Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Sendmail/Qmail/Postfix
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Problema com anexo.

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 29-11-2005, 12:25   #1 (permalink)
Padrão Problema com anexo.

estou com um baita problemão que nunca vi acontecer:

6 estações de trabalho com Conectiva 10, ligadas a um servidor tb Conectiva 10. E tem um Notebook com Windows98.
Existia uma máquina que compartilhava o ADSL e fazia funções de NIS e SAMBA na rede. Como era uma máquina bastante lerda, resolvemo trocar, pra isso montei um máquina dedicada para funções de:
- NIS, SAMBA, Compartilhamento ADSL, Firewall e Proxy.
Pois bem, seguindo o padrão das estação de trabalho, montamos o servidor em Conectiva 10, os serviços estão todos rodando aparentemente OK, porém 1 detalhe atrapalha toda a solução: Emails com anexo não chegam na estação de trabalho. Nunca vi isso acontecer.

Pois bem, a primeira coisa que fiz, foi analisar o Firewall, pensando que fosse algo nele...! Negativo, desabilitei o firewall e o problema continua.
Os emails que não possuem arquivo anexo recebem normalmente, porém emails com qualquer tipo de anexo não chegam na estação de trabalho.

Um detalhe: o /home é exportado pelo NIS, ou seja, todo o conteúdo é compartilhado, assim, qualquer usuário consegue usar o seu profile de qualquer máquina. (isso funciona muito bem).
o Thunderbird está instalado dentro do /home/programas/thunderbird (assim não preciso instalar o thunderbird em todas as máquinas). (Isso também funciona bem).

Os arquivos pessoais do thunderbird ficam em /home/usuario/.thunderbird (opção padrão do thunderbird).

Se eu me logar no servidor com qualquer usuário, recebo os emails normalmente, inclusive com anexos gigantescos. (Com esse teste consigo verificar que o problema não é no servidor, nem no thunderbird, nem permissão de diretórios dentro do /home).

Se eu me logar em qualquer estação de trabalho, com qualquer usuário, emails com anexo não chegam. Apenas os COM ANEXO, se tiver mensagem sem anexo, o email chega normalmente, porém é só entrar um email com anexo que trava tudo.

A opção de não baixar mensagens grandes no thunderbird está desabilitada, tanto que no servidor recebo normalmente. e o profile é o mesmo, já que o /home/usuario é exportado do servidor.

Pensei que pudesse ser algum problema no export do NIS, porém o notebook com WIN98 tem o mesmo problema. Os emails com anexo não chegam. E lá está tudo local, com Outlook Express como programa de correio eletrônico. (Com essa situação, eliminamos as possíveis causas no export do NIS e do SAMBA e do Thunderbird e permissão nos diretórios, já que é local e com Outlook).

Problemas de lentidão na rede também é descartado, pois antes de implantar o novo servidor, estava funcionando, apenas foram trocados os servidores, e apontamentos das estações para o novo servidor.

Para o email não estamos usando Proxy, o Proxy está sendo utilizado apenas para http.

GNU/LinuxCounter#390708
http://counter.li.org

O sistema pediu: "Requires Windows 9x, Windows 2000 or better".
Então eu instalei Linux.

Agradeceu: 0
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
Reputação: 0 andunno
andunno está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts