• Google Android Ultrapassa Vendas do iPhone nos EUA

    De acordo com analistas de mercado da Nielsen, as vendas de dispositivos embarcados com o sistema operacional Android do Google acabam de ultrapassas o iPhone da Apple em todo o território norte-americano. Mas essa análise não envolve as vendas do mais recente gadget de telefonia móvel da empresa de Steve Jobs, o iPhone 4. De acordo com os dados mais recentes compilados pela Nielsen, os handsets com o sistema operacional Android somam 27 por cento de todas as vendas de smartphones nos Estados Unidos. Já o mercado do iPhone da Apple, representa uma fatia de 23 por cento.

    Entretanto é interessante notar que a Nielsen resolveu não levar em conta as vendas do iPhone 4, que foi lançado em junho deste ano de 2010, e rapidamente se tornou o maior recordista de vendas da Apple. E a pergunta que fica é: op quanto iria pesar a favor da Apple a inclusão das vendas do iPhone 4 nesta análise? Será que os smartphones com Android continuariam na frente?

    Muitos acreditam que essa possa ser uma manobra de marketing para promover o Android e acirrar a briga nesse que é um mercado altamente disputado. Para se ter uma idéia, o líder de mercado ainda continua a ser o BlackBerry da RIM (Research In Motion). Esse popular gadget é preferência de smartphone entre os americanos, sejam eles para uso profissional ou doméstico. O BlackBerry possui 33 por cento da fatia de todo o mercado de smartphones.

    No entanto, a crescente popularidade do sistema operacional Android do Google embarcado em smartphones é impressionante. Tanto que especialistas da indústria afirmam que um dos pontos-chave é o preço competitivo do aparelhos, já que o sistema operacional é gratuito. Outro ponto de destaque fica para a grande variedade de aparelhos disponíveis, de várias empresas no mercado de telefonia móvel. Enquanto o iPhone e o BlackBerry são exclusivos e limitados a sua própria empresa desenvolvedora, o Android é livre para qualquer companhia do ramo iniciar seus negócios com telefonia móvel, sem precisar se preocupar com um investimento muito alto investimento na área de software, dedicando-se quase que exclusivamente a fabricação de hardware.

    Analistas da Canalys, outra empresa do setor, estima que as vendas de dispositivos com Android tenham crescido 886 por cento neste último ano. E completando as vantagens dos gadgets com android, a Nielsen detectou altos níveis de satisfação dentre seus usuários, com 71 por cento desse público afirmando que pretendem adquirir outro dispositivo com Android, no futuro.

    Entretanto, 89 por cento dos usuários do iPhone afirmaram que estão plenamente satisfeitos com seu gadget, e poderiam comprar outro iPhone na possibilidade de atualizar seu handset.

    Já os proprietários do BlackBerruy, mesmo com o domínio de mercado, ao serem questionados se comprariam outro BlackBerry no futuro, informaram que não teriam interesse em adquirir um outro BlackBerry, mas sim um dispositivo móvel rodando o sistema operacional Android do Google, ou até mesmo um iPhone da Apple. O motivo? De acordo com os usuários do BlackBerry, o motivo para tamanha insatisfação seria a falta de apps de interesse no gadget da RIM, além de problemas com a navegação nesses dispositivos.

    A RIM afirma que com o lançamento do sistema operacional BlackBerry OS 6, muitos desses problemas poderão ser suprimidos. Outra tática da companhia será o lançamento de um tablet, o BlackPad, que será concorrente direto do iPad da Apple e estará disponível no mercado ainda neste ano.


    Notícias Relacionadas:

    - BlackPad: RIM na briga pelo Mercado de Tablets
    - Microsoft Investindo em Tablet para Concorrer com iPad


    Links de Interesse:

    - Google Android sales overtake iPhone sales in US