• Lançado Qt 4.7 com QML

    A Nokia anunciou a liberação do Qt 4.7, o framework de aplicações de plataforma cruzada. A nova versão, que foi inspecionada em março deste ano, incorpora QML, uma mark-up language para a definição de interfaces do usuário, que, segundo as expectativas, fará com que a vida dos desenvolvedores de aplicação se torne mais fácil devido à mudanças de roteiro e uma abordagem declarativa, além dos componentes que os acompanha. QML faz parte do Qt Quick UI Creation Kit, que possibilita a criação de interfaces de usuários dinâmicas, de forma mais fácil e eficaz do que qualquer outra tecnologia destinada à essa função.



    Uma nova Qt SDK contém apenas uma versão antiga do Qt Creator, a 2.0.1, com um completo suporte QML previsto para o Qt Creator 2.1. Outro destaque é a inclusão de aceleração de hardware no QtWebKit, o componente de navegação Web do Qt, aumentando a rapidez em 30% , além de favorecer a renderização. Segundo a Nokia, o mesmo componente para exibir texto estático, o QStaticText, é duas vezes mais rápido que a versão anterior. Para maiores detalhes sobre o que há de novo no Qt 4.7, um "What's New in Qt 4,7" detalha as mudanças principais, incluindo o Network Bearer Management API para aplicações, para que haja uma percepção de como eles estão conectados a uma rede e à varias outras classes e membros que foram adicionados à API Qt.

    Qt é um framework escrito em C + + disponível para Linux, Windows e Mac OS X, que oferece as mesmas funções em todas as três plataformas. Ele forma a base para o ambiente desktop open source Linux KDE. Após assumir a Trolltech, empresa que originalmente desenvolveu o framework, a Nokia lançou a biblioteca sob a LGPL, e desde então, há o livre acesso aos repositórios de código. O Qt 4,7 SDK está disponível para download a partir do site da Nokia para Windows, Linux (32 e 64 bits) e Mac OS X. O framework também está disponível stand-alone para Windows (usando MinGW ou VS2008), Linux, Mac OS X, Linux embedded, Windows CE e Maemo 5.


    Saiba Mais:

    [1] O que há de novo no Qt 4.7: http://doc.qt.nokia.com/4.7/qt4-7-intro.html
    [2] Download Qt 4.7: http://qt.nokia.com/downloads

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L