Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Redes > Wireless
Fóruns Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar FotosBlogs Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

HotSpot em condomínio

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 27-07-2006, 08:53   #1 (permalink)
ijr

Agradeceu: 2
Agradecido 49 vez(es) em 47 Posts
Reputação: 175
ijr
Padrão HotSpot em condomínio

Tenho um orçamento para passar em um condomínio, onde os moradores querem acesso sem fio em suas casas.

Calculei que precisarei de aproximadamente uns 10-12 APs para cobrir com wireless todas essas casas. Desta forma cada um pega se notebook e navega.
Tudo será feito através de DHCP e não será necessário logar, será uma rede aberta, ou seja, não estaremos aqui discutindo sobre a parte de segurança.

Minha questão neste caso é de como montar/configurar a estrutura wireless:

Colocar todos em modo AP e fazerem intercomunicarem WDS?

Colocar tudo em AP e fazer um cabeamento para chegar com net até esses?

Pretendo usar o mesmo SSID, para permitir um roming, devo mudar os canais?

Toda ajuda será bem vinda.
ijr está offline  
Antigo 28-07-2006, 15:39   #2 (permalink)

Agradeceu: 3
Agradecido 1 vez em 1 Post
Reputação: 0
netwayy
Padrão Re: HotSpot em condomínio

eu tava pensando outro dia em uma solução como essa. Não tenho informações precisas sobre o funcionamento, mas tive como idéia, caso fosse uma área quadrada, colocar APs em cada extremidade fazendo uma área fechada, onde em um quadrado colocaria uma antena setorial ou mini setorial em cada cannto com um ap no modo WDS. Teria que saber dos fabricantes de antenas, qual seria a altura para colocar a antena de modo que o sinal fosse alcançado de qualquer parte do perimetro que voçê estabeleceu .... Seria uma forma de economizar com Aps.. Quando a os canais acho que seriam todos no mesmo canal com dhcp ativado para atribuir o ip automático..
Antigo 29-07-2006, 20:28   #3 (permalink)
do kill -9 $every;

Distribuição: Slackware, CentOS, Ubuntu
Agradeceu: 13
Agradecido 291 vez(es) em 244 Posts
Reputação: 444
sergio sergio sergio sergio
Padrão Re: HotSpot em condomínio

Bom já pensei muito nisso aqui... Só que minha idéia é fazer na cidade toda (olha a megalomania...huehuehuehueue... quero dominar o mundo!).

A idéia seria usar todos os APs ( de baixíssimo custo = realtek ) em ad-hoc com o Optimized Link State Routing protocol (http://www.olsr.org/) e como não quero perder tempo colocaria algum aprouter da vida ( pagaria a licença, pois cansei de sofrer... 8-) ), todos com antena omni de baixo ganho, uns 8 dbi, talvez menos, e todos os clientes também em ad-hoc com seus notes, palms, desktop com plaquinha wi-fi e boa.

Se via funcionar ou não é outra história, mas a idéia é essa. Quem quiser trocar idéia a respeito e estiver disposto a estudar o OLSR, poste aqui.

É impossível criar qualquer coisa a prova de imbecis - os idiotas são muito inventivos. (Lei de Murph)
sergio está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts