• Windows Phone: Nokia Lumia 900 versus HTC Titan II

    Se você é fã de smartphones embarcados com o sistema operacional para dispositivos móveis da Microsoft, o Windows Phone, temos duas novidades no mercado para sua escolha: o Nokia Lumia 900 e o HTC Titan II. Para os consumidores, ambos os aparelhos possuem atributos visuais que já os destacam ainda nas prateleiras das lojas. Esses dispositivos também possuem telas bem grandes (se comparado aos atuais smartphones no mercado), além de velocidade de conexão 4G LTE e câmeras digitais com ótimas resoluções de imagens.

    A criação desse artigo teve como base na análise desses dispositivos feita por Jessica Dolcourt do Portal de notícias da CNET.


    HTC Titan II à esquerda e Nokia Lumia 900 à direita.

    Como resumo, já adiantamos que ambos os aparelhos possuem a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft --- o Windows Phone --- com telas consideradas grandes para um smartphone atual (são mais de 4 polegadas diagonais, tanto para o Titan II quanto para o Lumia 900). Esses pequenos possantes também possuem 16GB de capacidade de armazenamento interno, além da disponibilidade de incríveis 25GB de armazenamento externo, online, como "funcionalidade extra".

    No entanto um diferencial logo na abertura desse artigo: o Titan II consegue fazer jus ao seu nome devido ao seu casco mais resistente, além de possuir uma camera de 16 MP (megapixel) como diferencial. Já o Lumia 900 se destaca consideravelmente no preço, além da tecnologia utilizada exclusivamente para a sua tela.

    Mas, tirando os detalhes que serão discutidos mais abaixo, esses dispositivos estão bastante equilibrados na disputa. Em primeiro lugar, ambos os smartphones são aparelhos bastante sólidos. E como a Microsoft controla boa parte do seu sistema operacional embarcado, existe muito pouca variação de funcionalidade de dispositivo para dispositivo. Porém, na maioria das vezes, o melhor aparelho acaba sendo o que mais atrai visualmente o consumidor (o que mais lhe atrai visualmente com seu design), além das suas especificações de hardware e possíveis funcionalidades extras.

    Mas vale lembrar que existe um ótimo contra-peso para ajudar você a tomar suas decisões: o fator preço. Para boa parte dos clientes, um dispositivo pode ser extremamente bonito e inovador, mas se o seu preço está "nas alturas", muitos não vão achar justo (financeiramente falando) pagar uma "pequena fortuna" para adquiri-lo. Assim sendo, as chances deste pequeno possante ficar "mofando" nas prateleiras das lojas, é bem grande.

    Alguns clientes mais exigentes também questionarão os vendedores quanto a duração da bateria e a durabilidade (e resistência) do produto. Então, para avaliarmos esses dois aparelhos muito semelhantes, vamos nos basear em quatro "divisores de água": o design, a tela, a camera e (como não podia faltar) 0 preço.


    O Design

    Podemos dizer que o design de ambos os produtos são exclusivos e atraentes, além de extremamente minimalistas em seus contornos. Logo de imediato o Titan II leva certa vantagem na "elegância pelos detalhes". Mas ainda sim ele ainda é um pouco maior e mais largo que o Lumia 900 (já suas espessuras são muito parecidas). Então, se sua escolha mora dos detalhes do design, escolha o Titan II, caso contrário, escolha o Lumia 900. Já no quesito tamanho, se para você ter um smartphone um pouco menor é sempre uma vantagem, escolha o Lumia 900. Do contrário, temos o Titan II.


    A Tela

    Ambos os aparelhos possuem uma resolução tela WVGA (800 por 480 pixels). Porém, neste quesito, duas coisas se destacam no Lumia II: a primeira é a tela menor, de 4,3 polegadas diagonais, contra a tela do Titan II de 4,7 polegadas diagonais. Um menor tamanho de tela para uma mesma resolução acaba resultando em uma maior nitidez para o smartphone.

    Outra diferença está na tecnologia empregada no display do Lumia 900. Sua tela possui duas tecnologias de destaque. A primeira é a tecnologia AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode, ou em tradução livre, LED de Matrix Ativa Orgânica), ganhando em cor e consumo de energia se comparado as "tecnologias tradicionais". A segunda é a tecnologia ClearBack. Ela faz parecer que o preto (cientificamente falando, o preto é a ausência de qualquer "cor" do espectro eletromagnético visível) pareça ser "mais preto" que nas outras tecnologias de display. A consequência natural é o destaque (ou realce) de todas as cores apresentadas em tela.

    Assim sendo, se você colocar ambos os smartphones lado-a-lado e aumentar o brilho de ambos, a tela do Lumia 900 parecerá mais rica em cores, mais profunda visualmente, e mais nítida que a tela do Titan II.

    Mas isso não significa que o Titan II tenha uma tela fraca. Seu display é fantástico, mas não se destaca tanto quanto o display do Lumia 900. Então, se você é ávido por nitidez e definição de cores e imagens para a tela de seu smartphone, escolha o Lumia 900, caso contrário escolha o Titan II.


    A Camera

    Ao que parece, a "singela" camera de 16 megapixel embarcada no Titan II é seu maior trunfo contra o Lumia 900. E a vantagem não é somente porque o Titan II é capaz produzir fotografias digitais com o dobro de megapixels do Lumia 900: as fotografias tiradas pelo Lumia 900 parecem ter um tom amarelado. Já no Titan II as imagens possuem um tom mais puxado para o azul, dando a impressão de maior "realidade" e "fidelidade" de imagens (se comparado com o que se vê pelos nossos olhos na "vida real").

