• Dados Móveis: Tráfego Atingirá 7,5 mil Petabytes por Ano

    Nos próximos cinco anos, as operadoras de telefonia precisarão estar bastante preparadas para suportar um enorme tráfego de dados gerado por dispositivos móveis, como notebooks e leitores de livros digitais (e-readers), acima dos dados gerados por smartphones e tablets. De acordo com um estudo da da Juniper Research, foi revelado que notebooks e e-readers serão responsáveis por 24% do tráfego total de dados nas redes celulares, no ano de 2016. Isso significa que o tráfego anual atingirá mais de 7,5 mil petabytes, o equivalente a 3 trilhões de downloads de músicas.


    Operadoras Precisam Estar Preparadas para Aumento no Tráfego de Dados Móveis


    Em contrapartida, o chamado tráfego "offload", que consiste no uso de redes complementares para o envio de dados que deveriam passar por redes móveis, representará pouco mais de 59% do tráfego total em 2016. Além disso, o relatório enfatiza que, apesar da tecnologia 4G ser uma enorme oportunidade promissora do ponto de vista de capacidade e desempenho, ela ainda é considerada cheia de limitações e de custo muito elevado. Por causa disso, as operadoras móveis ainda utilizarão a rede Wi-Fi para realizar o tráfego "offload".

    Vale destacar que o incremento do mercado digital movimenta a indústria. Não por um acaso, a Microsoft investirá 300 milhões de dólares no leitor de livros digitais da Barnes & Noble, o Nook. Isso representará um ganho de espaço no crescente mercado de e-books, à medida em que a rede de livrarias norte-americana obtiver mais poder de fogo para competir com o Kindle, da Amazon, e o iPad, da Apple.


    Saiba Mais:

    [1] Convergência Digital - Tecnologia Móvel http://convergenciadigital.uol.com.b...id=30279&sid=8