• Matterhorn 1.0 para Gravação de Aulas e Palestras

    Após mais de um ano de um árduo trabalho de pesquisa e desenvolvimento, a Opencast Project, sob o patrocínio da Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) trouxe à público o sistema de gravação de aula Matterhorn, em sua versão 1.0. O German ( virtUOS ) Centre for Information Management and Virtual Teaching da Universidade de Osnabrück, foi um colaborador de extrema relevância para tornar possível esse empreendimento.



    O software livre de código aberto pode ser utilizado para capturar imagens em tempo controlado a partir de várias câmeras, assim como a tela do computador do professor. O sistema seleciona o material em portais de vídeo, plataformas de aprendizagem ou mídias de armazenamento de dados para a edição. Desenvolvido principalmente pela equipe de Osnabrück, o player de vídeo permite aos usuários navegar, pesquisar e editar o material gravado. De acordo com o VirtuOS, o suporte à configurações de acessibilidade ajudaria particularmente alunos que têm dificuldade para assistir às palestras, devido à algum tipo de deficiência física.

    Matterhorn suporta vários formatos de vídeo e permite extensas análises de todo o material capturado; se necessário, a carga de processamento pode ser compartilhada através de vários computadores. Treze instituições dos Estados Unidos e Europa são colaboradoras do OpenCast Project. A maior parte do trabalho de desenvolvimento é feita na Universidade da Califórnia em Berkeley, na ETH Zurique, na Universidade de Osnabrück e na Universidade de Saskatchewan.


    Saiba Mais:

    [1]Opencast Project: http://www.opencastproject.org/matterhorn
    [2]Universitat Osnabrück: http://www.virtuos.uni-osnabrueck.de/