• Apple Utilizando Tecnologia da Liquidmetal

    Essa notícia é para todos os nerds de plantão! A Apple adquiriu uma licença de utilização de uma propriedade intelectual desenvolvida pela Liquidmetal Technologies, que deverá ser aplicada em seus futuros portáteis, como sua linha "unibody" de MacBooks. A divulgação foi feita em um SEC (Securities and Exchange Commission) na semana passada, em presença da Liquidmetal Technologies. A subsidiária IP da Liquidmetal concordou em fornecer a Apple uma "licença exclusiva, perpétua, global, totalmente paga, para poder comercializar tal propriedade intelectual no campo de produtos de consumo de eletrônicos, em troca de uma taxa de licença".

    Essa é a política da Liquidmetal quando licencia suas patentes para uso industrial, e não um acordo "fora dos padrões" com a Apple. Por sinal, a Liquidmetal afirma que seu material licenciado para a Apple, combina as propriedades do plástico com a ultra-rigidez dos metais. Por sinal, o site da empresa proclama que "Essa combinação única de propriedades superiores no domínio da alta-resistência dos metais e a fabricação característica dos plásticos, posicionam a família de ligas da Liquimetal como o novo paradigma em ciência dos materiais". E continua afirmando que "Esse material revolucionário irá permitir aplicações que transformar a tecnologia obsoleta atual baseada em materiais, do titânio ao plástico".

    Pelo que afirmam, a modéstia é pouca se comparada a real capacidade de suas tecnologias em materiais. E com a Apple "investindo" na modernização de seus produtos, fará a Liquidmetal alcançar as alturas no mercado tecnológico do "homem comum". Afinal, se a empresa for esperar que usem seus materiais para construir apenas naves espaciais, vai morrer na falência.

    Com isso, o uso das ligas disponibilizadas pela Liquidmetal para a Apple, permitirá a empresa da maçã alcançar um novo estado-da-arte em seus produtos, a medida que constrói mais e mais dispositivos em "peças únicas de metal", sejam elas em alumínio, titânio, ou qualquer outro metal presente na tabela periódica - que não seja danoso para o manuseio humano, é claro :-D A Apple está empolgada com essa nova "aquisição", e refere-se a essa tecnologia como "unibody", ou "corpo único", na qual clama oferecer grande dureza e durabilidade, sempre associado a redução de peso de seus produtos. Para se ter uma idéia da seriedade desse tipo de investimento pela Apple, ambos os MacBook Pro de 17 polegadas lançados no final de 2009 já utilizam encapsulamento plástico.

    Ainda com a Liquidmetal, a empresa afirma que "Uma das características mais originais das ligas da Liquidmetal está na disponibilidade de suas propriedades mecânicas superiores na forma de moldes". Ela prossegue dizendo que "Esse é um nítido contraste para com os metais convencionais, onde as formas possuem propriedades mecânicas inferiores se comparados as formas forjadas, o que limite a fabricação de design intrincados e sofisticados".

    A companhia também afirma que a solidificação das ligas da Liquidmetal apresentam características fundamentais que as distinguem do processo ordinário de solidificação de metais. E isso se deve a falta de uma fase de transformação do metal derretido até seu estado de solidificação. Além disso, as ligas da empresa possuem um ponto de fusão relativamente baixo se comparado aos pontos de fusão de seus constituintes metálicos isolados. Como resultado, é possível fabricar essas ligas da Liquidmetal em designs sofisticados e intrincados sem o gasto exorbitante de um processo de pós-acabamento.


    Notícias Relacionadas:

    - Rumores Quentes sobre o iPhone da Verizon
    - T-Mobile Será a Primeira a Comercializar o BlackBerry Curve 9300 3G
    - Os Motivos para a Demissão de Papermaster da Apple
    - Apple Correndo Atrás do Prejuízo com Patch para iPad e iPhone
    - A Grande Oportunidade da Apple


    Links de Interesse:

    - Apple Licenses 'Liquidmetal' Supertough Alloy