• Univention Corporate Server 2.4 Inclui Ferramenta de Virtualização Integrada

    Univention, uma grande companhia germânica especialista em fornecimento de software open source, lançou a versão final 2.4 do seu produto Univention Corporate Server (UCS). A maior novidade é a inclusão do Univention Virtual Machine Manager (UVMM), que permite aos clientes virtuais e servidores, incluindo CD, DVD e as imagens do disco rígido, serem geridos a partir de uma única interface. UVMM se integra perfeitamente ao sistema de gerenciamento baseado em LDAP e oferece uma interface uniforme tanto para o KVM quanto para o Xen, os dois ambientes de virtualização atualmente integrados ao produto. A companhia também integrou a biblioteca libvirt e está mantendo a opção em aberto para oferecer futuramente, suporte para outros produtos de virtualização, como o VirtualBox.



    A gama de funções de suporte é bastante diversificada, indo desde a criação de novas instâncias virtuais através da gestão de recursos, à administração centralizada através de uma GUI. Tal como acontece com todos os desenvolvimentos decorrentes da UCS, UVMM está sob uma licença Open Source. A versão 2.4, no entanto, está considerando uma mudança do GPL para uma licença mais ampla como é o caso do Affero General Public Licence (AGPLv3).

    Os desenvolvedores também implementaram melhorias em várias vertentes, trazendo o UCS 2.4 com o kernel 2.6.32 do Linux, com o Xen 3.4.3, (embora o kernel 2.6.18 integrado ao UCS desde a versão 2.0 ainda possa ser usado se for necessário). Além disso, o Samba foi atualizado para a versão 3.5.4, o navegador Firefox atualizado para a versão 3.6.2 e a suíte OpenOffice vem na versão 3.2.


    Saiba Mais:

    [1] Univention: http://www.univention.de/english.html
    [2] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...l-1070396.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L