• Nexenta Core Platform 3.0 RC3

    Foi publicado durante esta semana, um terceiro Release Candidate para o Nexenta Core Platform 3.0, o que tudo indica que seja o último antes de ser lançada a versão final. Ele é baseado no Ubuntu 8.04 "Hardy Heron", além de associar o kernel do OpenSolaris com os componentes do Ubuntu, integrando as funcionalidades do Solaris como o sistema de arquivos ZFS (ZettaByte File System). Com bases no OpenSolaris build 134 +, este terceiro Release apresenta muitas correções de falhas encontradas na versão anterior.



    A versão em desenvolvimento apresenta suporte para o arquivo de deduplicação ZFS (para a eliminação de dados duplicados no sistema) e adiciona mais de 13.000 pacotes no repositório. Houve também a implementação de atualizações que englobam os pacotes Binutils, Coreutils, o compilador GCC, as linguagens Perl, Python e Ruby, além das bibliotecas Gt e GTK, além da adição de suporte SMF para aplicações como Apache, MySQL, PostgreSQL e Exim.

    Cumprindo um procedimento habitual, os desenvolvedores do Nexenta pedem aos usuários que façam suas avaliações para a versão lançada e relatem a ocorrência de falhas que eventualmente sejam encontradas. Outras informações sobre o lançamento podem ser vistas no anúncio oficial e no changelog NCP3 RC3. O núcleo Nexenta Platform apresentou a sua última versão estável em maio do ano passado, que foi a versão 2.0.


    Saiba Mais:

    [1] Nexenta Core Platform 3.0 RC3: http://lists.sonic.net/pipermail/gnu...ly/001520.html
    [2] Download do Nexenta Core Platform RC3: http://www.nexenta.org/projects/site...wnloadUnstable