Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Sendmail/Qmail/Postfix
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Algmas dúvidas a respeito de servidores de email

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 23-10-2007, 09:17   #1 (permalink)
Padrão Algmas dúvidas a respeito de servidores de email

Ola pessoal, tudo bem ?
Bom, vamos logo ao ponto. Estou tentando configurar um servidor de emails e entender como ele funciona. Ja consegui configurar meu servidor de emails como localhost para ele enviar emails, porém, estou tendo dificuldades em configurá-lo localmente para testar o recebimento de emails. Em relação a isso, tenho as seguintes dúvidas abaixo:

1 - Pelo que eu entendi, usar dovecot, cyrus e pop3 tem a mesma função que é receber emails. Estou correto ? Esses serviços acima, tem mais alguma funcionalidade, além de receberem emails ?

2 - Entre dovecot, cyrus e pop3, qual é o melhor para usar com postfix para uma empresa com 30 pcs ?

3 - Ouvi dizer que o cyrus é mais complicado de configurar. Se isso for verdade, qual seria melhor eu usar: dovecot ou pop3 (levando em consideração que eu não tenho experiência em configuração de servidores de email).

4 - Qual a diferença entre imap e pop ?

5 - Para que serve dominios virtuais e a conta postmaster ?

Por enquanto, seriam essas as minhas dúvidas. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

[]'s,
Renato

Agradeceu: 18
Agradecido 12 vez(es) em 10 Posts
Reputação: 71 Dedao
Dedao está offline  
Antigo 24-10-2007, 15:36   #2 (permalink)
Padrão

1 - Pelo que eu entendi, usar dovecot, cyrus e pop3 tem a mesma função que é receber emails. Estou correto ? Esses serviços acima, tem mais alguma funcionalidade, além de receberem emails ?

Não

2 - Entre dovecot, cyrus e pop3, qual é o melhor para usar com postfix para uma empresa com 30 pcs ?

Procure courier-imap

3 - Ouvi dizer que o cyrus é mais complicado de configurar. Se isso for verdade, qual seria melhor eu usar: dovecot ou pop3 (levando em consideração que eu não tenho experiência em configuração de servidores de email).

idem resposta anterior

4 - Qual a diferença entre imap e pop ?

imap sincroniza sua caixa de correio com o cliente de e-mail

5 - Para que serve dominios virtuais e a conta postmaster ?

Dominios virtuais serve pra vc receber e-mails de outros dominios no mesmo MX. A conta postmaster é como se fosse a administradora do servidor de e-mails.

Agradeceu: 2
Agradecido 4 vez(es) em 4 Posts
Reputação: 0 RicardoPerin
RicardoPerin está offline  
Antigo 24-10-2007, 16:36   #3 (permalink)
Padrão

Obrigado pelas respostas, porém, fiquei com algumas dúvidas ainda. Seguem elas:

1 - Imap faz a sincronização de da caixa de entrada, pop baixa as mensagens do servidor. E qual que faz a autenticação de usuários ? (achei que fosse o imap)...

2 - sobre a resposta da pergunta 5 (Para que serve dominios virtuais e a conta postmaster ? Dominios virtuais serve pra vc receber e-mails de outros dominios no mesmo MX. A conta postmaster é como se fosse a administradora do servidor de e-mails. ) eu sou obrigado a criar a conta postmaster ? por que ?

3 - Ainda em relação a pergunta 5 e sua resposta, ainda nao ficou bem claro a respeito de dominos virtuais. Por exemplo, na minha empresa, eu teria apenas 1 domino configurado. Pelo que eu entendi, como eu não teria mais do que 1 dominio, eu nao precisaria configurar dominos virtuais, estou correto ?

Dedao está offline  
Antigo 25-10-2007, 08:36   #4 (permalink)
Padrão

1- Qualquer protocolo faz autenticação, tanto smtp, como pop/imap.

2- Na verdade não, vc pode configurar qualquer outra conta, ou criar um alias.

3- Por exemplo: o dominio do seu trabalho é dominio.com.br, mas vc pode criar um dominio virtual dominio.com no mesmo servidor, recebendo mensagens enviadas para ambos. Ficou mais claro???

Antigo 25-10-2007, 09:57   #5 (permalink)
Padrão

Hummm...acho q eu entendi agora a respeito de dominios virtuais...no caso, se eu tiver o dominio.com.br como dominio principal e criar o dominio virtual example.com.br eu vou ter um domino a mais em funcionamento, mas não vou precisar reconfigurar todos serviços como eu fiz quando eu configurei o domino.com.br (dominio principal). Acho q eh isso, neh...Se eu escrevi alguma coisa errada, me avisem.

[]s,
Renato

Dedao está offline  
Antigo 25-10-2007, 11:45   #6 (permalink)
Padrão

Esse é o caminho meu velho, pesquise mais a respeito para se interar dos detalhes....

Os seguintes usuarios agradeceram RicardoPerin por este post:
Dedao (25-10-2007)
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts