Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Redes > Wireless
Fóruns Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar FotosBlogs Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

- PoE - para quem entende de Eletrônica

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 06-01-2007, 09:01   #1 (permalink)

Agradeceu: 0
Agradecido 11 vez(es) em 8 Posts
Reputação: 0
evertonhorst
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para evertonhorst
Smile - PoE - para quem entende de Eletrônica

uma dúvida, esses dias copiei um circuíto PoE de um rádio que alcança até 60m. Achei legal a Idéia porém ela se torna cara, vou explicar como funciona:

Ele utiliza o transístor L7808 (Regulador de Voltagem) onde alimenta o radio com uma fonte de 18V pelo cabo de rede, antes do radio tem um circuíto com o transístor que vai regular a voltagem para 12V e assim liga no rádio, porém pelo que pesquisei, o L7808 regula para 8V a saída, estou certo ?

Bom, Só que este PoE deles acaba se tornando caro para fazermos aqui, pois compramos os rádios com fonte já de 12V x 1A e uma fonte de 18V custa hoje aqui R$50,00, aí eu pergunto:

Tem como fazer esse PoE com a mesma fonte de 12V do radio?, levando corrente por cabo de rede de 35m por exemplo a fonte
de 12V vai perder potência na chegada certo ? então, existe algum regulador de voltagem que eu possa utilizar para levantar o ganho da fonte novamente na chegada dos 35m, ou com capacitores ? assim eu posso utilizar a mesma fonte.

Hoje eu já utilizo um "PoE caseiro", até 15mt de cabo ele funciona bem utilizando a mesma fonte, no caso eu só "aumento" o cabinho dela pelo cabo de rede, na chegada do rádio eu ligo o "plug" dela e conecto no rádio.

em anexo a foto do PoE com transístor.

Abraços
Everton
evertonhorst está offline  
Antigo 06-01-2007, 09:27   #2 (permalink)

Agradeceu: 9
Agradecido 105 vez(es) em 102 Posts
Reputação: 197
tuxbrasil
Padrão

evertonhorst,
Você pode colocar um tranformadorzinho daqueles que vende em eletrocinica por R$10 e na saida dele que é 12v coloca um esquema de diodos e um capacitor que vai pra 18v.

Consultoria em Redes Wireless
E-mail: tuxbrasil@gmail.com
tuxbrasil está offline  
Antigo 06-01-2007, 11:27   #3 (permalink)

evertonhorst
Smile

Bom, como eu ja tenho a fonte de 12v, talvez nem precise passar para 18, posso somente compensar a perda na chegada do radio com uns capacitores então, com um cabo enorme deve chegar uns 500MA ao inves de 1000MA, com os capacitores derrepente podemos fazer essa tensão subir novamente.
Antigo 06-01-2007, 18:48   #4 (permalink)

Agradeceu: 1
Agradecido 30 vez(es) em 28 Posts
Reputação: 63
johnicar
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para johnicar
Padrão

que radios sao, eu usei os ovislink, alfa .. que sao fontes de 12 volts na verdade ela da 13,5 e ate 40 mts nao tive nenhum problema, alguns radios de 5V como zinwell e Dlink e que fica complicado usar acima de 10 mts. ahi so com uma fonte , mas nao da para usar o regulador da familia LM78XX ja que eles sao 1 A entao esquenta muito, ahi o jeito e usar um afonte chaveada.
johnicar está offline  
Antigo 07-01-2007, 09:30   #5 (permalink)

Agradecido 5 vez(es) em 5 Posts
Reputação: 29
Filipe-WVIRTUAL
Padrão

Capacitor algum aumenta a voltagem, pode observar que a voltagem só aumenta quando não tem consumo, quando existe consumo, no caso o rádio, o capacitor acaba servindo apenas de filtro contra pequenas oscilações de energia, pequenas mesmo.

Aqui utilizo PoE em meus rádios também. utilizo uma fonte de 1,5A 12V, na verdade ela tem saida de 14V pois dentro dela tem uma bateria de 7A dessas de alarme, na chegada do rádio não utilizo nenhum regulador, pois se eu alimentar um regulador L7812 com 12V ele vai sair 11V, então deixo tudo como está. Com esta bateria tenho autonomia de até 6h sem energia para um rádio. Tem pontos onde utilizo até dois rádios numa fonte só. com isso nunca mais tive problemas de rádios travando ou caindo.

Esta fonte da CS com bateria custa R$ 80,00 e é um no-break muito barato.

conecto até hub´s nela,
se o hub for de 7,5V coloco um L7808 e tá tudo resolvido até o hub fica no no-break.

ai segue o uptime de alguns rádios que desde que instalado o no-break nunca foi reiniciado e nem teve problemas de espécie alguma.

