• Disponível para Download Versão Beta do Windows 8

    A Microsoft disponibilizou ontem, dia 29/02, a versão beta do Windows 8 para download em seus servidores. Essa pré-versão denominada “Consumer Preview” está sendo distrubuída nas arquiteturas 32bits e 64bits, ainda que a AMD e a Intel - as líderes do ramo - só fabriquem processadores de arquitetura 64bits desde 2007. Esta atitude da Microsoft mostra uma preocupação da companhia de que seu software seja compatível mesmo para usuários que utilizam hardware antigo, mostrando que não dispensa nenhuma fatia de mercado.


    Printscreen do Windows 8

    A intenção da Microsoft é que o Windows 8 seja utilizado em computadores, tablets e celulares. Com o aumento do número de usuários do OS X e do iOS, a Microsoft aparenta ser mais agressiva que a Apple investindo em um único sistema operacional para todas as plataformas.

    Outra novidade é a criação da chamada “Windows Store” para download e instalação de aplicativos, lembrando em muito a App Store e a Mac App Store, lojas virtuais de aplicativos que a Apple - principal concorrente da Microsoft - disponibiliza em seus dispositivos desde Julho de 2008 (App Store) e Janeiro de 2001 (Mac App Store).

    Como o Windows 8 será um sistema operacional de dispositivos móveis e computadores, a Windows Store será uma espécie de fusão das duas App Stores da Apple. A App Store é relacionada ao iOS - sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple - e a Mac App Store é relacionada ao OS X - sistema operacional dos computadores Apple.

    Saiba mais:

    [1] Microsoft: http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/download

    Sobre o Autor: Pedro Taam

    Pedro Taam é pianista, graduando em Física Médica pela UFRJ, editor do periódico científico sobre artes Aguarrás (www.aguarras.com.br) e redator sobre tecnologia para o portal Underlinux (www.under-linux.org).

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L