• Oracle Libera JavaFX como Plataforma para Linux

    O novo Developer Preview do JavaFX 2.1, foi lançado pela Oracle Corporation e agora o kit de ferramentas multi-plataforma de interface de usuário está disponível para download para Linux. Quando JavaFX 2.0 foi lançado como uma versão beta no final de maio de 2011, muitos desenvolvedores observaram que o kit de ferramentas multi-plataforma só rodava em Windows. O problema foi parcialmente resolvido com o lançamento do JavaFX 2.0, que acrescentou suporte ao Mac OS X, mas o suporte ao Linux ainda não estava em atividade.

    Este foi um grande obstáculo para um considerável número de desenvolvedores, e também para a Oracle em suas tentativas de popularizar a tecnologia que está se posicionando como a substituição a longo prazo para toolkits existentes Java UI. Com a visualização do desenvolvimento para sistemas Linux, a Oracle tem a intenção de abrir o código JavaFX 2.x, embora atualmente o código JavaFX ainda seja proprietário.

    O preview para desenvolvedores só foi testado no Ubuntu 10.04/JDK 7 update 2, mas a cpmpanhia espera que os usuários testem-no em outras plataformas Linux e forneçam feedbacks para fazer do JavaFX para Linux, uma implementação sólida.


    Saiba Mais:

    [1] JavaFX Blog http://blogs.oracle.com/javafx/entry...x_2_0_is_cross