• Green Energy Lança Comunidade Open Source "Total Grid"

    A Green Energy Corp, empresa norte-americana especializada em software com sede no Colorado, anunciou o lançamento de uma nova comunidade open source, visando a modernização dos sistemas power national e micro-grids, e ao mesmo tempo, tendo a finalidade de impulsionar o desenvolvimento do Smart Grid. Discutindo o anúncio, o VP da Green Energy Corp Marketing o VP, Glenn Booth, disse que o compromisso da Green Energy Corp para o avanço do software livre smart grid beneficiará muitos utilitários. Booth acrescentou que o próximo prpduto Greenbus da companhia irá incorporar tecnologias open source best-in-class, construídas por desenvolvedores de software independentes de todo o mundo.

    Chamada de "Total Grid", a comunidade patrocinada pela Green Energy Corp é atualmente composta por três projetos : DNP3 (Distributed Network Protocol 3.0), Reef e um Thin Client GUI. Hospedada no Google Code e liberada sob uma licença Apache 2.0, DNP3 é um protocolo Smart Grid que permite a comunicação entre dispositivos de campo e sistemas de controle, tais como SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), enquanto Reef é a versão open source da plataforma Greenbus da companhia.

    Além disso, o Green Energy diz que os projetos futuros podem incluir as ferramentas de desenvolvedor, simuladores, Modbus e protocolos IEC 61850, bem como adaptadores MultiSpeak. Demais informações sobre a comunidade pode ser encontradas em sua página de FAQ. Os interessados em contribuir para os projetos individuais são convidados a assinar um Contributor License Agreement. (.doc link).


    Saiba Mais:

    [1] Green Energy Corp: http://www.greenenergycorp.com/
    [2] DNP3: http://code.google.com/p/dnp3/
    [3] Total Grid Community: http://www.totalgrid.org/faq/
    [4] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...y-1169639.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L