Ok, fazer fotocópia de um livro (vulgo "xerocar") não resolve. Ainda tem um preço e, acima de tudo, é pirataria, pois a licença dos livros impressos, justamente em virtude de seu alto custo de produção, não permite que sejam copiados. Se as universidades seguissem à risca essa premissa, ou seríamos todos presos, ou não poderíamos mais dar aulas, já que os alunos não teriam acesso às leituras obrigatórias.
Já conheci de perto um aluno de medicina que foi ameaçado de ter que desistir do curso porque não podia pagar o livro obrigatório de uma determinada disciplina. O livro, hoje, custaria uns 300 ou 400 reais e o professor somente aceitava a última edição (reciclagem? que nada...).
O conhecimento que estes livros contém, de fato são valiosos, mas será que este valor deve ser medido em cruzeiros ou dólares? Eu quero lançar um livro para poder partilhar conhecimento... isso deveria ter um custo?
Bom, digamos que seja impossível fazer esse livro sem ter uma editora por trás. Será que não seria possível fazer uma edição online a baixo custo? Pense bem, na nossa área fazer mais de mil exemplares é quase uma loucura, raríssimos livros justificam isso... Mil exemplares significam um custo muito alto por exemplar. Se eu fizer 500, o valor aumenta um pouco. Mas e se eu fizer 500 e também vender uma edição online, ou em CD, não conseguiria um custo muito menor pela cópia vendida?
Ah, falamos em outro artigo sobre o problema das cópias vendidas sem direito de replicação.... Qual o interesse em fazer isso se todo mundo copia? Qual o interesse em proibir o xerox se todo mundo xeroca?
Eu quero que meu livro esteja disponível digitalmente, quero que seja licença Creative Commons. Eu vou discutir isso com minha editora. Mas devo admitir um detalhe - falha minha! - o livro encomendado pela editora faz parte de uma coleção em papel, de licença restrita... será que haverá da editora brasileira espaço para esse tipo de negociação? Eu espero que sim.
A meu ver, está na hora de mudar esse panorama, achar um novo espaço editorial, que não precisa acabar com os livros em papel - há sempre quem gosta deles - mas que não impede outros leitores de terem acesso a seu conteúdo, o qual, apesar do mito do direito autoral, não seria realizável sem um conhecimento coletivo enorme que passa de geração em geração de cientistas e professores.
PS: Obrigada ao Duca pela idéia de disponibilizar trabalhos científicos aqui na Underlinux. Excelente

Mensagem do Sistema