• IPv4 Disponível Abaixo de 10%

    Recentemente, um total de 16.777.216 números de IP foram atribuídos para a Asian Pacific Network Information Centre para uso de seus usuários. Alguns endereços de IP veneráveis como 1.1.1.1 e 1.2.3.4 já foram oficialmente associados para teste ao registro temporário, como parte do projeto DEBOGON [2]. Os maiores blocos de endereços, o 1.0.0.0/8 e 27.0.0.0/8, foram escolhidos de acordo com uma decisão do próprio ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) [3], para atribuir os endereços de IP menos-desejáveis que estejam restando, diretamente (e primeiramente) para os maiores registros regionais, reservando os blocos de endereços mais desejados para os usuários de Internet da África e da América Latina, ao invés da América do Norte, Europa e Ásia.


    Em outras palavras, das 256 maiores redes em IPv4, apenas 24 blocos de rede ainda estão sem alocação na faixa global livre. E muitas das redes restantes já foram afetadas (eu diria contaminadas) por usuários que tratam os endereços de IP "RESERVED" como "freely available" apenas para seu próprio uso em suas redes internas. Este tipo de alocação foi inclusive previsto no relatório sobre a projeção de consumo de endereços IPv4. E esse mesmo relatório tem feito estimativas contínuas e acuradas da exaustão global do pool de endereços IPv4 para 2011, e a exaustão regional para 2012. Então, sua intranet empresarial está utilizando qualquer um desses endereços não-oficiais em suas redes privadas?

    O "interessante" de tudo isso é que, no meio de toda essa crise, ninguém faz nada para sair desse barco furado, e preferem navegar com ele até o final: até afundar. Quando não restarem mais endereços IPv4 disponíveis, teremos paralisações do mercado, que conseqüentemente se refletirão nos serviços aos consumidores. E no final, por incompetência do mercado, teremos uma catástrofe.


    Saiba Mais:

    [1] Slashdot: http://tech.slashdot.org/story/10/01...ated?art_pos=2
    [2] DEBOGON: http://www.ris.ripe.net/debogon/
    [3] ICANN: http://www.icann.org.br/
    [4] Relatório sobre o IPv4: http://www.potaroo.net/tools/ipv4/index.html
    Comentários 5 Comentários
    1. Avatar de jondavy
      jondavy -
      nossa e agora..!!!
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Citação Postado originalmente por jondavy Ver Post
      nossa e agora..!!!
      Agora...? Estamos ferrados :-D Como sempre o mercado prefere exaurir seus recursos e ir de cabeça para o problema até o fim. E enquanto tiver de sofrer com isso, migrar todos os problemas para o elo mais fraco da corrente... o usuário, o cliente, o consumidor. E se todos fizerem isso, nunca serão vistos como má administradores, ou mesmo intencionalmente prejudiciais, mas sim, vão ver toda a situação como uma "fatalidade coletiva do mundo moderno". Enquanto formos o elo mais fraco da corrente, as empresas e sistemas financeiros, nunca vão deixar de serem como os nossos conhecidos vírus: destruir e se multiplicar até que acabem os recursos... e depois encontrar outro lugar para continuar o mesmo ciclo de destruição (e viva o Santo Agente Smith :-D.

      Temos já a muito tempo o IPv6 disponível para uso. A muito tempo que nossos computadores, interfaces de rede e sistemas operacionais, já trabalham com IPv6. E um dos grandes culpados de não termos até hoje migrado, são as empresas fabricantes de todos os equipamentos e infra-estrutura de dados de nosso mundo. E como vocês perceberam, esse tipo de comportamento de nossa "sociedade" não se restringe somente aos endereços de IP... vemos esse mesmo tipo de "problema" (melhor dizendo: comportamento) em outras áreas de mercado como os combustíveis fósseis, industria automobilística, etc.
    1. Avatar de osmano807
      osmano807 -
      Creio que IPv6 não atenderá a grande maioria. Talvez irão criar outro padrão, derivado do IPv4, somente aumentando a capacidade de endereçamento.
    1. Avatar de sbraitti
      sbraitti -
      Acho que a chance disso acontecer é menor que 0.000001% =D
      Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
      Creio que IPv6 não atenderá a grande maioria. Talvez irão criar outro padrão, derivado do IPv4, somente aumentando a capacidade de endereçamento.
    1. Avatar de claudiomar
      claudiomar -
      Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
      Creio que IPv6 não atenderá a grande maioria. Talvez irão criar outro padrão, derivado do IPv4, somente aumentando a capacidade de endereçamento.
      Como assim não atenderá a grande maioria ?

      Dê uma lida sobre IPV6(wikipidia) , IPV6 - IPv6.br e Guia do Hardware.net
      Um abraço !!!
    + Enviar Comentário