Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Geral > Roteadores / Firewalls
Wiki Classificados Galeria Reviews Jogos Comunidades RSS Feeds FAQ Termos de Uso Sobre
Cadastre-se FotosBlogs Lista de Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

2 Link embratel - Cisco 3800

Tópico Trancado

LinkBack Opções do Tópico
Antigo 05-06-2007, 23:25   #1 (permalink)
Exclamation 2 Link embratel - Cisco 3800

Pessoal recebi agora 4mb pela embratel, eles me disseram que estava configurado o balancemanto por pacotes, liguei os modems nas seriais do meu Cisco MC3800, mas não consigo ativar o balanceamento nele... o que foi feito:

- Configurados os ips de todas as interfaces (serial0, serial1, ethernet)
- Configurado as 2 rotas padrão de cada serial

Só que ao fazer isso e eu mandar pingar, ele pinga um e outro não... fica falhando, falei com um amigo e ele disse que tenho que dar o comando ip load-sharing per-packet em cada serial para que o balanceamento por pacotes funcione... só que a versão do IOS do meu router é 12.0, não tem a opção ip load-sharing.... existe alguma outra forma de ativar esse 2 links nesse router por pacote? Se não existir como posso fazer as configuração para que os 2 links funcionem... estou com os circuitos ativados mas sem funcionar por causa desse problema.... Agradeço desde já a quem poder me ajudar e aguardo retorno aqui da comunidade underlinux, obrigado.

Agradeceu: 1
Agradecido 3 vez(es) em 3 Posts
Reputação: 0 TheHawk
TheHawk está offline  
Antigo 05-06-2007, 23:31   #2 (permalink)
Padrão

Amigo esse comando vc ativa dentro da interface...

conf t
int serial0/0
ip load-sharing per-packet
int serial0/1
ip load-sharing per-packet

control c
write mem

lembrando que vc pode balancear por pacote e por destino...
e recomendo vc habilitar o cef para diminuir a cpu do roteador

conf t
ip cef

Under-linux.Org Team

Distribuição: Ubuntu
Agradeceu: 38
Agradecido 61 vez(es) em 51 Posts
Envios no Blog: 35
Reputação: 10 scorpion scorpion scorpion
scorpion está offline  
Antigo 06-06-2007, 6:45   #3 (permalink)
Exclamation

Olá scorpion, esse é o meu problema, a versão do IOS do meu router não tem o ip load-sharing e muito menos ip cef (IOS 12.0 XK1).... então no meu caso teria que ser por destino o balanceamento num é isso? o que eu quero fazer é colocar apenas as configurações de ips das seriais e depois colocar as 2 rotas padrões desse jeito

ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 s0
ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 s1

Ai ficaria por destino é isso? Teria que falar com a embratel apenas para mudar lá na ponta deles, pois ele me disseram que está por pacote no momento e do jeito que está quando eu coloco as 2 rotas padrão e mando dar um ping pra qualquer lugar ele pinga um e perde outro.... e fica nesse perde volta, aguardo seu retorno.

O Roteador é um Cisco MC3810.

Última edição por TheHawk : 06-06-2007 às 7:20.

TheHawk está offline  
Antigo 06-06-2007, 9:32   #4 (permalink)
Padrão

po cara.. teu IOS é o mais simples ne.. bom... so de ter as duas rotas pra serial 0 e serial 1 mesmo assim já é um balanceamento... o ideal é isso mesmo pedir pra embratel configurar o balanceamento por destino para resolver esse pequeno problema...

mais a longo prazo recomendaria baixar um ios mais atualizado com suporte a balanceamento por pacote e cef...
Under-linux.Org Team

Distribuição: Ubuntu
Agradeceu: 38
Agradecido 61 vez(es) em 51 Posts
Envios no Blog: 35
Reputação: 10 scorpion scorpion scorpion
scorpion está offline  
Antigo 06-06-2007, 10:24   #5 (permalink)
Exclamation

Olá scorpion, segundo a embratel eles habilitaram o balanceamento por destino, mas ai eu adiciono os ips nas seriais, coloco as 2 rotas padrão e o router continua perdendo pacotes, se eu deixar apenas a rota da serial0 funciona uma maravilha, mas quando coloco a segunda rota padrão dá problema, poderia me ajudar na configuração do mesmo? Agradeceria muito.

TheHawk está offline  
Tópico Trancado

Opções do Tópico

Regras de Mensagens