Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Redes/Protocolos
Fóruns Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar FotosBlogs Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

Fibra ótica ou par metálico? Qual diferença?

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 25-04-2007, 00:45   #1 (permalink)

Agradeceu: 5
Agradecido 6 vez(es) em 6 Posts
Reputação: 0
adelsonbbg
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para adelsonbbg Enviar mensagem via Skype para adelsonbbg
Padrão Fibra ótica ou par metálico? Qual diferença?

Galera contratei 2 megas da interlig , no começo o consultor me disse q seria atravez de fibra otica , agora me ligou um cara da interlig e me disse q vai ser atravez de par metalico minha ligação , alguem sabe me dizer qual a diferença de ter um link dedicado em par metalico ou em fibra otica ?
Antigo 25-04-2007, 06:32   #2 (permalink)

Agradecido 215 vez(es) em 196 Posts
Reputação: 321
Pedro0278 Pedro0278 Pedro0278 Pedro0278
Padrão

Pra mim nenhuma... o que vai importar mesmo pra voce é a velocidade que chegará ai, nao importa o meio entende?

Eles podem ate mandar via jegue se vc contratar 2mb de link tem que chegar isso sacou?

Esse negocio de fibra ou par ou radio depende da disponibilidade da operadora pra a região.

Pedro0278 está offline  
Antigo 25-04-2007, 11:31   #3 (permalink)

Agradecido 6 vez(es) em 6 Posts
Reputação: 0
adelsonbbg
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para adelsonbbg Enviar mensagem via Skype para adelsonbbg
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Pedro0278 Ver Post
Pra mim nenhuma... o que vai importar mesmo pra voce é a velocidade que chegará ai, nao importa o meio entende?

Eles podem ate mandar via jegue se vc contratar 2mb de link tem que chegar isso sacou?

Esse negocio de fibra ou par ou radio depende da disponibilidade da operadora pra a região.

hahahahhaahahahaha via jegue foi demais hahahahaha
cinceramente morri de rir aki
valeu cara rsss
Antigo 26-04-2007, 08:37   #4 (permalink)

Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 23
anettos
Padrão

Caro amigo,
A diferença entre par metálico e fibra ótica, é que o par metálico vem como fio normal de telefone com um par de fios(rx e tx). Ele chega na central de telefones de sua empresa ou prédio. No caso da fibra ótica, ela vem normal pelo cabo de fibra até o seu provedor, ou seja, direto do backbone sem emendas até o seu provedor. Portanto, eu prefiro que seja colocado em fibra ótica do que parmetálico.

Abraços,

Anettos
anettos está offline  
Antigo 26-04-2007, 09:08   #5 (permalink)

Agradeceu: 3
Agradecido 18 vez(es) em 18 Posts
Reputação: 40
AriDiretoTelecom
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para AriDiretoTelecom
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por adelsonbbg Ver Post
Galera contratei 2 megas da interlig , no começo o consultor me disse q seria atravez de fibra otica , agora me ligou um cara da interlig e me disse q vai ser atravez de par metalico minha ligação , alguem sabe me dizer qual a diferença de ter um link dedicado em par metalico ou em fibra otica ?
Para o uso como acesso a internet tanto faz, uma vez que a medição de banda no cliente será feita pela média de down e Up. Agora se o uso for para Voip ou outra aplicação que exija QoS tem diferença sim. A fibra ótica não sofre nenhuma interferência ( campos eletromagnéticos externos, variações de impedância devido a umidade nas instalações do backbone e maus contatos nas terminações ) como acontece com o par metálico. Em aplicações que exijam QoS não pode-se aceitar retransmissões de pacotes que tenham erros ou pacotes perdidos. Portanto para uso desse tipo de serviço a fibra ótica é a mais indicada.
19 34684000
19 96674029
AriDiretoTelecom está offline  
Antigo 26-04-2007, 13:48   #6 (permalink)

Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 23
anettos
Padrão Re:

Pois é... é isso mesmo, eu particularmente prefiro o acesso por fibra ótica do que o par metálico.

Vlw pela dica.

Armando
anettos está offline  
Antigo 26-04-2007, 17:50   #7 (permalink)
Super Moderador Cacique

Distribuição: Debian, Kubuntu
Agradeceu: 8
Agradecido 231 vez(es) em 208 Posts
Envios no Blog: 1
Reputação: 461
lucianogf lucianogf lucianogf lucianogf lucianogf lucianogf
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para lucianogf
Padrão

Galera, por favor, né?

