• Lançado OpenBSD 5.1

    O Projeto OpenBSD desenvolveu e liberou a versão 5.1 do seu sistema operacional livre, que é baseado em BSD UNIX-like e já está disponível para download. A última atualização para a distribuição, acontece seis meses após o lançamento do OpenBSD 5.0 e inclui melhor suporte a hardware, melhorias relacionadas ao desempenho e novas funcionalidades importantes, bem como atualizações de pacotes.



    OpenBSD 5.1 Apresenta Melhor Suporte a Hardware


    Como esperado, o suporte para o mecanismo de tradução de endereços de rede NAT64, foi adicionado ao filtro de pacotes (pf) no OpenBSD 5,1. A mudança permite que pf possa traduzir os pacotes de dados entre os protocolos IPv4 e IPv6 na Internet, e permite somente hosts IPv6 para se comunicar com IPv4 (somente envolvendo servidores). A nova versão, também apresenta melhorias IPv6, como o melhor tratamento de fragmento, e adiciona suporte para touch pads do Synaptics e cartões gráficos Sandy Bridge da Intel.

    Além das incorporações citadas, os ambientes GNOME, KDE e Xfce de desktop foram atualizados para as versões 3.2.1, 3.5.10 e 4.8.3, respectivamente. Versões 3.5.19, 3.6.25 e 9.0.1 do navegador Firefox, do cliente de e-mail Thunderbird 9.0.1, Chome 16, PHP 5.2.17 e 5.3.10, e suíte LibreOffice 3.4.5 estão entre os pacotes atualizados. O projeto open source SSH (Secure Shell), OpenSSH, também foi atualizado para a versão 6.0 liberada no mês passado.


    Saiba Mais:

    [1] OpenBSD 5.1 http://www.openbsd.org/plus51.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L