• Nokia Passa a Controlar a Plataforma Symbian

    A Symbian Foundation, anunciou que na sequência de uma revisão estratégica, se tornará uma entidade jurídica responsável pelo licenciamento de software e outras propriedades intelectuais, incluindo a marca Symbian. A fabricante Nokia assumirá o controle total do sistema, retomando o gerenciamento de um "bem essencial" com o qual teria presenteado a comunidade open source.


    Discutindo o anúncio, o diretor executivo da Fundação Symbian Tim Holbrow disse que os membros do conselho da fundação, passaram por uma etapa estratégica e arrojada na criação da Fundação Symbian, que era absolutamente a decisão certa a ser tomada no momento. Ele também acrescentou que desde então, tem ocorrido uma mudança sísmica não apenas no mercado móvel, mas também na economia de um modo geral.

    Nessa sequência, a fabricante de telefones celulares Nokia vai assumir o comando da plataforma. A empresa pretende continuar a investir recursos próprios no desenvolvimento do Symbian, com foco em Qt como seu único framework de desenvolvimento de aplicações. Ela espera que isso possa trazer maior eficácia e rapidez na evolução da plataforma, enquanto garante a compatibilidade de aplicativos com versões futuras. Em nome da Nokia, o Vice Presidente Senior Jow Harlow disse que o futuro do Symbian como plataforma, não depende da existência da Fundação, observando que as mudanças anunciadas pela Symbian Foundation não tem qualquer impacto nos mapas de dispositivos Symbian da Nokia.


    Saiba Mais:

    [1] Symbian : http://www.symbian.org/
    [2] Reuters: http://www.reuters.com/article/idUST...S+/+Technology)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L