• Google Apps: Gerenciamento de Dispositivos Android

    Durante o Google Enterprise Day, realizado este ano em Tóquio e que reuniu mais de 600 líderes da área de TI, o Google anunciou seus planos para melhorar a usabilidade do Android em empresas. Para fornecer acesso móvel à redes corporativas, os muitos dispositivos Android já oferecem integração com o Google Apps, incluindo o Gmail, Google Talk e Google Calendar, bem como o acesso móvel para o Google Docs. Agora, uma nova aplicação é destinada a melhorar a administração segura e a sincronização de dispositivos, pelo menos para as plataformas móveis suportadas atualmente.



    Dispositivos que executam o Android 2.2, codinome "Froyo", segundo as informações, permitem que os funcionários tenham acesso às informações corporativas através de seus dispositivos Android pessoais ou emitidos pela companhia, permitindo que os administradores cumpram as políticas de segurança de dados. Administradores serão capazes de configurar a maioria dos dispositivos diretamente no navegador, sem ter que adicionar um servidor dedicado.

    Google anunciou que os recursos administrativos incluem: limpeza remota de todos os dados em caso de perda ou roubo de dispositivos móveis, bloqueio de dispositivos após permanecerem em inatividade por um determinando período e exigência de uma senha para o dispositivo em cada telefone. Os administradores podem definir um comprimento mínimo de senha e a exigência é que as senhas contenham letras, assim como números. Além de tudo isso, o Google disse que sempre que os funcionários deixarem a empresa, o administrador pode retirar o seu acesso às informações corporativas, permitindo que o trabalhador continue a usar seu aparelho pessoal, caso seja seu.

    As referidas políticas podem ser aplicadas em dispositivos que tenham instalado o Google Apps Device Policy Application, que já está disponível no Android Market. Eles estarão disponíveis gratuitamente para todos os clientes o Google Apps Premier e Education Edition nos próximos dias, com acesso através da guia "Mobile" em "Configurações do Serviço", que consta no painel de controle do Google Apps.


    Saiba Mais:

    [1] Official Google nterprise Blog: http://googleenterprise.blogspot.com...-managing.html
    [2] Google Apps For Mobile: http://www.google.com/apps/intl/en/b...tm_medium=blog