|
|||||||
| Wiki | Classificados | Galeria | Reviews | Jogos | Comunidades | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Sobre |
| Cadastre-se | Blogs | Lista de Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Opções do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() |
Pessoal eu estou usando o samba para compartilhar meus arquivos, queria saber se a nivél de compartilhamento e a nivel de permissão na pasta eu consigo a seguinte granularidade de permissão:
Base de Dados = Pasta compartilhada Permissões: - diego pode ler e escrever - rafel pode apagar - grupo vendas pode ler Fontes = Pasta normal Permissões: - diego pode ler e escrever - rafel pode apagar - grupo vendas pode ler Obrigado |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
![]() Registrado em: Apr 2008
Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0
![]() |
Olá
Básicamente assim: [base_de_dados] comment = Base de Dados path = /pasta/db writable = yes write list = rafael, diego # Usuarios que podem ler/escrever read list = @vendas # Grupo Vendas Para essa questão de um usuário poder ler/escrever e outro poder apagar você pode dar uma linda neste artigo: LinuxSecurity Brasil Ele fala sobre permissões de arquivos. |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
![]() Registrado em: Mar 2008
Agradeceu: 11
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 8
![]() |
PermissõesAs permissões dos arquivos são definidas através dos comandos chmod, chown e chgrp.
Estrutura do comando: chmod Ao listar as informações de um arquivo ou diretório, o formato é o seguinte: drwxrwxrwx. Respectivamente: diretório (d), permissão do dono (read/write/execute), do grupo (read/write/execute) e de outros (read/write/execute). Por exemplo, para transformar um arquivo em executável:
rwx = 111 (todos bits ligados) = 2**2 + 2**1 + 2**0 = 7 Dessa forma, uma permissao de leitura e escrita (4+2) para o owner, e de leitura apenas para os outros teria o valor 644. Para calcular a umask, que seria a máscara de permissão aplicada na criação de um novo arquivo, basta então subtrair 666 (ou 777 para diretórios) resultando em umask 022. |
|
|
|
![]() |
| Opções do Tópico | |
|
|