É até um desrespeito aos pesquisadores que desenvolveram a fibra óptica...

está precisando de um pouco mais de estudos sobre fica óptica da parte de vocês...

para a instalação do link, é 1000 vezes preferível que seja por fibra do que par metálico.. fibra não tem interferência, suporta distâncias de até 40km, monomodo, se você decidir por aumentar o link futuramente, será apenas uma questão de upgrade dos equipamentos no provedor e configuração na central, com link de fibra a latência é baixíssima...

fibra tem apenas vatagens?? NÃO!!! existem alguns problemas como: se romper a fibra, é mais difícil de emendar do que par metálico, é necessário ter muito, mas muito cuidado com o lado cliente, pois onde muda de cabo externo para interno pode quebrar se não for bem manuseado...

se tiver tudo certinho, segurança para o cabo, meta fibra e boa...

se a empresa disse que iria instalar fibra, então exiga que seja fibra, não aceite par metálico de forma alguma...

mande eles colocarem um cabo com pelo menos 3 pares já conectorizados, pelo menos, assim, se der problema em um par, será apenas uma questão de manobra...

valeu

Machine Registered: 300.107

"Não queira saber tudo
mas seja bom naquilo que sabe."

Educação é bom e evita penalização!
____
Copiando do Alexandre Correa -
(clique aqui)
____
-= Como fazer perguntas inteligentes =- <-- cliquem aqui!!!!
lucianogf está offline  
Antigo 26-04-2007, 18:23   #8 (permalink)

Agradeceu: 52
Agradecido 103 vez(es) em 84 Posts
Reputação: 180
marcelomg
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por adelsonbbg Ver Post
Toda diferença, a largura de banda é igual, mas a velocidade da fibra ótica é muito superior não só pelos problemas de impedancia etc...
Portanto 2 megas de fibra ótica é mais rápido que ou mesmos 2 megas de par de cobre.
Antigo 06-05-2007, 01:22   #9 (permalink)
Super Moderador

Agradeceu: 14
Agradecido 556 vez(es) em 462 Posts
Envios no Blog: 4
Reputação: 488
alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea
Padrão

alem do que o colega 'lucianogf' disse, quando o acesso é via fibra otica nao sao necessarios aqueles modens SDSL/HDSL, conhecidos como fracionadores.. que sao limitados a 2MB .. ou seja.. para cada 2 mb de par metalico é necessario 1 fracionador..

fibra otica sem duvida eh muito melhor, a fibra nao tem como sofrer uma DESCARGA ELETRICA, nao sofre NENHUM tipo de interferencia, pode ir a grandes distancias sem necessidade de repetição ... !!

mas para o caso de acesso a internet, dependendo da velocidade nao vai mudar muita coisa PARA VOCE que vai receber o link.. ncomo disserem nos posts anteriores, os MB que vc comprou deverao chegar de todo jeito... com fibra a latecia eh bem menor e a garantia maior
www.ondainternet.com.br
www.opinguim.net

Blog http://alexandrecorrea.under-linux.org/

Consultoria Redes, Servidores, Linux, Mikrotik, IkarusOS, StarOS

NÃO faça pergunta via mensagem privada, poste sua dúvida no forum.

Aprenda a usar o forum, dica by Hitler: http://www.youtube.com/watch?v=8zFYt1_0FUE

Leia o FAQ UnderLinux !!!!!
http://under-linux.org/wiki/index.ph...Linux_Wiki:FAQ
alexandrecorrea está offline  
Antigo 06-05-2007, 07:26   #10 (permalink)
Super Moderador

Distribuição: Slack 12.1 no Server e Ubuntu 7.10 no Desktop
Agradeceu: 51
Agradecido 240 vez(es) em 225 Posts
Envios no Blog: 1
Reputação: 268
xandemartini xandemartini xandemartini
Enviar mensagem via ICQ para xandemartini Enviar mensagem via Skype para xandemartini
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por alexandrecorrea Ver Post
alem do que o colega 'lucianogf' disse, quando o acesso é via fibra otica nao sao necessarios aqueles modens SDSL/HDSL, conhecidos como fracionadores.. que sao limitados a 2MB .. ou seja.. para cada 2 mb de par metalico é necessario 1 fracionador..

fibra otica sem duvida eh muito melhor, a fibra nao tem como sofrer uma DESCARGA ELETRICA, nao sofre NENHUM tipo de interferencia, pode ir a grandes distancias sem necessidade de repetição ... !!

mas para o caso de acesso a internet, dependendo da velocidade nao vai mudar muita coisa PARA VOCE que vai receber o link.. ncomo disserem nos posts anteriores, os MB que vc comprou deverao chegar de todo jeito... com fibra a latecia eh bem menor e a garantia maior
Nunca lidei com fibra óptica... como chega no provedor o link? Via par, tem os modems... e com fibra? Tenho um cisco 1721, e 2 seriais q vão no modem. Futuramente migrarei pra fibra, qdo estiver precisando de 6 mb (já fui avisado pelo consultor), terei q trocar algo no roteador, ou terei de trocar de roteador direto?

Alexandre

Associado e em breve link da UNOTEL
xandemartini está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts