Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Linguagens de Programação > Programação > shell script
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

ajuda com script de backup

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 09-07-2008, 02:07   #1 (permalink)
Padrão ajuda com script de backup

Olá, eu tenho um script de backup do meu banco de dados firebird, nesse meu script, e ele está agendado para executar todo dia às 18h, ele faz um backup do meu banco usando o gbak, dpois compacta ele em zip, dpois faz uma cópia pro meu hd interno, dpois ele monta o zipdrive e copia pro zip, e dpois desmonta, e dpois monta meu hd usb, copia o backup, e dpois desmonta, o problema é que tem vez que eu tiro meu hd externo. ae o que acontece eh que ele tenta montar o hd externo e nao consegui ae pega e copia o backup para a pasta onde era para ser montado o meu hd usb.

Eu gostaria de saber como que eu coloco umas condiçoes do meu script para ignorar a parte de copia para o hd externo, caso o script nao consiga montar o hd externo....

ae está meu script:
Código:

#!/bin/bash
# Variavel com usuario e senha do firebird
set isc_user=SYSDBA
set isc_password=masterkey

echo ----------------- Iniciando Backup do Banco de DADDOS -----------------
cd /bd
gbak -user SYSDBA -pass masterkey -backup -ignore SUPREMA.FDB supremabkp-quinta-atual.fbk
zip -r supremabkp-quinta-atual.zip supremabkp-quinta-atual.fbk
rm /bd/supremabkp-quinta-atual.fbk
#inicia backup interno
mv -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sempassada.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sematrasada.zip
mv -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sempassada.zip
mv -f /bd/supremabkp-quinta-atual.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip
#finaliza backup interno
#inicia backup em zipdrive
mount /dev/sdb /media/drivezip
cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/drivezip/supremabkp-quinta-atual.zip
umount /media/drivezip
#finaliza backup em zipdrive

#inicia backup em hd externo
mount /dev/sdc2 /media/hdex
mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sematrasada.zip
mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip
cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip
umount /media/hdex
#finaliza backup em hd externo

echo ----------------- " Backup Realizado com Sucesso " -----------------

Agradeceu: 2
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 10 edileyoliveira
edileyoliveira está offline  
Antigo 10-07-2008, 05:42   #2 (permalink)
Padrão

Ediley,

é só fazer a seguinte alteração e deve resolver o seu problema:

Código:
if [ $? == "0" ]; then
    mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sematrasada.zip
    mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip
    cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip
    umount /media/hdex
fi

A resposta ajudou? Agradeça!

"Linux poses a real challenge for those with a taste for late-night hacking (and/or conversations with God)."
(By Matt Welsh)
Super Moderador

Distribuição: Gentoo
Agradeceu: 10
Agradecido 50 vez(es) em 48 Posts
Reputação: 42 galahad galahad
galahad está offline  
Os seguintes usuarios agradeceram galahad por este post:
edileyoliveira (10-07-2008)
Antigo 10-07-2008, 09:51   #3 (permalink)
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por galahad Ver Post
Ediley,

é só fazer a seguinte alteração e deve resolver o seu problema:

Código:
if [ $? == "0" ]; then
   umount /media/hdex
fi
i ae galahad, olha ae vc me ajudando d novo...rsrs, esse iniciantes no linux como eu eh foda neh..rsrs.... vou tentar aki, dpois falo se deu certo......

Antigo 11-07-2008, 11:12   #4 (permalink)
Padrão

Temos que ajudar esses iniciantes para depois eles poderem ajudar os próximos iniciantes, né?

Sempre um prazer ajudar.

"Linux poses a real challenge for those with a taste for late-night hacking (and/or conversations with God)."
(By Matt Welsh)
Super Moderador

galahad está offline  
Antigo 18-07-2008, 15:10   #5 (permalink)
Padrão

Ae demorei testar, pq irei me casar nesse final de semana e estava meio ocupado com os preparativos....rsrs mas hj arrumei um tempinho para testar e deu certo......mas me diga uma coisa.....essa mesma condição eu posso colocar ela pro zipdrive ou tenho que modificar algo?
e sei q naum tem mt aver com o tópico, mas como que eu faço para outro usuario sem ser o root poder montar o hd externo e zipdrive, pois eu criei um usuario, e fiz umas motificações para assim que esse usuario se logar no modo texto, iniciar um script de backup que eu criei, mas quando chega na parte de montar o zipdrive e o hdexterno ele naum continua de forma automática. eu pensei em colocar o comando sudo na frente do comando para montar, mas ae a pessoa que vai efetuar os backup tem que saber a senha root, coisa que eu naum quero, entende. alguem ae pode me ajudar?

Antigo 18-07-2008, 15:50   #6 (permalink)
Padrão

Parabéns pelo casamento!

Para esse usuário montar o zip drive e o hd externo você tem duas opções:

1) criar uma entrada no /etc/fstab para cada um dos dispositivos colocando a opção users na coluna de opções.

Ex.:
Código:
/dev/hdexterno   /mnt/hdexterno  auto  default,users,noauto 0 0
O problema com essa opção é que os usuários não vão conseguir desmontar o disco.

2) Criar entradas no sudoers (usando o visudo), para permitir a esse usuário a executar os comandos mount e umount como root sem senha. Lembre-se que a senha que o sudo pede não é a senha de root, mas sim a senha do usuário. No sudoers tem como você colocar para o usuário não precisar de senha e especificar qual(is) o(s) comando(s) necessários.

entradas no sudoers:

Código:
backup    ALL = (root) NOPASSWD: /bin/mount /mnt/hdexterno, /bin/umount /mnt/hdexterno, /bin/mount /mnt/zipdrive, /bin/umount /mnt/zipdrive
Com essa linha, você permite ao usuário backup executar como root os comandos mount e umount nos diretórios /mnt/zipdrive e /mnt/hdexterno, sem que precise digitar senha nenhuma, o que permite que você mantenha seu script automático.

Teste aí, qualquer problema é só falar.

(By Matt Welsh)
Super Moderador

galahad está offline  
Tópico Trancado

Tags
backup, bash script

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts