verso		data 		correo / implementado

0.1 		19/1/2010	

0.2		25/1/2010	implementado opo de nomear interface dos links

0.3		25/1/2010	correo na hora de gerar cdigo em ip router, no ra definido as rotas dos links	

0.4		25/1/2010	implementado opo para link ADSL 
				OBS:  preciso verificar o cdigo gerado para link ADSL pois, peguei o cdigo no UnderLinux e pode estar errado

0.5		27/1/2010	implementado opo para gerar cdigo dns

0.6		01/04/2010	Implementado 
					regras para criar interfece PPPoE para ADSL
					regras para bloqueio de DNS Reverso
					Regras para bloquear o Tracert
					Modificao da janela de informaes dos links
					regras para DNS sttico com nome da empresa
					organizao do cdigo gerado para uma melhor compreeno

0.7		01/04/2010	Correo 
					/ip firewall mangle = estava gerando a configuracao na interface dos links ao inves de gerar na ether dos clientes, obs do RodrigoDj.

0.8		05/04/2010	Correo / implementao
					Baseado no Usurio gsiena no Underlinux:
					em /interface pppoe-client , setar como no as opoes add-default-route e use-peer-dns , 
					pois as mesmas interferem nas rotas e dns setados pelo codigo gerado.

					Criar uma regra pra direcionar o trafego https (porta tcp 443) para a rota principal (esta regra deve ficar antes das regras do balanceamento PCC)
					(/ip firewall mangle add action=accept chain=prerouting comment="HTTPS FORA DO LOADBALACED" disabled=no protocol=tcp dst-port=443 in-interface=ether1)
					
					Mudar a politica de balanceamento de=both-address para=both-address-and-ports , acho que esta ultima divide o trafego mais uniformemente.

					Foi adicionado comentrio na maioria dos cdigos geras para que um script pudesse abilitar ou desabilitar algum link que estivesse com problemas,
					isso ajuda muito pois evita vc ter que gerar um novo cdigo s para tirar um link.
					OBS: o ponto negativo  que o comentrio ocupa uma linha a mais no MK, deixando com a impresso de vrias linhas de cgigo "lixo".

0.9		06/04/2010	Correo / implementao
					Baseado no Usurio gsiena no Underlinux:
					1 - Pequeno erro de gramtica, Link Dedicado / Link rotiado ADSL , trocar "rotiado" para "roteado"
					2 - Quanto aos comentarios/scripts , basta que sejam feitos apenas no menu /ip route , Quando um pacote  direcionado para uma routing-mark cujo link esteja down, automaticamente vai para a rota padrao (rotas padrao sao aquelas que nao tem routing-mark setada), No  nescessrio desabilitar regras em qualquer menu do /ip firewall , apenas em /ip route se desabilitar uma regra de um link inativo, automaticamente vai para o proximo link ativo.
					3 - Em /ip firewall mangle, trocar tudo onde tem: chain=input para chain=prerouting (dica retirada de NetworkPro on Combining NATed Links - MikroTik Wiki ), fiz isso aqui e melhorou ligeiramente o balanceamento, e ainda torna possivel acessar o Mikrotik LoadBalance externamente atravs de qualquer link ativo, mesmo que outros links estejam down.
					4 - /ip firewall mangle add action=accept chain=prerouting comment="Link1" disabled=no dst-address=200.199.200.2/26 in-interface=ether1
					Nesta regra, em dst-address , esta adicionando o endereo ip , o correto seria adicionar a network do link em questao... ex: 200.199.200.0/26
					5 - A opao check-gateway=ping nao tem efeito em links adsl bridge (onde o gateway  diretamente a interface pppoe-client) , ento pode ser removida essa opo para links adsl bridge.

1.0		28/04/2010	implementao
					1	Opo de gravar / carregar configurao para posteriormente re-utilizar
					2	opo de alterar / deletar configuraes
					3	opo de escolher quais funes gerar "per-connection, tracert, loopback, dns statico, etc"
					4 	foi adicionado opo para que o mk repace dns "resoluo de nomes"

1.1		30/04/2010	correo 
					ao carregar configuraes salvas e depois gerar o cdigo, o per-connection estava gerando errado, e no contabilizando o menor link "OBS do colaborador rogerioDJ"

1.2		14/06/2010	correo 
						Com base no Post de Eduarlei no site Underlinux.com.br, foi corrigido um erro na hora de gerar o cdigo MK, nas funes de script onde o mesmo gerava a chamada disable=yes onde o mesmo deveria ser disabled=yes

1.3		21/07/2010	Implementao
					1	Com base no Post de Eduarlei no site Underlinux.com.br, foi adicionado uma funo para loopback por link e no somente por rota padro.
						esta funo para ser possivel foi adicionado uma janela onde pode ser adicionado os endereos para loopback de cada link.
						OBS: toda a estrutura do programa foi modificada e desde j, aviso que tem um problema na hora de deletar um registro:
						o sistema funciona como decendentes "filho, pai, avo,etc"
						neste caso: 
							Rede -> 
								DNS -> reverso
								Link ->
									loopback->

						o problema de excluso est justamente ai, caso eu exclua o link, os loopback para o mesmo no  excluido
						caso eu exclua uma rede os dns reverso, links, loopback no sao excluidos, e aparentemente vai ser excluido mas
						ao usar a posio de registro excluido o itens no excluidos vo aparecer como sendo do registro atual.
						portanto, ao excluir algo exclua os decendentes do mesmo primeiro.
						j estou estudando este erro para solucionar o mesmo.
					2	Foi adicionado uma janela onde pode-se cadastrar quantos dns reversos desejar. 


				 
					
				