• A interminável Briga entre Google e Apple

    Até a versão corrente do Safari móvel, o Google era o sistema de buscas padrão. Quando você queria efetuar uma busca sobre algum assunto, você digitava o texto da busca e, imediatamente, clicava no botão com o logotipo do "Google". Só que agora não mais. Antes considerados amigos, atualmente o Google e a Apple andam soltando faíscas entre si. E isso já dura meses. A briga parece ter começado com a Apple, com duas grandes investidas. A primeira foi sua rejeição ao app Google Voice na App Store. A segunda, foi a descida do CEO Eric Schmidt do corpo de diretores da empresa. O motivo? provavelmente não gostou de ver seu parcerio entrar diretamente no mercado de smartphones com o Android, e seu posicionamento de desafio ao iPhone da Apple.

    A empresa de Jobs porém não parou por aí, e recitou o mantra do Google "Don't be Evil" em sua apresentação do iPad, e até continuou seus ataques de forma indireta, ao processar a fabricante de dispositivos móveis HTC, por violação de patente. O mais estranho é que ambas as empresas ainda continuam a trabalahr juntas em muitas iniciativas, mesmo tendo ujm embate novo a cada duas semanas. E a última cartada foi da Apple.

    Sabemos que a palavra "Google" está enraizada no mundo da informática em quase a totalidade dos países em nosso mundo. A mesma palavra já é referenciada como verbo nos Estados Unidos, quando muitos a utilizam da seguinte forma: "Did you Google it?". Ao longo dos anos o Google conseguiu ser líder absoluto na Internet, a ponto do nome de sua empresa virar sinônimo de "Busca". E isso vale para a versão corrente do Safaro, onde o Google ainda é o motor de buscas padrão, ao clicar no botão de nome "Google".

    Porém, no novo sistema operacional iPhone OS 4, o botão "Google" foi substituído por um botão com um nome mais genérico "Search" ("Busca" em português). Isso pode significar que a Apple esteja realmente tentando um acordo com a Microsoft, para que o Bing seja o sistema de buscas padrão dos novos modelos do iPhone? Ou é apenas um passo inicial, para retirar de forma direta a associação de buscas via Internet com o nome da empresa Google, deixando assim, de efetuar propaganda gratuita para sua rival?

    Temos de lembrar que a Microsoft recentemente poderá mudar completamente sua estratégia de mercado apra dispositivos móveis, com seu projeto Pink. E se isso acontecer, e a Apple realmente escolher utilizar o Bing como sistema de buscas padrão, poderá estar pulando da frigideira para o fogo, por dois grandes motivos: o primeiro é que o projeto Pink é colmo o projeto Android, e está chegando com o intuito de abocanhar a maior fatia de mercado de dispositivos móveis qeu conseguir; e segundo, em relação ao uso pelos internautas, o Bing nem se compara com a parcela esmagadora de usuários que utiliza sempre o Google como principal mecanismo de busca. E essa última, pode influenciar negativamente seus usuários na escolha de seu novo iPhone (a chegar em meados de 2010).

    Outra possibilidade interessante, é que a próxima safra de iPhone e iPod Touch ainda não venha embarcada com o novíssimo iPhone OS 4, que parece ainda estar em versão Beta, o que poderia prejudicar a funcionalidade de seus dispositivos, com o uso de um sistema operacional ainda em desenvolvimento. Isso afetaria grademente o mercado da Apple. É claro que a empresa de Jobs poderá simplemsnte implementar essas pequenas modificações no atual OS 3.2 (que o iPad já usa), como atualização ao atual sistema operacional embarcado no iPhone (versão 3.1.3).


    Notícias Relacionadas:

    - Novidades do iPhone OS 4
    - Novo MacBook Pro à Caminho
    - Pink: Novo Smartphone da Microsoft
    - iPad de 500 tem Custo de produção de 260
    - Apple Lança iPhone OS 4 Dia 17
    - Conheça o HP Slate, o Tablet matador de iPad


    Links de Interesse:

    - Should Apple ads now target Google?
    - Apple removes "Google" branding on Mobile Safari in iPhone OS 4
    - Apple removes Google branding from iPhone OS 4 search