• Apple Lança iPhone 4

    Essa notícia vem direto do WWDC 2010, a World Wide Developers Conference: a Apple acaba de anunciar oficialmente o lançamento do iPhone 4, embarcado com o novíssimo sistema operacional iPhone OS 4. Depois de muitos rumores, vazamentos de informação, e até a perda de um protótipo do iPhone 4 (que caiu nas mãos do pessoal do Gizmodo), finalmente temos o anúncio oficial pela apresentação do próprio Steve Jobs. O próprio Jobs descreve a nova versão do iPhone como "sem dúvida, a coisa mais precisa e uma das coisas mais bonitas que já fizemos".

    De acordo com a apresentação, o novo iPhone terá espessura menor que 1 centímetro (para ser exato, 9,3 milímetros), sendo praticamente 24 porcento mais fino que a atual versão do iPhone (3GS) presente no mercado. Uma das grandes novidades desse novo modelo é a presença de duas câmeras digitais, uma na frente e outra atrás do aparelho. A câmera frontal servirá para a realização de vídeo-chamadas, e a posterior para fotografias e filmagens que o usuário desejar realizar.

    Esse modelo é muito semelhante ao protótipo que foi parar nas mãos do pessoal do Gizmodo, inclusive pela presença dos botões laterais do aparelho, sendo dois botões de controle de volume, e um botão mute. O pequeno possante também possui um segundo microfone, localizado no topo do aparelho, destinado ao cancelamento de ruídos. Outra novidade é a padronização com o iPad. O mesmo vem com um slot Micro-SIM, assim como o tablet da Apple.

    O iPhone 4 virá com três antenas distintas embarcadas no aparelho: uma para Bluetooth, uma para Wi-Fi e GPS, e uma última antena para UMTS e GSM. Realmente ninguém vai poder reclamar da capacidade multi-conexão desta nova versão do smartphone. O display é inovador, e vem com uma nova tecnologia que confere maior precisão para o iPhone. Para ser mais preciso, a nova tela possui 326 pixels por polegada quadrada, sendo o dobro da resolução do iPhone 3GS, que possuía apenas 163 pixels por polegada quadrada.

    Mas o iPhone não aumentou em largura, ou altura, por conta da nova tela. Continua com as mesmas 3,5 polegadas diagonais, mas agora com resolução de 960 por 640 pixels, o que confere ao novo modelo, quatro vezes mais resolução que o iPhone 3GS. Acha pouco? O contraste também vem melhorado, agora com 800:1. Isso significa também 4 vezes mais contraste que o modelo anterior. Como anunciado na Conferência, ele usa a tecnologia IPS, igual ao iPad e iMac, permitindo maior fidelidade de cores, brilho, e visão angular.

    Para não deixar de ser, o novo iPhone também vem embarcado com o processador A4, de 1GHz de clock. O A4 é pequeno e ótimo no gerenciamento de energia. Houve mudanças no design interno, assim como o Gizmodo havia anunciado com a dissecção do protótipo do iPhone. Muito foi feito para se liberar espaço para uma bateria maior, que junto do novo hardware, permite uma autonomia de 5 a 7 horas de conversação, 6 horas navegando via conexão 3G, 10 horas de navegação via conexão Wi-Fi, até 40 horas de música, ou 300 horas de standby (o que, neste último caso, equivale a 12 dias ininterruptos sem precisar recarregar o aparelho).

    Para os amantes do meio-ambiente, o novo iPhone é livre de arsênio, BFR, mercúrio, e PVC, além de ser feito de materiais recicláveis. Quanto ao seu armazenamento de dados, a capacidade continua a mesma do iPhone 3GS, com seus 32GB em disco de estado sólido (SSD - Solid State Device), e inclui uma rede quad-band HSPDPA/HSUPA com capacidade máxima para 7.2Mbps de download e 5.8 Mpbs de upload.

    Se o iPhone já estava crescendo em aceitação no mercado (principalmente o corporativo), com essa nova versão, vai ser capaz de abocanhar mais uma boa fatia dos seus concorrentes. principalmente dos modelos mais recentes, lançados por companhias como a Nokia e a Microsoft.


    Notícias Relacionadas:

    - Protótipo do iPhone 4G Desvendado
    - Novidades do iPhone OS 4