|
|
||||||
| Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Membros | Calendário | Pesquisar | Postados Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
|
Olá, eu tenho um script de backup do meu banco de dados firebird, nesse meu script, e ele está agendado para executar todo dia às 18h, ele faz um backup do meu banco usando o gbak, dpois compacta ele em zip, dpois faz uma cópia pro meu hd interno, dpois ele monta o zipdrive e copia pro zip, e dpois desmonta, e dpois monta meu hd usb, copia o backup, e dpois desmonta, o problema é que tem vez que eu tiro meu hd externo. ae o que acontece eh que ele tenta montar o hd externo e nao consegui ae pega e copia o backup para a pasta onde era para ser montado o meu hd usb.
Eu gostaria de saber como que eu coloco umas condiçoes do meu script para ignorar a parte de copia para o hd externo, caso o script nao consiga montar o hd externo.... ae está meu script: Código:
#!/bin/bash # Variavel com usuario e senha do firebird set isc_user=SYSDBA set isc_password=masterkey echo ----------------- Iniciando Backup do Banco de DADDOS ----------------- cd /bd gbak -user SYSDBA -pass masterkey -backup -ignore SUPREMA.FDB supremabkp-quinta-atual.fbk zip -r supremabkp-quinta-atual.zip supremabkp-quinta-atual.fbk rm /bd/supremabkp-quinta-atual.fbk #inicia backup interno mv -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sempassada.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sematrasada.zip mv -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sempassada.zip mv -f /bd/supremabkp-quinta-atual.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip #finaliza backup interno #inicia backup em zipdrive mount /dev/sdb /media/drivezip cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/drivezip/supremabkp-quinta-atual.zip umount /media/drivezip #finaliza backup em zipdrive #inicia backup em hd externo mount /dev/sdc2 /media/hdex mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sematrasada.zip mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip umount /media/hdex #finaliza backup em hd externo echo ----------------- " Backup Realizado com Sucesso " ----------------- |
![]() Registrado em: Apr 2008
Agradeceu: 2
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 10
![]() |
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Ediley,
é só fazer a seguinte alteração e deve resolver o seu problema: Código:
#inicia backup em hd externo
mount /dev/sdc2 /media/hdex
if [ $? == "0" ]; then
mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sematrasada.zip
mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip
cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip
umount /media/hdex
fi
#finaliza backup em hd externo
Frederico Freire Boaventura (Galahad) LPIC-II | MCP A resposta ajudou? Agradeça! "Linux poses a real challenge for those with a taste for late-night hacking (and/or conversations with God)." (By Matt Welsh) |
Super Moderador
![]() Registrado em: Jun 2008
Distribuição: Gentoo
Agradeceu: 10
Agradecido 50 vez(es) em 48 Posts
Reputação: 42
![]() ![]() |
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram galahad por este post: | edileyoliveira (10-07-2008) |
|
|
#3 (permalink) | |
|
Citação:
![]() i ae galahad, olha ae vc me ajudando d novo...rsrs, esse iniciantes no linux como eu eh foda neh..rsrs.... vou tentar aki, dpois falo se deu certo......
|
![]() |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Temos que ajudar esses iniciantes para depois eles poderem ajudar os próximos iniciantes, né?
![]() Sempre um prazer ajudar.
Frederico Freire Boaventura (Galahad) LPIC-II | MCP A resposta ajudou? Agradeça! "Linux poses a real challenge for those with a taste for late-night hacking (and/or conversations with God)." (By Matt Welsh) |
Super Moderador
![]() ![]() |
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Ae demorei testar, pq irei me
casar nesse final de semana e estava meio ocupado com os preparativos....rsrs mas hj arrumei um tempinho para testar e deu certo......mas me diga uma coisa.....essa mesma condição eu posso colocar ela pro zipdrive ou tenho que modificar algo?e sei q naum tem mt aver com o tópico, mas como que eu faço para outro usuario sem ser o root poder montar o hd externo e zipdrive, pois eu criei um usuario, e fiz umas motificações para assim que esse usuario se logar no modo texto, iniciar um script de backup que eu criei, mas quando chega na parte de montar o zipdrive e o hdexterno ele naum continua de forma automática. eu pensei em colocar o comando sudo na frente do comando para montar, mas ae a pessoa que vai efetuar os backup tem que saber a senha root, coisa que eu naum quero, entende. alguem ae pode me ajudar? |
![]() |
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Parabéns pelo casamento!
![]() Para esse usuário montar o zip drive e o hd externo você tem duas opções: 1) criar uma entrada no /etc/fstab para cada um dos dispositivos colocando a opção users na coluna de opções. Ex.: Código:
/dev/hdexterno /mnt/hdexterno auto default,users,noauto 0 0 2) Criar entradas no sudoers (usando o visudo), para permitir a esse usuário a executar os comandos mount e umount como root sem senha. Lembre-se que a senha que o sudo pede não é a senha de root, mas sim a senha do usuário. No sudoers tem como você colocar para o usuário não precisar de senha e especificar qual(is) o(s) comando(s) necessários. entradas no sudoers: Código:
backup ALL = (root) NOPASSWD: /bin/mount /mnt/hdexterno, /bin/umount /mnt/hdexterno, /bin/mount /mnt/zipdrive, /bin/umount /mnt/zipdrive Teste aí, qualquer problema é só falar.
Super Moderador
![]() ![]() |
|
|
![]() |
| Tags |
| backup, bash script |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Tutoriais/Backup/script-backup | wolski | WIKI | 1 | 17-06-2008 09:56 |
| Ajuda Script para BackUp | heavyzin | Mikrotik | 25 | 13-06-2008 12:07 |
| Script de Backup | ajsmit | Adm. em Geral | 1 | 21-04-2006 20:53 |
| Ajuda criar script recuperacao de backup!!! | mrsoliveira | Programação | 0 | 08-03-2006 11:03 |
| Script de Backup | aledr | Programação | 7 | 17-12-2005 17:41 |