 -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -j MASQUERADE
iptables -t filter -A INPUT -p TCP -s 0/0 -d 192.168.0.1 --destination-port 22 -j ACCEPT
iptables -t filter -A OUTPUT -p TCP -d 0/0 -s 192.168.0.1 --source-port 22 -j ACCEPT

agora gostaria de saber do pessoal se em vez de eu usar a chain FORWARD eu posso usar a OUTPUT e como ficaria a regra sendo que as regras que liberam a 80 e 53 eu troquei de FORWARD por OUTPUT e não funciono
ou tem que ser FORWARD mesmo
obrigado
peregrino está offline  
Antigo 22-04-2007, 07:05   #3 (permalink)

jvictorfc
Padrão

Ola Peregrino, na verdade essas duas regras:

iptables -t filter -A INPUT -p ALL -s 0/0 -d 192.168.0.0/24 -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -t filter -A OUTPUT -p ALL -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m state --state ESTABLISHED,RELATED,NEW -j ACCEPT

Esta contradizendo quando vc impoe a politica padrao DROP para INPUT/OUTPUT, pq com essas linhas vc esta liberando tudo para qualquer ip da rede 192.168.0.0/24 e em qualquer porta.

Quando voce quiser que todos as regras entrem em vigor em todos os protocolos nao precisa dar -p ALL, pelo simples fato de vc omitir o "-p" ele entendera que vc deseja aplicar aquilo a todos os protocolos.

Citação:
Postado Originalmente por peregrino Ver Post
cara eu estou fazendo a mesma coisa e eu consegui fazer segue abaixo

#! /bin/bash

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -t filter -P INPUT DROP
iptables -t filter -P OUTPUT DROP
iptables -t filter -P FORWARD DROP

iptables -t filter -A INPUT -p ALL -i lo -j ACCEPT
iptables -t filter -A OUTPUT -p ALL -o lo -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p ALL -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p ALL -s 0/0 -d 192.168.0.0/24 -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p tcp -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m multiport --dports 80,53 -j ACCEPT
iptables -t filter -A FORWARD -p udp -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -m multiport --dports 80,53 -j ACCEPT
iptables -t nat -A POSTROUTING -p ALL -o ppp0 -s 192.168.0.0/24 -d 0/0 -j MASQUERADE
iptables -t filter -A INPUT -p TCP -s 0/0 -d 192.168.0.1 --destination-port 22 -j ACCEPT
iptables -t filter -A OUTPUT -p TCP -d 0/0 -s 192.168.0.1 --source-port 22 -j ACCEPT

agora gostaria de saber do pessoal se em vez de eu usar a chain FORWARD eu posso usar a OUTPUT e como ficaria a regra sendo que as regras que liberam a 80 e 53 eu troquei de FORWARD por OUTPUT e não funciono
ou tem que ser FORWARD mesmo
obrigado
jvictorfc está offline  
Antigo 22-04-2007, 09:31   #4 (permalink)

Distribuição: Slackware e Big Linux
Agradeceu: 13
Agradecido 31 vez(es) em 30 Posts
tuxson
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para tuxson Enviar mensagem via Skype para tuxson
Padrão

Kra veja bem q vc dropou tudo até a forward que é responsável por repassar o pacote entre as placas, se a sua ideia for colocar o modem em uma placa e na outra placa a LAN e quiser que todos da LAN acessem a net ai vc tem q libera o forward..

Outra coisa que eu acho que vc deve estar tendo dificuldades é em entender a funcionalidade das tabelas, são o seguinte:
INPUT: Manipula pacotes que entram no servidor, ou seja, se vc quer manipular um pacote que vaí entrar no servidor (que são quase todos).
OUTPUT: Manipula pacotes que saem do servidor, ou seja, pacotes gerados pelo servidor e que ele envia na rede.
FORWARD: Manipula pacotes que irão ser repassados de uma placa a outra no servidor, ou seja, o pacote entra na eth1 e sai pela eth0, por exemplo. Para usar esta tabela é necessário mais de uma placa de rede no server.

