• PelicanHPC 2.3

    Michael Creel, em nome da comunidade desenvolvedora do PelicanHPC, anunciou o lançamento da sua versão 2.3. A partir deste lançamento, todas as versões que forem liberadas terão como base o Debian 6.0, também conhecido como "Squeeze", até que haja um aviso prévio sobre qualquer alteração. Além disso, PelicanHPC está disponível somente em edição para sistemas de 64 bits. Não houve grandes mudanças desde a versão 2.2, exceto atualizações de pacotes para as versões mais recentes. Em particular, o kernel está agora na versão 2.6.32, e o ambiente desktop Xfce na versão 4.6.2. No processo de transição do Debian "Lenny" para o "Squeeze" como base do Pelican HPC, o sistema de monitoramento Ganglia parou de funcionar, porque os arquivos de configuração ainda não foram atualizados.

    Os desenvolvedores gostariam muito de contar com os arquivos gmond.conf e gmetad.conf, pois eles possibilitariam ao Pelican HPC o correto funcionamento da versão instalada do Ganglia. Entretanto, o KSysguard ainda funciona bem como um monitor de cluster. PelicanHPC é um sistema com bases no Debian, que opera em modo LiveCD, com o objetivo de tornar mais simples a criação de um cluster de computação de alta performance. O nó front-end (master) é iniciado a partir do CD Image, e o cálculo de inicialização de nós pelo Pre-Execution Environment (PXE) utiliza o nó front-end como servidor. Além disso, todos os nós do cluster recebem seus sistemas de arquivos da mesma imagem, havendo a garantia de que todos os nós estejam executando o mesmo software.

    Para obter maiores informações sobre o PelicanHPC 2.3, visite a página do projeto onde consta o anúncio do lançamento. A versão lançada está disponível para download a partir de imagem ISO de 649 MB.


    Saiba Mais:

    [1] PelicanHPC: http://pareto.uab.es/mcreel/PelicanHPC/
    [2] Área de Download PelicanHPC: http://download.mi.hs-heilbronn.de/pelicanhpc/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L