• Depois de Mais de 30 Anos: Portable Compiler C Chega à Versão 1.0

    Os desenvolvedores dos sistemas livres BSD agora podem contar com o Portable Compiler C na versão estável 1.0. O Portable Compiler C pode agora compilar a maioria dos aplicativos C em Linux, mas não pode compilar o kernel do Linux. A partir dessa liberação, os desenvolvedores do OpenBSD estarão particularmente interessados, porque eles poderão potencialmente usar o Portable Compiler C, que é liberado sob a licença BSD, que substituirá o GNU C Compiler (GCC) (licenciado sob a GPL). Muitos desenvolvedores de software consideram que a licença BSD seja mais liberal que a GPL, especialmente no desenvolvimento de produtos comerciais, pois não contém uma cláusula copyleft.

    O Portable Compiler foi um dos primeiros compiladores para a linguagem de programação C, desenvolvida no início dos anos 1970. Após anos de estagnação, o processo de desenvolvimento do PCC entrou em um clima de revival desde 2007, quando uma equipe liderada por Anders Magnusson, começou a reescrever o compilador para torná-lo compatível com o padrão C99.

    Magnusson estima que mais da metade do código front-end e mais de 80 por cento da parte final, foram reescritos no processo. O projeto foi financiado através de contribuições provenientes de fontes como o Fundo BSD.

    Além da licença BSD, as vantagens do compilador são alegadamente, a portabilidade, a facilidade de utilização e tempos de resposta ultra rápidos. Os planos futuros incluem um quase completo compilador F77 e um C + + front-end que está a caminho através de um sério processo de desenvolvimento. O compilador suporta principalmente arquitetura de processadores da Intel i386 e AMD64, enquanto outras arquiteturas são suportadas também, e que, aparentemente, oferecem uma gama mais extensa de características.


    Saiba Mais:

    [1] PCC 1.0: http://pcc.ludd.ltu.se/1.0_release/
    [2] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...0-1220995.html