Tente qd for liberar a porta 80 o seguinte:
iptables -A INPUT -i eth0 -p tcp --dport 80 -j ACCEPT
iptables -A OUTPUT -i eth0 -p tcp --dport 80 -j ACCEPT

Depois da uma olhadinha no guia foca pra vc entender melhor o funcionamento das tabelas e chains do iptables:
Guia Foca GNU/Linux - Firewall iptables

www.kaizeninformatica.com

Suporte pelo MSN ---> Só $$$$
tuxson está offline  
Antigo 22-04-2007, 11:05   #5 (permalink)

Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
peregrino
Citação:
Postado Originalmente por jvictorfc Ver Post
Ola Peregrino, na verdade essas duas regras:

Esta contradizendo quando vc impoe a politica padrao DROP para INPUT/OUTPUT, pq com essas linhas vc esta liberando tudo para qualquer ip da rede 192.168.0.0/24 e em qualquer porta.

Quando voce quiser que todos as regras entrem em vigor em todos os protocolos nao precisa dar -p ALL, pelo simples fato de vc omitir o "-p" ele entendera que vc deseja aplicar aquilo a todos os protocolos.
mas aqui eu so estou liberando pacotes ESTABLISHED,RELATED,NEW e as portas continuam fechadas ou estou errado agora o -p ALL eu coloco mais para saber o que eu estou fazendo por motivos de estudo
peregrino está offline  
Antigo 22-04-2007, 12:48   #6 (permalink)

jvictorfc
Padrão

Ola ,

No caso estou efetuando os testes na propria maquina firewall, ela não compatilha internet, possui apenas uma placa de rede, então o forward esta descartado ao meu ver.

Quanto á:

"""" Tente qd for liberar a porta 80 o seguinte:
iptables -A OUTPUT -i eth0 -p tcp --dport 80 -j ACCEPT""""

É exatamente o que estou tentando fazer, entretanto a diferenca é que não quero liberar o acesso na porta 80 dessa minha mesma máquina como vc citou na primeira regra. Libera tudo que chega na INPUT com destino a porta 80. Tudo que eu quero é fazer essa mesma maquina onde estou configurando o firewall acessar apenas web. Obrigado

Citação:
Postado Originalmente por tuxson Ver Post
Kra veja bem q vc dropou tudo até a forward que é responsável por repassar o pacote entre as placas, se a sua ideia for colocar o modem em uma placa e na outra placa a LAN e quiser que todos da LAN acessem a net ai vc tem q libera o forward..

Outra coisa que eu acho que vc deve estar tendo dificuldades é em entender a funcionalidade das tabelas, são o seguinte:
INPUT: Manipula pacotes que entram no servidor, ou seja, se vc quer manipular um pacote que vaí entrar no servidor (que são quase todos).
OUTPUT: Manipula pacotes que saem do servidor, ou seja, pacotes gerados pelo servidor e que ele envia na rede.
FORWARD: Manipula pacotes que irão ser repassados de uma placa a outra no servidor, ou seja, o pacote entra na eth1 e sai pela eth0, por exemplo. Para usar esta tabela é necessário mais de uma placa de rede no server.

Tente qd for liberar a porta 80 o seguinte:
iptables -A OUTPUT -i eth0 -p tcp --dport 80 -j ACCEPT

Depois da uma olhadinha no guia foca pra vc entender melhor o funcionamento das tabelas e chains do iptables:
Guia Foca GNU/Linux - Firewall iptables
jvictorfc está offline  
Antigo 22-04-2007, 20:08   #7 (permalink)

Agradecido 15 vez(es) em 15 Posts
Reputação: 31
wppitpmp
Padrão

Vc esta esquecendo da porta 53, q e o DNS, tem q liberar tb na OUTPUT, ja q vc colocou como polita DROP.

vlw, posta ae se deu certo...
wppitpmp está offline  
Antigo 22-04-2007, 20:41   #8 (permalink)

jvictorfc
Padrão

Isso realmente tinha passado desapercebido, apesar de contas como iria ser feito a requisicao antes do acesso a web? Obrigado amigo!

Citação:
Postado Originalmente por wppitpmp Ver Post
Vc esta esquecendo da porta 53, q e o DNS, tem q liberar tb na OUTPUT, ja q vc colocou como polita DROP.

vlw, posta ae se deu certo...
jvictorfc está offline  
Antigo 25-04-2007, 02:50   #9 (permalink)

Agradecido 15 vez(es) em 15 Posts
Reputação: 31
wppitpmp
Padrão

blz, estamos ai pra isso...
wppitpmp está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts