• Possíveis Ameaças de Segurança para 2012

    Devido a grande utilização de dispositivos móveis, a proliferação de aplicações e o crescimento do cloud computing estão proporcionando muitas inovações comerciais e benefícios sociais. Entretanto, esse universo cada dia mais conectado, traz uma série de novos desafios e diversos riscos referentes a segurança. Segundo uma pesquisa relacionada a violação de dados realizada este ano, o número de ataques triplicou nos últimos 5 anos, fazendo-se necessário ajustar a balança risco/segurança, de maneira prioritária. Isso serve tanto para o público consumidor quanto para os ambientes corporativos.

    A partir dessa idéia, a equipe responsável pelo estudo recomenda que o mercado procure se preparar contra o contínuo crescimento no número de aplicativos maliciosos para dispositivos móveis; ficar alerta quanto aos criminosos, que atacam e infectam lojas de aplicativos de smartphones e tablets; ter maior atenção a conectividade demasiada levando a maiores desafios de privacidade e segurança; enfrentar novos riscos de ataque aos serviços públicos de saúde digitalizados, especialmente nos Estados Unidos e na Europa e outros tipos de ocorrências que possam afetar negativamente a área da segurança da informação.

    Foram ressaltados também, os fatores positivos para a segurança em 2012, como o aperfeiçoamento e implementação dos "scoring systems", para garantir as novas aplicações desenvolvidas e a evolução dos sistemas "smart grid".


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=12116