    Porém, o Lumia 900, com sua camera de 8 megapixel e sua lente com tecnologia ótica da Carl Zeiss parece abrir vantagem sobre a Titan II quanto a sua "capacidade de manter o foco". Não é que o Titan II tenha problemas com o foco, mas o Lumia 900 parece garantir boas imagens mesmo nas mãos de fotógrafos inexperientes.

    Mas a briga ainda não terminou: ainda no quesito fotografia, o Titan II possui muitos opcionais como o modo panorâmico e a capacidade de efetuar burst shots (tomadas rápidas de imagens). O pequeno possante também possui mais efeitos digitais embarcados, além de detecção de sorrisos e redução de olhos vermelhos. Mas isso não significa que o Lumia 900 é deficiente em opções: é o Titan II que vem com muito mais opções para fotografia que o "normal". A HTC realmente surpreendeu e deve agradar aos usuários mais exigentes nesse nicho.

    É claro que esse recurso é para poucos interessados. Para a esmagadora maioria dos usuários, as "funções básicas" para fotografia digital contidas em qualquer smartphone atual, é mais do que suficiente para uso. O que acaba valendo mais são os recursos de compartilhamento dessas tomadas de imagens (pelo computador, e-mail, Instagram, etc), do que a própria capacidade fotográfica do aparelho.


    Preço

    Agora vamos falar aonde dói em todos nós: o nosso bolso. Lá fora, o Titan II está sendo comercializado por US$ 199,99 dentro de um contrato bi-anual com uma operadora de telefonia local. Este é um preço bastante "justo" no atual mercado de planos de telefonia para smartphones. Porém, o Lumia 900 da Nokia parece querer conquistar o consumidor direto pelo preço. Lá fora, você poderá adquirir este pequeno possante por apenas US$ 99,99. Sabemos que os preços oferecidos aos consumidores sempre surgem após um acordo entre o fabricante do aparelho e as operadoras locais. E no caso do Lumia 900, parece claro a abordagem de mercado de ambos os lados. E quem ganha com isso é o consumidor.


    Análise Global

    Depois de toda essa análise podemos tirar algumas conclusões. No caso do Titan II, parece que o ponto de maior destaque para a HTC é sua fantástica camera de 16 megapixel (e todos aqueles recursos extra de fotografia digital). Já para o Lumia 900 da Nokia, o ponto de maior destaque é seu preço. E você, caro leitor, qual Windows Phone gostaria de comprar?


    Links de Interesse:

    - Nokia Lumia 900 vs HTC Titan II: Which Windows Phone to buy
    Comentários 4 Comentários
    1. Avatar de fssfilipe
      fssfilipe -
      Code eu ficaria com o Nokia devido o menor preço. A diferença de preço é grande entre um e outro levando em consideração que maioria dos norte americanos usam celulares pós pagos.
      Também que acho que o que o HTC TyTn tem a mais não justifica o preço tão maior assim.
    1. Avatar de code
      code -
      Citação Postado originalmente por fssfilipe Ver Post
      Code eu ficaria com o Nokia devido o menor preço. A diferença de preço é grande entre um e outro levando em consideração que maioria dos norte americanos usam celulares pós pagos.
      Também que acho que o que o HTC TyTn tem a mais não justifica o preço tão maior assim.
      Oi fssfilipe,

      Antes de mais nada, agradeço sua participação.

      Realmente, nos dias de hoje, o fator preço influencia e muito na escolha de um produto de consumo de alta tecnologia. E aqui no Brasil esse "sentimento" é muito mais forte, já que tudo chega absurdamente mais caro que no exterior. Acredito que a maioria das pessoas interessadas em adquirir um Windows Phone de última geração escolheriam o que chegasse ao mercado nacional com o menor preço.

      E como os produtos ainda não estão disponíveis em território nacional, não podemos sequer prever qual das duas opções será a "menos cara" Será que a Nokia vai manter a competitividade agressiva aqui no Brasil junto as operadoras locais? Ou vão continuar com o "modus operandi" de achar que nosso povo "merece sempre pagar mais caro" para que o resto do mundo pague mais barato?
    1. Avatar de laurence669
      laurence669 -
      ahh nokia com certeza é um phone com muitos recursos e é um guerreiro ..
      aguenta o que os outros não aguentariam ...
      hj tenho um iphone mas é muito imcopativel bluetooth com outros aparelhos,ringtones é comprado ... ai quando os cobre sobrar um pouco compro um nokia desse hehehe ..
    1. Avatar de code
      code -
      Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
      ahh nokia com certeza é um phone com muitos recursos e é um guerreiro ..
      aguenta o que os outros não aguentariam ...
      hj tenho um iphone mas é muito imcopativel bluetooth com outros aparelhos,ringtones é comprado ... ai quando os cobre sobrar um pouco compro um nokia desse hehehe ..
      Oi Laurence,

      Então, assim que o Lumia 900 desembarcar no Brasil e você tiver "uns trocados" sobrando, vai mesmo se livrar do iPhone e abraçar o mais novo Windows Phone embarcado num Nokia? Se sim, assim que estiver em posse do aparelho, compartilhe conosco suas experiências, comentando aqui no Portal UNDERLINUX.
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L