• Oracle Atrai Críticas em Relação à JCP

    A abordagem da Oracle em relação ao Java Community Process (JCP), organização responsável pela padronização do Java, tem sido bastante criticada pelos desenvolvedores. Sua preocupação foi motivada pela eleição para o comitê executivo do JCP (CE) que está atualmente em curso. Os membros da JCP tem até o dia 01 de novembro para votar e eleger a composição da CE, que muda anualmente.

    Stephen Colebourne, um membro da JCP e Apache, tem por exemplo, criticado a Oracle pelo fato da companhia propor que a Hologic seja um membro da comissão. Colebourne congrega da opinião de que uma "série conjunta" Oracle / Hologic sugere que a Hologic não seria uma voz independente na comissão. Ele também duvida da capacidade da Hologic para representar o "C" no JCP. A companhia desenvolve tecnologias para o setor de saúde.



    Atual membro do comitê executivo, Doug Lea, que é um conceituado professor da Universidade de Nova York, manifestou decepção em relação aos rumos tomados pela JCP. Lea acredita que já não tem credibilidade como um organismo de normalização e especificação. Em uma carta aos membros da CE, Lea afirma "que não é mais útil um papel para um representante independente da comunidade acadêmica e de pesquisa no comitê". Ele também acredita que enquanto a Sun utilizava o JCP como um órgão regulador para impulsionar a inovação, desde que a Oracle assumiu parte da Sun, tornou-se um "organismo de aprovação de iniciativas apoiado pela Oracle".

    Lea também é cético quanto ao fato de que a Oracle nunca vai fornecer os kits de teste de compatibilidade para implementação em Java Apache Harmony, que o projeto Apache precisa para ser totalmente compatível com o Java da Oracle.


    Saiba Mais:

    [1] Java Community Process: http://jcp.org/aboutJava/communitypr...ions/2010.html
    [2] Comitê Executivo JCP: http://gee.cs.oswego.edu/dl/html/jcp22oct10.html