• Rakudo Star: Quase um Perl 6

    As equipes de desenvolvimento do Rakudo [2] e do Perl 6 [3] acabam de anunciar o lançamento do "Rakudo Star", o qual eles descrevem como "uma distribuição útil e utilizável do Perl 6". O Rakudo Star visa disponibilizar todas as funcionalidades do Perl 6 para os usuários. O mesmo é composto de uma versão do compilador Rakudo Perl 6, da versão 2.6.0 do Parrot Virtual Machine, e de vários outros recursos de Perl 6, como uma série de módulos "non-core", como XML::Writer, MiniDBI, SVG, Term::ANSIColor e LWP::Simple. Já o módulo Blizkost está incluído e permite que os módulos do Perl 5 sejam utilizados no Perl 6.


    O Rakudo Star já disponibiliza muitas das atuais funcionalidades do Perl 6, como mode4lo de objeto, tipagem gradual, introspecção, junções e auto-threading, porém ainda existem várias funcionalidades que ainda não estão sendo tratadas de forma correta. E isso incluem as macros, objetos binários, threads e concurrency (simultaneidade), além de typed arrays e non-blocking I/O. Por isso, os desenvolvedores do Rakudo Star ainda não o consideram uma versão "Perl 6.0.0".

    O fonte do Rakudo Star pode ser baixado do repositório de projetos do GitHub [4], e está disponível sob a Artistic Licence 2.0. Maiores informações sobre a versão, você encontra no arquivo README [5].


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...6-1048036.html
    [2] Rakudo: http://rakudo.org/
    [3] Perl 6: http://perl6.org/
    [4] Rakudo Star no Repositório GitHub: http://github.com/rakudo/star/downloads
    [5] README: http://github.com/rakudo/star/blob/master/skel/README

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L