• Document Foundation Apresenta LibreOffice 3.3 RC3

    A Document Foundation divulgou a chegada do terceiro candidato a lançamento para o LibreOffice em sua versão 3.3. LibreOffice é a suíte de escritório open source que vem a ser um fork do OpenOffice.org, quando esse projeto foi herdado pela Oracle através da aquisição de seu patrocinador original, a Sun Microsystems. Tal como acontece com uma série de outros projetos de código aberto herdados com a referida aquisição, a comunidade do projeto foi incapaz de chegar a um entendimento com a Oracle sobre o futuro do OpenOffice.org. Nesse contexto, o fork LibreOffice foi criado.

    A suíte inclui seis aplicações; Writer, Calc, Impress, Draw, Math e Base, juntamente com um "Getting started" (Guia de Introdução). Sob a Licença LGPLv3 , a primeira versão do LibreOffice é baseada no OpenOffice 3.3.0, sendo esta a fonte de seu número de versão - vale lembrar que o desenvolvimento do OpenOffice.org 3.3.0 é atualmente está no oitavo Release Candidate. Habitualmente como ocorre em todas as versões de desenvolvimento, os desenvolvedores observam que o uso em ambientes de produção e em sistemas de missão crítica não é aconselhável. Usuários que realizarem testes com este preview devem enviar feedbacks caso encontrem alguma anormalidade, para que os desenvolvedores façam os ajustes necessários. Emissão de relatos de erros podem ser feitas via Bugzilla FreeDesktop. Novos colaboradores para o projeto são convidados a contribuir com código, fornecendo traduções ou fazendo uma doação.

    Detalhes adicionais sobre o lançamento pode ser encontrado nas notas oficiais e uma lista de problemas conhecidos a partir da wiki do projeto. O RC3 do LibreOffice está disponível para download para Windows, Linux e Mac OS X.


    Saiba Mais:

    [1] Document Foundation: http://www.documentfoundation.org/
    [2] Software/LibreOffice/i18n/translating_3.3: http://www.freedesktop.org/wiki/Soft...ranslating_3.3
    [3] The Document Foundation Blog: http://blog.documentfoundation.org/2...e-3-available/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L