• Google Chrome Web Store em Outubro de 2010

    Parece que finalmente teremos as lojas online do Google em funcionamento ainda em outubro desse anod e 2010 - isso de acordo com relatórios da 1Up.com. A loja online terá o foco voltado para o "abastecimento" de usuários com uma grande variedade online de aplicativos (principalmente jogos) baseados na Web, para serem utilizados diretamente a partir do navegador Web desses dispositivos, além de permitir que os usuários possam dar suas opiniões sobre os aplicativos, e destacar jogos.

    O anúncio foi feito por Mark DeLoura, desenvolvedor de jogos do Google, e por Michael Mahemoff, desenvolvedor do navegador Google Chrome, na terça-feira da semana passada (dia 17 de agosto de 2010) em plena Game Developer Conference na Europa (a GDC Europe), realizada este ano na Alemanha. A loja online já havia sido originalmente anunciada na conferência I/O do Google, em maio desse mesmo ano.

    Na GDC Europe, DeLoura and Mahemoff mostraram a possível aparência da loja online, apresentando alguns screenshots de páginas de jogos individuais, que mostravam pontuações, reviews, e avaliações de amigos. Os apresentadores também demonstraram a facilidade de publicação de conteúdo, e informam que não há um processo de aprovação para o conteúdo postado.

    Porém, talvez a parte mais notável deste anúncio é o quanto de parcela da receita o Google irá abocanhar: quase nada! Diferente de muitos que já atuam nesse mercado, onde a parcela para a empresa pode chegar a 70 por cento do valor do aplicativo (onde o desenvolvedor/proprietário fica com os 30 por cento restantes), o Google está pedindo apenas 5 por cento do valor de mercado do aplicativo para o consumidor final. A Gigante da Internet também permitirá que jogos gratuitos sejam publicados, mas já avisa que não aceitará jogos que peçam pagamento posterior a instalação. Caso os desenvolvedores queiram cobrar pelos jogos, que façam isso pela loja online, no ato da compra pelo consumidor. Todas as transações também serão feitas via Google Checkout.

    Podemos também destacar mais algumas partes desse anúncio: DeLoura disse no evento que a loja estará funcional já a partir de outubro desse ano de 2010. Isso também pode significar que os dispositivos móveis como netbooks rodando o sistema operacional Chrome OS, deverão desembarcar na mesma data. Afinal, até o momento, o Google apenas havia anunciado que os netbooks com Chrome OS estariam disponíveis até o "outono" norte-americano de 2010, o que faz de outubro uma data bastante aceitável.

    Outra curiosidade notada pelo Techcrunch com relação aos screenshots colocados no 1Up.com, é que as avaliações e revisões "amigáveis" podem ser de grande significância na influência do público para a aquisição do aplicativo/jogo em questão. Afinal, nenhum serviço do Google chama as conexões sociais de "amizades". Por isso o Techcrunch acredita que o lançamento dos dispositivos embarcados com o sistema operacional Chrome OS terão grande influência na "suposta" rede social que o Google parece estar desenvolvendo.


    Links de Interesse:

    - Google's Chrome Web Store is likely to be up and running this October, reports 1Up.com.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L