System
Uptime 41day:21h:13m:4s
Firmware Version v3.2.1.3.9eu
Wireless Configuration
Wireless Mode Infrastructure Client

Sistema
Nome do AP
Tempo Online 43day:18h:59m:54s
Versão do Firmware v7.0-ptbr
Wireless
Modo Infraestrutura Cliente
Banda 2.4 GHz (B)

Sistema
Nome do AP Ed Emmanuel
Tempo Online 42day:23h:17m:3s
Versão do Firmware v5.3-ptbr
Wireless
Banda 2.4 GHz (B)

Sistema
Nome do AP Europa
Tempo Online 15day:13h:30m:33s
Wireless
Banda 2.4 GHz (B)

System
Uptime 122day:12h:3m:47s
Wireless Configuration

essa semana vou colocar aqui algumas fotos do esquema
Filipe-WVIRTUAL está offline  
Antigo 07-01-2007, 14:03   #6 (permalink)

evertonhorst
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por johnicar Ver Post
que radios sao, eu usei os ovislink, alfa .. que sao fontes de 12 volts na verdade ela da 13,5 e ate 40 mts nao tive nenhum problema, alguns radios de 5V como zinwell e Dlink e que fica complicado usar acima de 10 mts. ahi so com uma fonte , mas nao da para usar o regulador da familia LM78XX ja que eles sao 1 A entao esquenta muito, ahi o jeito e usar um afonte chaveada.
johnicar, eu aqui utilizo radios AP Router (WR254 fonte 12V 1A), vc utiliza até 40mt sem nenhum componente ? direto na fonte ? Quanto aos reguladores LM 78XX, sei que aquecem, entao iria prendê-lo a um dissipador de alumínio para nao esquentar tanto, em anexo tem uma imagem mostrando !!

Outra coisa, as fontes q vem agora, sao tipo as de celular ! Eletronica, nao estabilizada.. tem algum problema será ?

Abraços
Everton
Miniaturas Anexadas
poe-para-quem-entende-de-eletronica-l7808-1.jpg  
Antigo 07-01-2007, 14:15   #7 (permalink)

evertonhorst
Smile

Citação:
Postado Originalmente por Filipe-WVIRTUAL Ver Post
Capacitor algum aumenta a voltagem, pode observar que a voltagem só aumenta quando não tem consumo, quando existe consumo, no caso o rádio, o capacitor acaba servindo apenas de filtro contra pequenas oscilações de energia, pequenas mesmo.

Aqui utilizo PoE em meus rádios também. utilizo uma fonte de 1,5A 12V, na verdade ela tem saida de 14V pois dentro dela tem uma bateria de 7A dessas de alarme, na chegada do rádio não utilizo nenhum regulador, pois se eu alimentar um regulador L7812 com 12V ele vai sair 11V, então deixo tudo como está. Com esta bateria tenho autonomia de até 6h sem energia para um rádio. Tem pontos onde utilizo até dois rádios numa fonte só. com isso nunca mais tive problemas de rádios travando ou caindo.

Esta fonte da CS com bateria custa R$ 80,00 e é um no-break muito barato.

conecto até hub´s nela,
se o hub for de 7,5V coloco um L7808 e tá tudo resolvido até o hub fica no no-break.

ai segue o uptime de alguns rádios que desde que instalado o no-break nunca foi reiniciado e nem teve problemas de espécie alguma.

System
Uptime 41day:21h:13m:4s
Wireless Configuration

Sistema
Nome do AP
Tempo Online 43day:18h:59m:54s
Wireless
Banda 2.4 GHz (B)

Sistema
Nome do AP Ed Emmanuel
Tempo Online 42day:23h:17m:3s
Versão do Firmware v5.3-ptbr
Wireless
Banda 2.4 GHz (B)

Sistema
Nome do AP Europa
Tempo Online 15day:13h:30m:33s
Wireless
Banda 2.4 GHz (B)

System
Uptime 122day:12h:3m:47s
Wireless Configuration

essa semana vou colocar aqui algumas fotos do esquema
Olá Filipe

será legal se voce poder postar foto do esquema, porém para nao tornar alto o custo do radio, minha idéia é utilizar a propria fonte 12V dele, só q tenho medo que nao funcione em cabos longos, por isso to pesquisando uma forma de dar um ganho nela na chegada ao rádio !

bom, sua fonte tem 500MA a mais do que as minhas, quantos metros ja utilizou no PoE ?

Abraços
Everton
Antigo 07-01-2007, 15:21   #8 (permalink)

Agradecido 5 vez(es) em 5 Posts
Reputação: 29
Filipe-WVIRTUAL
Padrão

Everton
na verdade minha fonte tem 7A mas se eu consumir tudo isso o carregador não vai dar conta, pois ele carrega a 1500mah.
Filipe-WVIRTUAL está offline  
Antigo 07-01-2007, 18:59   #9 (permalink)

Agradecido 30 vez(es) em 28 Posts
Reputação: 63
johnicar
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para johnicar
Padrão

na verdade as fontes weletronicas sao reguladas,eu uso as que sao 12v tipoa do alfa , ovislink, e wrap254 direto , sem reguladorate uns 35 40 mts na maioria das instalacoes nao pasa de 25, ja que a perda e de 1,5 v aprox, ja as que sao eletronicas a fonte da 12 v mesmo, entao eu nao sei nos wrap que voltagem minima ele nesesita, os ovislink eu abri e ele tem outro regulador interno para 9 V entao eses funcionam sem problemas, mas a terminando se vc tem conhecimento de eletronica e so desmontar a fonte chaveada e modificar para que fique em 13,5 aprox, caso nao, me mande uma foto desas fontes que vejo como modificar. A modificacao e apenasa troca ou alteracao de um resistor.
johnicar está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts