• Twitter Integrado nos Sites do Yahoo!

    Quem pensava que o Yahoo estava parado no tempo, errou feio! Em sua mais nova estratégia para voltar a disputar espaço na Web, a empresa resolveu investir na integração com as redes sociais. Sua última cartada foi um acordo com a rede social de microblogs Twitter, que permitirá ao Yahoo integrar todos os tweets públicos desse site de microblogs com todos os sites de serviços existentes na companhia. O acordo foi anunciado nessa terça-feira, dia 23 de fevereiro, e a integração dos feeds será feita junto ao sistema de buscas, permitindo assim que o Yahoo possa ampliar sua interatividade e quantidade de informação à disposição do usuário.


    O Yahoo já começou a indexar o conteúdo do Twitter em seus sites. Toda essa idéia nasceu de uma estratégia aberta feita em meados de 2008. A companhia espera que essa nova integração possa ajudar a estruturar a página inicial de seu Portal de acesso, asim como seu próprio Yahoo Mail, criando uma completa interatividade para todos os seus usuários. O serviço de pesquisas dos sites sempre irá exibir os resultados atualizados dos tweets sobre diversos tópicos. Algo semelhante às atuais capacidades de "busca em tempo real" que o Google e Microsoft já anunciaram no ano passado.


    A Diferença

    É bom deixar bem claro que o sistema desenvolvido pelo Yahoo nesta parceria com o Twitter não é nenhuma novidade. O próprio sistema de buscas do Google, e o da Microsoft (o Bing), já utilizam a integração de tweets em suas listas de resultados. O diferencial do Yahoo em relação aos outros está no método utilizado. No Yahoo serão sempre apresentados dois tweets por vez, junto a dois vídeos do YouTube que estejam relacionados com o tópico em foco. E o foco sempre será extraído dos tweets considerados mais relevantes.


    Ao longo dos anos, o Yahoo já perdeu muito terreno na Internet. Só para citar o último caso, em janeiro desse ano o Facebook conseguiu superar o Yahoo em número de acessos, tornando-se assim o segundo site mais visitado nos Estados Unidos. Mas ela não está sozinha. Há muitos anos que, tanto o Yahoo quanto a Microsoft, vem perdendo suas fatias de mercado para o Google; atualmente o líder absoluto na Internet.


    Destaques

    Realmente, parece que o mundo da comunicação social está começando a ficar cada dia menor. E toda essa ação visa apenas a consolidação dos pontos de acesso da Grande Rede, sem que se deixe "pontas soltas" no caminho para nenhum concorrente. Um ponto interessante a se destacar neste acordo do Yahoo com o Twitter, é que o mesmo permitirá que os mais de 600 milhões de usuários do Yahoo em todo o mundo, sejam capazes de atualizar as suas redes sociais de forma fácil e segura, em um único local. E tudo isso com a ID que cada usuário do Yahoo já possui. A idéia é que sempre que o usuário for acessar seus e-mails ou verificar suas news, também possa acessar seus feeds do Twitter. A integração dessas informações contribuirá para que cada usuário do Yahoo possa estar cada vez mais atualizado, tanto a nível de informação quanto a nível de pessoas envolvidas.


    Com isso, os usuários do Yahoo serão capazes de visualizar em tempo real todas as atualizações públicas do Twitter em uma grande variedade de tópicos. E o sistema estará integrado com os sites do Yahoo de notícias, finanças, esporte e de entretenimento. A própria empresa afirma que essa parceria vai "gerar maior engajamento com o usuário, e criar novas e atraentes oportunidades para desenvolvedores, anunciantes e editores". Realmente, eles não parecem estar entrando nesse jogo apenas por diversão.


    O que Cada Um Ganha

    Para o Twitter, a parceria com o Yahoo vai permitir ampliar o alcance de suas atualizações em tempo real, além de demonstrar o verdadeiro valor de seus serviços através de novas configurações do sistema. Biz Stone, co-fundador do Twitter, afirmou nessa terça-feira em seu Blog que "as informações presentes em cada tweet podem avançar anos-luz através dessa integração com o Yahoo". Além disso, Stone ainda diz que "os tweets estando presentes em mais lugares, poderão trazer maior relevância para onde e quando você mais precisar".


    Nessa parceria, o Yahoo também ganha. A companhia terá acesso ao serviço "Firehose" do Twitter, que consiste de uma grande quantidade de feeds enviados tanto para o Twitter, quanto para todos os parceiros cadastrados, tudo isso a cada segundo de cada dia, em todo o mundo.


    O Motivo

    A decisão do Yahoo, de mergulhar nesse movimento social, é mais uma estratégia da empresa para tornar a experiência dos usuários da Internet mais relevante (pessoalmente falando). Recentemente o próprio Yahoo adicionou uma aba para o Facebook em sua página principal, e sua mais recente campanha publicitária apresenta o seguinte slogan: "Agora a Internet possui uma personalidade. A Sua."

    O Yahoo tem focalizado sua estratégia em alvos e medições, sempre analisando os dados integrados de seus parceiros. As empresas envolvidas também tem começado a gastar mais tempo com o Yahoo com auditorias, como audiência ou verificação de mídia, para assim conseguir maior insight de retorno para os seus investimentos.

    No atual mercado digital, as agências não estão mais dependentes de redes de anúncios, ou mesmo editores para fornecerem as informações de interesse. As holdings estão construindo motores em data warehouse para definirem audiências, para que esses dados possam ser combinados com segmentos de auditoria de terceiros, tanto offline quanto online.

    Nos dias de hoje, já existem muitas redes sociais disponíveis na Internet. Existem também muitos sites agregadores dessas redes, permitindo que os usuários possam "gerenciar" seus conteúdos e funcionalidades através de uma única interface Web. Porém o Yahoo pretende ir além. Considerando todo o seu tamanho, seus produtos e serviços, e seu investimento ao longo de todos esses anos na própria Internet, a empresa parece estar indo em direção da agregação das redes sociais à serviços disponíveis.

    Realmente, isso ainda não foi feito por nenhuma empresa do calibre do Yahoo. Porém, é importante ressaltar que o Yahoo precisa tomar cuidado para não se perder nessa operação, e assim, consiga gerar informação e serviços de forma agregada. Esperamos que a companhia possa conduzir seus projetos de integração de informação da melhor maneira possível, evitando assim que uma nova categoria de poluição surja no mundo: a de conteúdo.


    Links de Interesse:

    - Yahoo! Partners With Twitter For Social Media Integration
    - Yahoo Competes for Social Web with Twitter Tab
    - How Yahoo Refines Its Data Strategy
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de Felds
      Felds -
      "FireHOSE", e não "FireHOUSE". "Mangueira de incêndio", em inglês, por motivos óbvios.
    1. Avatar de code
      code -
      Citação Postado originalmente por Felds Ver Post
      "FireHOSE", e não "FireHOUSE". "Mangueira de incêndio", em inglês, por motivos óbvios.
      Corrigido :-D Desculpem pelo erro.
    + Enviar Comentário