• Liberado MacRuby 0.7

    Desenvolvedores responsáveis pelo MacRuby anunciaram a liberação de MacRuby 0.7. A última versão dessa variante do Ruby construída para execução nativa em Mac OS X, é descrita como uma versão de consolidação, melhorando as funcionalidades já existentes, oferecendo maior compatibilidade Ruby, simultaneidade, suporte à Cocoa, além de melhor desempenho e estabilidade global. MacRuby agora é suportado apenas em Mac OS X 10.6 (Snow Leopard), encerrando o suporte à versões anteriores do sistema operacional da Apple.



    Entre as melhorias atreladas a este Release, os desenvolvedores podem agora passar o código Ruby para funções do Cocoa que esperam retorno de ligação com o Objetive C / C. Esta funcionalidade exige novos metadados, que poderão ser entregues em uma próxima atualização ao BridgeSupport. Além disso, MacRuby 0.7 é o primeiro lançamento que tem como alvo a versão 1.9.2 da linguagem Ruby. Ele agora passa de 90% nos testes realizados no RubySpecs e fica acima de 82% nas versões anteriores, mas ainda é incapaz de executar Rails "out-of-the-box"; agora, os desenvolvedores esperam concluir a parte que falta para a próxima versão.

    Os desenvolvedores da Web ainda devem considerar o ControlTower, um web framework recentemente introduzido para MacRuby que é baseado em Rack, e é atualmente capaz de executar aplicações baseadas no Sinatra. As notas de lançamento para MacRuby trazem os detalhes de todas as mudanças nesta versão. MacRuby 0.7 está disponível para download (download direto) e os desenvolvedores pedem que os usuários emitam feedbacks sobre quaisquer questões ou problemas. O código fonte do MacRuby está disponível sob a licença Ruby.


    Saiba Mais:

    [1] MacRuby 0.7: http://www.macruby.org/blog/2010/10/01/macruby07.html
    [2] BridgeSupport: http://bridgesupport.macosforge.org/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L